Servidores do Campus Uberlândia Centro participaram de capacitação sobre gestão de conflitos no ambiente acadêmico
Crédito: Divulgação
Três servidores do IFTM Campus Uberlândia Centro participaram da capacitação “Gestão de Conflitos no Ambiente Acadêmico – Formando Facilitadores da Comunicação”, realizada entre os meses de maio e junho de 2026. Representaram o Campus a professora Poliana Cristina de Oliveira Cristo Diniz, coordenadora do curso de Marketing, e os técnico-administrativos João Rocha Figueira Júnior, coordenador de Apoio ao Estudante, e Luciene Lamounier Faria, administradora do Campus Uberlândia Centro e atual presidente da Comissão Setorial de Ética do IFTM.
A formação foi ministrada por Rogéria Francisca Silva, coordenadora da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos (CPRAC), vinculada à Ouvidoria da Universidade Federal de Goiás (UFG). A capacitação foi realizada em parceria entre IFTM e Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em formato híbrido, com atividades remotas e encontros presenciais.
O curso teve como objetivo qualificar servidores para a prevenção, o manejo e a resolução adequada de conflitos no ambiente acadêmico. A programação abordou temas como comunicação não violenta, escuta ativa, negociação, mediação de conflitos, segurança psicológica, liderança, justiça restaurativa e gestão de equipes, além de estudos de caso, atividades práticas e simulações inspiradas em situações do cotidiano das instituições de ensino.
Para Luciene Lamounier Faria, a capacitação contribuiu para ampliar a compreensão sobre os conflitos no ambiente organizacional. Segundo ela, uma das principais contribuições do curso foi apresentar os conflitos não apenas como problemas, mas como oportunidades de aprendizagem e crescimento institucional.
“O curso sobre Gestão de Conflitos no Ambiente Acadêmico foi muito importante por trazer questões recentes, como uma nova visão sobre conflitos em qualquer tipo de organização. Os conflitos devem ser compreendidos como uma forma de aprendizagem, uma oportunidade de crescimento para a instituição, e não mais como um problema, visão que ainda perdura em muitos locais”, avalia Luciene.
A servidora também destaca que a formação reforçou a responsabilidade dos gestores na condução das relações interpessoais. “Essa capacitação também alertou para a necessidade de que todos os gestores entendam que também são gestores de pessoas e, onde há pessoas, há a possibilidade da existência de conflitos. Então, é necessário administrar, lidar com estas questões e não desconsiderá-las”, afirma.
Na avaliação da professora Poliana Cristo, a formação trouxe uma reflexão ampla sobre relações humanas, empatia e pertencimento. Ela destaca que o curso reforçou a importância de compreender o conflito como parte das relações entre pessoas que pensam de formas diferentes.
“O gestor precisa começar a olhar para o conflito de maneira diferente. Olhar para o conflito como duas pessoas defendendo pontos de vista diferentes e tentando, nesse processo de mediação, encontrar um ponto que talvez seja bom para todos. É muito importante, quando a gente se coloca nessa posição de mediador, procurar trazer ambos para o mesmo espaço, lembrando que todos nós convivemos em coletivo e precisamos respeitar uns aos outros em suas individualidades”, afirma Poliana.
A professora também ressaltou a importância das atividades práticas realizadas durante a capacitação. De acordo com ela, as simulações permitiram aos participantes compreender a mediação sob diferentes perspectivas.
“Nós passamos primeiro pela parte teórica e depois tivemos a vivência prática, com situações simuladas de mediação de conflito. Foi um aprendizado muito grande poder se colocar no papel do outro, avaliar a mediação e participar dela a partir de diferentes pontos de vista. Eu saio de lá com uma bagagem de conhecimento muito mais relacionada ao quociente emocional do que propriamente ao conhecimento técnico, porque participar de um curso como esse mexe profundamente conosco”, relata.
Para João Rocha Figueira Júnior, a capacitação proporcionou conhecimentos que podem ser aplicados diretamente no cotidiano educacional. Ele destaca que o curso contribuiu para o desenvolvimento de habilidades voltadas à prevenção e à resolução pacífica de conflitos.
“A formação abordou situações práticas do cotidiano e reforçou a importância do diálogo, da empatia e do respeito às diferenças na construção de um ambiente mais acolhedor e colaborativo. A experiência contribuiu para o desenvolvimento de habilidades que podem ser aplicadas na prevenção e na mediação de conflitos, favorecendo relações interpessoais mais saudáveis no contexto educacional”, afirma João.
Luciene também ressaltou a importância da parceria institucional entre IFTM e UFU para a realização da capacitação. Segundo ela, o formato híbrido favoreceu a participação dos servidores, enquanto os encontros presenciais ampliaram as possibilidades de troca e aprendizagem.
“Destaco a parceria IFTM e UFU, fundamental para que a capacitação fosse possível, com carga horária on-line e presencial. As vivências presenciais foram muito enriquecedoras. Essa parceria sempre resulta em bons frutos e muita aprendizagem”, conclui Luciene.
A participação dos servidores reforça o compromisso do Campus Uberlândia Centro com a formação continuada e com a construção de ambientes institucionais mais colaborativos, respeitosos e preparados para lidar com os desafios das relações humanas no contexto acadêmico.
