Coral Vozes e Sons do IFTM Campus Uberaba participa de encontro musical no Teatro SESIMINAS
Crédito: Arte e ilustração: Hélio Siqueira
O Coral Vozes e Sons do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Uberaba participa, no dia 4 de novembro, às 19h30, do 12º Encontro de Corais, no Teatro SESIMINAS. A apresentação reunirá diferentes grupos vocais da cidade em uma programação dedicada à diversidade de repertórios, interpretações musicais e ao intercâmbio de experiências artísticas.
Sob a regência da professora Marvile Palis Costa Oliveira e com acompanhamento do pianista Geandre de Carvalho Oliveira, o Vozes e Sons levará ao palco canções da música brasileira, que constitui a principal referência de seu repertório. A seleção musical busca contemplar a riqueza e a diversidade da produção nacional, por meio de composições que exploram diferentes ritmos, sonoridades e possibilidades de interpretação vocal.
Criado em 2025, a partir de um projeto de extensão do Campus Uberaba, o grupo reúne estudantes, professores e técnicos administrativos em torno da prática do canto coletivo. Desde sua formação, os ensaios semanais constituem espaços de aprendizagem musical, convivência e compartilhamento de experiências entre os integrantes, que encontram na música uma forma de expressão artística e integração.
Além da preparação vocal e da interpretação das canções, as atividades envolvem o desenvolvimento da escuta, da percepção musical e do trabalho em conjunto. Nesse contexto, a participação em encontros culturais amplia as oportunidades de contato com outros grupos, diferentes repertórios e experiências de apresentação ao público.
“Participar do Encontro de Corais é uma oportunidade de apresentar ao público o trabalho que estamos desenvolvendo e conhecer outras experiências musicais”, destaca a regente Marvile Palis Costa Oliveira. “Nosso grupo reúne pessoas com diferentes vivências, que compartilham o interesse pela música. Estar no palco ao lado de outras formações da cidade também é uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências”, acrescenta.
O Vozes e Sons tem outra apresentação prevista para o dia 10 de novembro, às 19h, durante a abertura da exposição do Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais (CONERER). A atividade será mais uma oportunidade para o público acompanhar o trabalho musical desenvolvido pelos integrantes do projeto.
O 12º Encontro de Corais é promovido pela Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques”, por meio da Escola de Cultura e Arte (ECAU), em parceria com o Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi e apoio do SESI Uberaba. A iniciativa reúne diferentes grupos vocais em uma programação voltada à valorização da música coral e à aproximação do público com essa manifestação artística.
