Comunidade Rural

IFTM Campus Uberlândia participa de reunião sobre possível implantação de núcleo de Defesa Civil em Sobradinho

Encontro técnico reuniu representantes de instituições públicas e da comunidade rural para tratar de ações de prevenção e preparação para situações de emergência
Publicado em 22/07/2026 08:00 Atualizado em 22/07/2026 10:13
Compartilhe:
Compartilhe:
Representantes do IFTM Campus Uberlândia, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Uberlândia e do Conselho de Desenvolvimento Rural da Região de Sobradinho durante reunião sobre a possível implantação de um Nupdec na região.
Representantes do IFTM Campus Uberlândia, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Uberlândia e do Conselho de Desenvolvimento Rural da Região de Sobradinho durante reunião sobre a possível implantação de um Nupdec na região.
Crédito: Comunicação Social - Campus Uberlândia

Representantes do IFTM Campus Uberlândia, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Uberlândia e do Conselho de Desenvolvimento Rural da Região de Sobradinho reuniram-se, em 16 de julho, para discutir a possibilidade de implantação de um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil — Nupdec — na região.

Os Nupdecs promovem a participação da comunidade em ações de prevenção, preparação e orientação diante de situações de risco ou emergência. A proposta discutida busca aproximar a população rural dos órgãos de proteção e defesa civil, considerando as características e as necessidades do território de Sobradinho.

Durante a reunião, foram apresentadas informações sobre o funcionamento dos núcleos comunitários e debatidas possibilidades de organização, mobilização e capacitação da comunidade local. A iniciativa encontra-se em fase de diálogo e articulação entre as instituições e os representantes comunitários.

Participaram da reunião, pelo IFTM Campus Uberlândia, o diretor-geral Sérgio Maia; o coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Produção, Carlos Oliveira; o coordenador de Mecanização, José Flávio; e os servidores brigadistas Renato Silva Santana e Pedro Alves.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Uberlândia foi representada por seu coordenador, João Batista Afonso. Também estiveram presentes representantes do Conselho de Desenvolvimento Rural da Região de Sobradinho: o presidente Paulo Zanata, o segundo-secretário Vicente Júnior e os membros da comunidade Gustavo Tossi e Odailton.

Os próximos encaminhamentos deverão ser definidos conjuntamente pelas instituições participantes e pela comunidade rural.

Compartilhe:

Notícias relacionadas