Estudantes do curso técnico em Química do IFTM Campus Uberaba acompanham processos industriais durante visita técnica
Crédito: David Mikael
A turma do terceiro ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do IFTM Campus Uberaba realizou, em 13 de agosto, uma visita técnica à unidade Vale do Tijuco da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA). A atividade foi desenvolvida como parte da disciplina de Processos Químicos Industriais, cursada pelos estudantes neste ano letivo.
Ao longo da visita, os estudantes do 3º J percorreram diferentes setores da unidade e acompanharam processos relacionados à produção de açúcar e álcool. A atividade buscou estabelecer uma relação entre os conteúdos teóricos estudados no curso e sua aplicação no ambiente industrial.
O estudante Gabriel Siqueira de Araujo avaliou que a visita possibilitou essa aproximação entre teoria e prática. “Foi muito bom ter tido a oportunidade de realizar uma visita, pois vimos os conceitos teóricos aprendidos em sala aplicados à realidade industrial”, disse.
Já Alany Luiza Ferreira Souza Lima Morais ressaltou o contato com os processos produtivos e com a rotina dos setores da unidade. “Essa visita foi importante, pois pudemos ver o que desenvolvemos em aula em uma escala muito maior. Além disso, tivemos a oportunidade de acompanhar a rotina de trabalho dos colaboradores em diferentes setores da fábrica, os quais explicaram de forma muito detalhada os diferentes processos que ocorrem nesta indústria. Foi uma experiência que com certeza irá acrescentar muito na nossa vida acadêmica e profissional”, contou.
A atividade foi acompanhada por David Maikel Fernandes, coordenador do curso e professor responsável pela disciplina de processos químicos industriais. A organização da visita ocorreu em conjunto com integrantes da empresa.
A programação terá continuidade no dia 27 de agosto, quando outra turma do Técnico em Química deverá realizar a visita técnica à unidade Vale do Tijuco.
