Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Resultado Final: Edital Conif n°01/2020 – Enfrentamento à COVID-19

Resultado Final: Edital Conif n°01/2020 – Enfrentamento à COVID-19

IFTM aprova 3 dos 4 projetos inscritos. Confira quais são eles

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 18/05/2020 às 10:00
  • Última modificação 21/05/2020 às 16:43
Resultado Final: Edital Conif n°01/2020 – Enfrentamento à COVID-19
Crédito: Divulgação

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulga nesta sexta-feira, 15/5, o resultado final do Edital Conif n°01/2020 – Enfrentamento à COVID-19.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) aprovou três dos quatro projetos inscritos: "Diagnóstico e mitigação dos riscos de ocorrência do Sars-Cov-2 em unidades de alimentação e nutrição de hospitais universitários", "Desenvolvimento de um ventilador pulmonar microprocessado de baixo custo para o enfretamento da pandemia de COVID-19" e "Proposta de Inclusão Digital para suporte EAD". O projeto "Uso de impressora 3D para promoção da proteção individual e coletiva da sociedade" ficou na 68ª posição, não tendo sido selecionado por limite de dotação orçamentária.

Os projetos de pesquisa e/ou extensão inovadores selecionados receberão recursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). Ao todo serão disponibilizados mais de R$ 6 milhões.

O edital, direcionado a todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, teve como escopo fomentar iniciativas voltadas ao combate da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus.

O IFTM Campus Uberaba teve o projeto “Diagnóstico e mitigação dos riscos de ocorrência do Sars-Cov-2 em unidades de alimentação e nutrição de hospitais universitários” aprovado no edital Conif para enfrentamento da pandemia. Segundo o professor e coordenador do projeto, Lucas Arantes, “a realização de pesquisas aplicadas visando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas e sua aplicação na comunidade está entre os objetivos dos Institutos Federais, porém a falta de recursos limita cada vez mais a realização destas pesquisas. Então, ter um projeto aprovado com a disponibilização de recursos é de grande importância e nos trás muita felicidade. No caso deste projeto a felicidade é ainda maior, pois teremos condições e recursos para dar uma resposta à sociedade, contribuindo no enfrentamento a este grande problema que é a Covid-19.

O professor destacou ainda que “com os resultados do projeto pretendemos contribuir na melhoria da gestão das unidades de alimentação e nutrição dos hospitais com foco na adoção de práticas que diminuam ao máximo o risco da presença e transmissão do novo coronavírus no processo de alimentação dos pacientes e funcionários. Desejamos ainda que os conhecimentos gerados com o projeto sejam disseminados para beneficiar outros hospitais em todo o país. Espera-se beneficiar diretamente cerca de 1.500 pessoas, entre funcionários das mais diversas áreas, pacientes e seus acompanhantes, que diariamente se alimentam nos hospitais objeto deste estudo. Considerando que os pacientes e seus acompanhantes são rotativos, acredita-se que os resultados deste projeto beneficiarão um número de pessoas cada vez maior. ”

Já no IFTM Campus Paracatu, o Professor Lucas Rodrigues de Almeida relatou que “a iniciativa do projeto surgiu do aluno Charles, que enxergou uma forma de poder contribuir com a situação de pandemia que vivemos, e nós, professores, não poderíamos agir diferente. Acredito que iniciativas como essa nos fazem evoluir e seguir na nossa missão. Ficamos muito satisfeitos com a aprovação do projeto e esperamos dar nossa parcela de contribuição para o enfrentamento da Covid-19. Ações como essa contribuem para o desenvolvimento da ciência no país através de novas pesquisas, processos, produtos e serviços que culminam na construção do conhecimento. ” O IFTM Campus Paracatu teve o projeto aprovado intitulado: Desenvolvimento de um ventilador pulmonar microprocessado de baixo custo para o enfrentamento da pandemia de COVID -19.

No IFTM Campus Ituiutaba toda a equipe do projeto ficou muito feliz com a aprovação no edital da “Proposta de Inclusão digital para suporte à EAD”. A proposta apresentada é formada por três componentes principais: 1) promover a oferta de cursos de curta duração popularmente conhecidos como “Massive Open Online Course (MOOC)”, 2) capacitar professores quanto à utilização de plataformas digitais e 3) realizar a montagem de um microcomputador de baixo custo. Considerando as três ações citadas o coordenador do projeto, professor e diretor-geral do Campus, Rodrigo Grassi Martins, espera que o IFTM Campus Ituiutaba possa ajudar aos trabalhadores que perderam seus empregos a se recolocar no Mercado de Trabalho através dos cursos MOOCs. Que esses professores  tenham acesso a capacitação em três diferentes plataformas diferentes : Canvas, Moodle e Google Classroom. Também esperamos com o computador de baixo custo, melhorar as condições de acesso as essas plataformas aos nossos alunos que não possuem esse equipamento em suas casas. “É muito gratificante poder contribuir de alguma forma nesse momento tão difícil para que estamos vivendo esperar poder contribuir para minimizar os impactos causados com a pandemia”, ressalta o professor Rodrigo Grassi.

Hoje, no Brasil, o vírus atinge mais de 19 mil pessoas.

Resultado final

Bárbara Bomfim
Conif
(61) 3966-7230