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Projeto Reitoria Itinerante IFTM aconteceu no mês de maio e tratou de assuntos relacionados à pandemia da Covid-19

Primeira edição do projeto de integração entre reitoria e campi ocorreu por meio de webconferência

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 22/05/2020 às 11:00
  • Última modificação 22/05/2020 às 14:32
Projeto Reitoria Itinerante do IFTM
Projeto Reitoria Itinerante do IFTM
Crédito: Divulgação

A primeira edição do projeto Reitoria Itinerante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) aconteceu em maio, do dia 5 ao dia 21, e contou com participação da comunidade acadêmica de todos os campi da instituição e também da reitoria.

Em virtude do isolamento social adotado devido à pandemia da Covid-19, a edição ocorreu por meio de conferência web pela plataforma Rede Nacional e Ensino e Pesquisa (RNP), que, além de vídeo e aúdio, dispõe de outras funcionalidades de interação instantânea e colaborativa, como chat, bloco de notas, entre outras, o que possibilitou a servidores e alunos fazerem perguntas, considerações e também compartilharem suas opiniões.

O projeto que visa, dentre outros objetivos, à integração entre reitoria e campi da instituição, na edição 2020/01 tratou de assuntos relacionados à pandemia da Covid-19 e seus impactos e mudanças no IFTM, como a adoção de trabalho e atividades acadêmicas remotas, possibilidades de atuação da instituição frente ao novo Coronavírus, editais e chamadas que tratem da temática, entre outros, com o propósito de levantar e discutir demandas, perspectivas e sugestões da comunidade acadêmica.

O Reitoria Itinerante contou com a participação da reitora, Deborah Santesso Bonnas, dos representantes máximos das cinco pró-reitorias do IFTM, do coordenador geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM e do diretor-geral do campus participante do dia. Os encontros desta edição foram realizados em dois horários, por unidade da instituição, para contemplar servidores e alunos em momentos separados.

Alguns pontos abordados

A reitora iniciou as falas, comentando sobre o momento inesperado que todo o mundo está passando, o qual demanda diversas reflexões, e destacou a importância da realização do projeto Reitoria Itinerante. Ponderou também sobre os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 e a importância das medidas tomadas pelo IFTM para contenção, prevenção e redução dos riscos de disseminação e de contágio do novo Coronavírus.

“Precisamos ouvir a comunidade, pois além desse grande desafio que tem sido este trabalho, teremos desafios ainda maiores. Para que a gente consiga superar todas as questões geradas por este problema, eu só tenho certeza de uma coisa: estamos superando, e vamos continuar superando, trabalhando juntos. É a única certeza absoluta que tenho neste momento, por isso precisamos desse diálogo, precisamos continuar a desenvolver soluções”, afirmou Deborah durante a reunião.

A reitora falou ainda sobre os grandes desafios que o IFTM tem pela frente com relação aos protocolos de retorno às atividades presenciais e ressaltou que todas as decisões tomadas durante esse momento de pandemia estão sendo realizadas de forma conjunta entre reitoria e campi. Posteriormente, cada um dos gestores elencados acima fez apresentação de sua área e citou as principais ações de combate à pandemia que têm sido desenvolvidas.

Márcio Santana, à frente da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), falou sobre as atribuições da pró-reitoria e comentou medidas específicas, como as frequentes reuniões feitas com coordenadores e professores para avaliar o andamento da pandemia no Brasil e das medidas que foram e precisam ser tomadas para continuidade das atividades na instituição. Santana também destacou a realização do III Fórum de Ensino do IFTM, evento que ocorrerá de 15 a 17 de junho e terá como tema central “Desafios e perspectivas para a Educação Profissional e Tecnológica em tempos de pandemia”. Em breve, a instituição divulgará mais informações sobre o Fórum.

O Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Carlos Alberto Alves de Oliveira, falou sobre a pesquisa realizada com estudantes e servidores, a qual revelou que, dentre outros aspectos, 66% dos respondentes aprovam a continuidade das atividades remotas adotadas pelo IFTM. Ressaltou a definição, trazida em uma das Instruções Normativas do Instituto, que permite que apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e Dissertações aconteçam de forma remota e ainda avisou sobre o edital da instituição “Desafio de Pesquisa e Extensão para o desenvolvimento de ações de enfrentamento à COVID-19”, que encontra-se com inscrições abertas até o dia 25 de maio e tem como objetivo contemplar soluções inovadoras e ações de impacto no enfrentamento da pandemia, na região de abrangência do IFTM.

Sobre Extensão e Cultura, o pró-reitor Ruy Aguiar pronunciou sobre a mudança do nome da Pró-Reitoria, que passou a ter a palavra “cultura” no nome, e explicou o trabalho que vem sendo feito para virtualização do processo de certificação e a possibilidade de oferta de bolsas de R$120 nos editais de extensão, de modo a contemplar um número maior de alunos. Outro ponto citado foi o edital de curricularização, realizado em abril de forma remota.

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Laila Galvão, expôs as principais ações da pró-reitoria para o ano de 2020, destacando projeto de maior integração com a pró-reitoria de Administração no que tange ao planejamento orçamentário; criação de uma matriz orçamentária própria da instituição para distribuição de recursos; operacionalização do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), com recursos já enviados aos campi; realização de estudos pela Diretoria de Gestão de Pessoas para implantação do controle eletrônico de ponto, entre outras.

Frente à pandemia do novo coronavírus, Laila ressaltou a atuação da pró-reitoria com a publicação das Instruções Normativas (INs) números 002 e 006, que vieram “orientar e resguardar os servidores para que eles pudessem realizar suas atividades de forma remota e também aqueles que, por necessidade, estão trabalhando de forma presencial”. Para tornar o acesso às informações mais rápido e prático, foi feito pela pró-reitoria um condensado dessas duas INs e também um FAC, que são as perguntas mais frequentes que os servidores têm em relação ao diversos assuntos neste momento de pandemia.

Alem disso, a pró-reitora informou que a Diretoria de Gestão de Pessoas está se preparando sobre diversos aspectos para que a instituição possa voltar ao seu funcionamento costumeiro com segurança. “O setor de Segurança do Trabalho está elaborando, junto com vários outros setores, diretrizes e protocolos para o retorno ao trabalho”.

Humberto Mineu, pró-reitor de Administração do IFTM, começou sua fala ressaltando que o trabalho da pró-reitoria na gestão atual é baseado em dois pilares, que são trabalhar de maneira forte o planejamento e ao mesmo tempo a participação das pessoas, dos setores e dos campi. "Começamos esse trabalho logo no início da gestão.Construímos um plano de ação da pró-reitoria, algumas coordenações também têm seus planos de ação, e acabamos sendo surpreendidos pela pandemia e algumas ações então ficaram no 'standy-by'. Mas nesse planejamento, nós conseguimos trabalhar na linha de entender que a pró-reitoria de Administração tem um componente estratégico na integração com as outras pró-reitorias da instituição e não apenas os papéis de execução da questão orçamentária, de resolver problemas de almoxarifado, patrimônio e projetos. Desencadeamos assim esse trabalho sistemático".

Mineu também apresentou as diversas ações que foram tomadas pelo setor diante da situação de pandemia, como a emissão de um Ofício Circular contemplando principalmente as questões de contratos; a produção de um Termo de Saída de Autorização de Patrimônio relacionado à questão da pandemia para contemplar servidores que necessitam de equipamentos para o desevolvimento de suas atividades em casa por meio do teletrabalho ou regime de trabalho semipresencial; Chamada Pública para doação de materiais pelo IFTM para entidades no sentido de contribuir com elas em atividades de combate à pandemia; Chamada Pública também para recebimento, pelo Instituto, de insumos e materiais de consumo ou até , bens permanetes voltados para atividades que a instituição está realizanfo para auxiliar o combate à pandemia, e ainda, produção de álcool em gel por sete campi do IFTM, o que começará nos próximos meses.

O coordenador geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais (CENID), Edilson Pimenta Ferreira, reforçou a alunos e servidores que o foco do Centro neste início de gestão, mesmo antes da pandemia, seria fortalecer os cursos de idiomas. O curso é gratuito, mas atualmente os estudantes aprovados precisam comprar o material didático. Edilson disse que, a partir de 2021, serão adquiridos 1500 livros de idiomas e esses materiais serão emprestados gratuitamente aos estudantes. O coordenador frisou ainda que material específico para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) também será adquirido.

Participação da Comunidade Acadêmica

Ao fim das apresentações, servidores e estudantes puderam fazer questionamentos e tirar dúvidas, expor considerações e opiniões.

Karine Manfrin, aluna do IFTM Campus Uberlândia Centro, ​questionou via chat sobre representação estudantil. “Gostaria de saber sobre a representação estudantil no IF. A única consulta à opinião dos alunos foi feita por meio de formulário. Eu quero saber se existe a opção de depois disso começarmos um movimento?”. Em resposta, a reitora afirmou que o momento apresenta dificuldades para tal organização, em função do isolamento social, mas se comprometeu a apoiar a estruturação dessa representação.

“É compromisso nosso incentivar a organização estudantil, mas estamos todos afastados. Queremos, sim, estimular. É preciso essa manifestação por parte de vocês. Busquem a Pró-reitoria de Extensão para que a gente os auxiliem. Vocês têm inteiro apoio para que os movimentos estudantis se fortaleçam”, frisou Deborah.

O estudante Teófilo Arvelos, do 3º ano do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Médio do IFTM Campus Patos de Minas, participou de forma ativa da reunião e deixou registrada sua percepção sobre o projeto. “Por meio do Reitoria Itinerante, minhas dúvidas de internacionalização, pesquisa e calendário acadêmico foram esclarecidas. Conheci melhor a reitoria, que, por sua vez, conheceu melhor a realidade do meu campus. Assim, a comunicação que tivemos foi muito mais que um comunicado: foi um diálogo. Fico feliz com essa iniciativa e desejo vida longa ao projeto!”

Mais informações sobre como foi a 1ª edição do projeto Reitoria Itinerante nos campi podem ser encontradas em suas respectivas páginas.

As reuniões completas estão disponíveis para acesso pelo canal do IFTM no Yotube.

Os dirigentes também estão à disposição pelo email reitoriaitinerante@iftm.edu.br.

Mais informações na página do projeto Reitoria Itinerante.



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