IFTM Campus Uberaba apresenta pesquisa sobre geoprodutos em evento realizado em Cuiabá
Crédito: Alini Nunes de Oliveira
A professora Alini Nunes de Oliveira representou o IFTM Campus Uberaba no evento acadêmico “Geodiversidade em conflito: entre possibilidades e desafios territoriais dos projetos de Geoparques brasileiros”, realizado de 16 a 19 de setembro, em Cuiabá (MT). Durante a programação, ela apresentou uma pesquisa desenvolvida em parceria com a professora Anna Clara Balbina Silva sobre geoprodutos confeccionados por artesãos de Uberaba.
O estudo foi realizado pelas professoras durante o mês de agosto e analisou como materiais recicláveis e sucatas são utilizados na produção artesanal, além de discutir o potencial dessas práticas para a sustentabilidade e a educação ambiental no Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes. A partir desse trabalho, foi elaborado um resumo acadêmico, posteriormente aprovado para apresentação no encontro.
A temática da pesquisa também se aproxima da atuação de Alini no campus, onde a professora ministra aulas e coordena o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agente de Informações Turísticas. A participação no evento permitiu ainda acompanhar discussões sobre geodiversidade, território, conservação e os processos de estruturação dos geoparques brasileiros.
Esses temas estiveram presentes ao longo da programação, que abordou ainda questões relacionadas à gestão participativa, às políticas públicas e aos instrumentos de conservação adotados em diferentes projetos de geoparques no país.
O evento foi organizado pela Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) e pelo Instituto de Geografia, História e Documentação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
