IFTM Campus Uberaba realiza 3ª edição do Fórum Nacional de Educação Profissional e Tecnológica em setembro
Crédito: Divulgação
As relações entre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Inteligência Artificial estarão em debate no dia 10 de setembro, durante o 3º Fórum Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (FONEPT), realizado pelo IFTM Campus Uberaba. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), o evento propõe discutir como as bases conceituais da EPT se relacionam com as transformações provocadas pelo avanço das tecnologias algorítmicas.
Com inscrições gratuitas até a data do evento e transmissão ao vivo pelo canal do campus no YouTube, esta edição terá como temática “Os desafios das bases conceituais da EPT na era da Inteligência Artificial”. Nesse contexto, o debate abordará estratégias, tensionamentos e práticas pedagógicas para assegurar a centralidade do trabalho, da ciência e da cultura diante do avanço das tecnologias algorítmicas.
O Fórum também busca reunir pesquisadores e profissionais vinculados à EPT, além de instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A proposta é favorecer o intercâmbio de estudos e experiências e ampliar as discussões sobre os impactos das mudanças tecnológicas nos processos educativos.
Para tratar da temática, o 3º FONEPT terá como debatedores Eliezer Moreira Pacheco e Jefferson Beethoven Martins. A mediação ficará a cargo de Paulo César da Silva Rocha.
Graduado e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e especialista em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Eliezer Moreira Pacheco possui trajetória profissional relacionada à gestão e às políticas públicas de educação. Entre as funções exercidas, foi titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação e presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Atua como palestrante em temas relacionados à Educação Profissional e Tecnológica e ao Projeto Político-Pedagógico.
Jefferson Beethoven Martins é doutor em Engenharia Elétrica, mestre em Inovações Tecnológicas e graduado em Engenharia de Computação e em Licenciatura para Educação Profissional e Tecnológica. No IFTM, atua com programação de computadores e Inteligência Artificial e desenvolve pesquisas nas áreas de redes neurais artificiais, conjuntos fuzzy e evasão escolar. Em 2026, concluiu estágio pós-doutoral em Educação Profissional e Tecnológica no IFTM, com pesquisa envolvendo modelagem matemática e computacional baseada em redes neurais artificiais aplicada à tomada de decisão relacionada à evasão no ensino superior.
Responsável pela mediação, Paulo César da Silva Rocha é pedagogo, mestre em Educação Profissional e Tecnológica e doutorando em Educação Tecnológica pelo IFTM, além de especialista em Inteligência Artificial e redes neurais. Suas áreas de atuação incluem formação docente, metodologias de pesquisa, políticas públicas em EPT, tecnologias educacionais e desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos.
Realizado pela primeira vez em 2024, o FONEPT teve sua segunda edição em 2025 e chega ao terceiro ano com a continuidade das discussões sobre os fundamentos e os caminhos da Educação Profissional e Tecnológica. Em 2026, a Inteligência Artificial passa ao centro do debate, a partir das implicações de seu avanço para as práticas pedagógicas e para as bases conceituais que orientam a EPT.
Serviço
3º Fórum Nacional de Educação Profissional e Tecnológica
(FONEPT)
Tema: Os desafios das bases conceituais da EPT na era da
Inteligência Artificial
Data: 10 de setembro de 2026
Formato: online, com transmissão pelo canal do IFTM Campus
Uberaba no YouTube
Inscrições: gratuitas e abertas até 10 de setembro
