Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFTM Campus Uberaba realiza oficina com debates sobre arte, identidade e representatividade
Crédito: Divulgação
O IFTM Campus Uberaba promoverá, no dia 29 de maio, a oficina “Neabi e o Coletivo: organização, responsabilidades e ações”, organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi). A programação será realizada no Auditório anexo à Coordenação Geral de Atendimento ao Estudante (CGAE) e reunirá apresentações culturais, palestras, relatos de experiências e atividades voltadas às discussões étnico-raciais.
A atividade abordará temas relacionados à arte afro-brasileira, ancestralidade, ética, coletividade e representatividade dentro dos espaços educacionais. Além de apresentar a estrutura e as ações desenvolvidas pelo Neabi, a oficina também abrirá espaço para o compartilhamento de experiências ligadas à cultura, à identidade e às práticas educativas.
Ao reunir diferentes trajetórias e áreas de atuação, a oficina integra as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas na instituição e mobilizará a comunidade acadêmica em torno de debates sobre cultura, pertencimento e construção coletiva.
A idealização e a coordenação geral do evento são de responsabilidade de Maria Djanira de Oliveira, coordenadora de Assuntos Étnico-Raciais do IFTM Campus Uberaba e coordenadora do Neabi. A organização conta ainda com o apoio do professor Mauro Cristiano Paula e da estudante Thainara de Oliveira Vaz, técnica em Agropecuária e graduanda em Engenharia Agronômica, integrantes do núcleo.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página do evento. Haverá emissão de certificado.
Programação
13h – Apresentação do grupo de dança Identidade Negra, professora Keila Márcia
13h15 – “Neabi: origem, estrutura e base legal”, com Maria Djanira de Oliveira
13h40 – Palestra “Muito além da fala: ética e ação coletiva”, professor Mauro Cristiano Paula
14h25 – “Vivências que transformam”, Renata Aparecida da Silva
15h – Coffee break
15h20 – “Arte e coletividade”, professores Mário Luiz da Costa Assunsão Junior e Aline Rosa
16h25 – Dinâmica “Somos parte da construção”, Thainara de Oliveira Vaz
