Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Conselheiros participam de encontro na Câmara dos Deputados em defesa da Rede Federal

Reunião ocorreu no dia 19 de fevereiro com a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 20/02/2020 às 10:00
  • Última modificação 20/02/2020 às 10:14
Conselheiros do Conif em reunião com a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Câmara dos Deputados
Crédito: Marcus Fogaça - Assessoria de Comunicação do Conif

Os conselheiros do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) participaram, na manhã desta quarta-feira, 19/2, da reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O encontro, na Câmara dos Deputados, analisou e debateu, entre outros itens, o orçamento da Rede Federal e a Medida Provisória (MP) nº 914/2019, que trata da escolha de dirigentes de instituições federais de ensino.

O grupo também montou um plano de ação para o exercício 2020. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Frente, Deputado Federal Reginaldo Lopes, de Minas Gerais. “Neste ano, teremos uma pauta mais plural. São muitas as frentes que precisam ser trabalhadas. Para isso, é necessário do envolvimento de toda à comunidade acadêmica, para endossar o coro em prol da educação pública, gratuita e de qualidade”, disse.

O presidente recém empossado do Conif, Jadir Jose Pela, discursou durante a solenidade e voltou a reforçar o posicionamento do Conselho contrário as medidas adotadas pelo Governo Federal que desfavorecem as instituições públicas de ensino do país. “Não estamos mais falando em investimentos. Nossa retórica agora é sobre manutenção das instituições”, ressaltou. Jadir também chamou a atenção para o protagonismo do Conselho, ao sair da posição de defesa e passar a agente propositivo de projetos de lei que contribuam com o desenvolvimento da rede.

A coordenadora da Frente Parlamentar, a deputada gaúcha Maria do Rosário, ressaltou que diversos parlamentares estão empenhados para que a MP 914 não seja aprovada. “Trata-se da defesa da democracia para manter o que os Institutos Federais conquistaram” disse. “Também queremos ouvir os reitores para saber como lidar com as barreiras impostas pelas medidas administrativas. É outra frente que temos que atuar”, completou.

A parlamentar faz referência ao ofício 08/2020, que suspendeu a contratações de docentes e técnicos nas Instituições Federais de Ensino em 2020. O tema também foi alvo de críticas da parlamentar Margarida Salomão, que está a frente da Comissão de Defesa das Universidades Federais. “O contingenciamento da folha de pagamento é uma novidade. Isso fragiliza qualquer ato dos reitores e inviabiliza a gestão”, disse.

Nos próximos meses, representantes do Conif e parlamentares devem voltar a se reunir para formatar as ações previamente acordadas durante a reunião, como um mostra científica de trabalhos desenvolvidos na Rede Federal, dentro do Parlamento, além de encontros itinerantes nos campi com a comunidade acadêmica e parlamentar das câmaras municipais.

Marcus Fogaça - Assessoria de Comunicação do Conif

Fonte: http://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/3282-conselheiros-participam-de-encontro-na-camara-dos-deputados-em-defesa-da-rede-federal?Itemid=609