Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM realiza programação do Setembro Amarelo

IFTM realiza programação do Setembro Amarelo

Em parceria com a Universidade de Uberlândia, evento “Mês para a vida e Setembro Amarelo” ocorrerá ao longo deste mês

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 09/09/2020 às 12:00
  • Última modificação 09/09/2020 às 12:18
Setembro Amarelo IFTM
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realiza, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a 4º edição do evento Mês para a vida e Setembro Amarelo. Ao longo do mês, serão promovidos diálogos e vivências sobre Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio, temática trabalhada em todo o mundo diante do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, instituído em 10 de setembro de 2003 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A edição deste ano tem o tema (Re) invenção no cotidiano e aborda sobre vida, mais especialmente sobre renascimento, sobrevivência, superação, resiliência, solidariedade e recriação de si, do outro e das relações sociais, a fim de ampliar as perspectivas do momento que estamos vivendo, de pandemia da Covid-19 e do consequente isolamento social recomendado.

Com uma programação diversificada, o evento conta com lives, palestras, cine-debates e atividades artísticas e culturais. A abertura oficial ocorre no dia 9 de setembro, às 17h30, com participação da Pró-reitora de Assistência Estudantil da UFU, Dr.a Elaine Calderani; do Pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFU, Prof. Dr. Márcio Magno Costa; da Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFTM, Prof.ª Dr.ª Laila Galvão; e da Coordenadora Técnica do projeto Proteger-se: você não está só (FAMED - UFU), Prof.ª Dr.ª Karine Zago.

Programação completa do evento e mais informações na página da Pró-reitoria de Assistência Estudantil da UFU.

Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e Setembro Amarelo

“A cor amarela é usada para representar o mês da prevenção ao suicídio por causa de Dale Emme e Darlene Emme, cujo filho, em 1994, Mike Emme, com apenas 17 anos, pôs fim a própria vida. O casal iniciou o programa de prevenção ao suicídio “fita amarela”, ou “Yellow Ribbon” em inglês.

Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e por sua habilidade mecânica. Restaurou um Mustang 68 e o pintou de amarelo. O garoto amava aquele carro e, por causa dele, começou a ser conhecido como “Mustang Mike”.

Entretanto, infelizmente, aqueles próximos de Mike não viram seus sinais e o fim da vida do garoto chegou. No dia do funeral dele, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para quem quisesse pegá-los. Os 500 cartões e fitas foram feitos pelos amigos de Mike e possuíam uma mensagem: Se você precisar, peça ajuda.

Os cartões se espalharam pelos Estados Unidos e, em poucas semanas, começaram a aparecer ligações e diversas cartas de adolescentes chegavam pedindo ajuda. Dessa forma, a fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda, pois a dor não é anônima! Possui rosto, identidade e uma história de vida. O sofrimento é individual, mas todos podem ajudar, ficar atentos e apoiar a quem precisa, além de evitar outras dores.

Em 2003, a OMS instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio e a cor amarela do mustang de Mike, escolhida para representar esse sentimento. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®”.

Fonte: https://minutosaudavel.com.br/setembro-amarelo/ (com adaptações)