Campus Ituiutaba realiza plantio de mudas em ação nacional de compensação de carbono do IV InovEPT
Crédito: Jacson Ferreira
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Ituiutaba participou da ação nacional de Compensação de Carbono do IV Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica, IV InovEPT, promovida pelo Ministério da Educação. A atividade foi realizada no dia 11 de junho de 2026, às 9h30, nas dependências do campus.
A ação consistiu no plantio de 10 mudas de espécies arbóreas nativas, sendo nove mudas de pau-brasil (Paubrasilia echinata) e uma muda de ipê (Handroanthus spp.). O plantio ocorreu em uma área estimada de 150 m² e teve como objetivos contribuir para a arborização do campus, promover a educação ambiental e reforçar práticas sustentáveis junto à comunidade acadêmica.
Participaram da atividade estudantes, servidores docentes, técnicos-administrativos e colaboradores terceirizados, totalizando aproximadamente 13 participantes. Além de contribuir para a compensação das emissões de carbono associadas ao IV InovEPT, a iniciativa teve caráter educativo, incentivando a conscientização ambiental e o engajamento coletivo em ações voltadas à sustentabilidade.
A participação do IFTM Campus Ituiutaba na ação reforça o compromisso institucional com a preservação dos recursos naturais, a responsabilidade socioambiental e a formação integral dos estudantes. A iniciativa também contribui para a valorização dos espaços verdes da instituição e está alinhada às ações voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O campus realizará o acompanhamento e os cuidados necessários para o desenvolvimento das mudas plantadas, buscando assegurar sua sobrevivência e crescimento. A ação integra um conjunto de iniciativas institucionais voltadas à sustentabilidade e à educação ambiental, fortalecendo uma cultura organizacional comprometida com o meio ambiente.
Notícias relacionadas
- IFTM realiza Semana do Meio Ambiente 2026 com foco em ação climática e sustentabilidade institucional
- Engajamento da comunidade interna e externa é essencial para o desenvolvimento da Política de Sustentabilidade do IFTM
- MEC promove concurso sobre EPT para a Economia Verde
- Conexão e Alinhamento: Coordenação de Sustentabilidade do IFTM fortalece laços com unidades para um futuro mais verde
- IFTM Campus Ituiutaba realiza plantio de mudas de Pau-Brasil durante Semana do Meio Ambiente
- Coleta seletiva, saberes indígenas e arte foram destaque na Semana do Meio Ambiente do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico
