Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Alunos e professores do IFTM Campus Uberlândia Centro participam de Olimpíada Nacional em História do Brasil
Início do conteúdo da página
Notícias

Alunos e professores do IFTM Campus Uberlândia Centro participam de Olimpíada Nacional em História do Brasil

Primeira fase da 12ª edição teve início no dia 14 de setembro em um formato 100% online

  • Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 19/09/2020 às 07:08
  • Última modificação 18/09/2020 às 16:07
Equipe
Equipe "Ascedentes de Dandara" é uma das que participam da 1ª fase da ONBH pelo IFTM Udicentro
Crédito: Divulgação

O Campus Uberlândia Centro (Udicentro), do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), marca presença em mais uma importante competição do conhecimento de nível nacional neste mês de setembro. Nove equipes do Campus participam da primeira fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que acontece entre os dias 14 e 20 de setembro. A competição reúne mais de 69 mil inscritos em todo país, sendo mais de 1.300 equipes só em Minas Gerais.

As equipes participantes são orientadas pelos professores de História do Campus Uberlândia Centro Sírley Cristina Oliveira, com quatro equipes; e André Luís Oliveira , com cinco equipe. A professora Sírley Cristina ressalta a importância da participação da comunidade acadêmica em uma competição como essa.

“É uma experiência que agrega pesquisa, leitura de fontes, problematizações e reflexão crítica do passado e do presente”, destaca a educadora.

Realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a ONHB é uma das principais competições de conhecimento do país. Ela traz uma proposta inovadora e consciente de estudar a história do Brasil em seus temas fundamentais, aberta para professores de História e alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

Para a estudante do 3º ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, Júlia Camargo Assad, o fato de ser uma competição na área de humanas serviu como incentivo para a participação.

“ Eu sempre observei que houve muito incentivo e olimpíadas voltadas para quem se identifica ou tem mais facilidade com outras áreas do conhecimento, como ciências da natureza e ciências exatas, sendo que eu tenho mais afinidade e apreço pelas ciências humanas. Então, quando eu vi que teríamos uma olimpíada de história, me senti muito feliz e incentivada a participar”, diz a jovem.

“Gostei bastante do estilo de prova, é bem didático e fácil de entender a plataforma, além de que as provas geram discussões muito importantes e necessárias”, aponta a estudante Júlia Camargo.

A previsão da organização é de que a 12ª edição da ONH se encerre em 30 de outubro com a divulgação dos medalhistas no dia 22 de novembro.

Equipes IFTM Udicentro

O Campus Uberlândia Centro tem nove equipes inscritas. Cada equipe é formada por três estudantes, que podem escolher o nome do grupo. Para os participantes, não faltou criatividade para batizar as equipes, conforme mostra a listagem abaixo.

Equipe Pindorame-se (Cássio, Anahi e Grégorio);

Equipe Piabirú (Lorena, Milena e Pedro Augusto);

Equipe Potosi Brasileira(Juhan, Maria Clara e Rennan);

Equipe Correspondentes de Nabuco (Otávio Silva, Octávio Tavares e Breno).

Equipe: Espiã de Marx (Luísa de Freitas Oliveira, Júlia Camargo Assad de Souza, Nayara da Silva Lima;

Equipe Filhos da Revolução (Letícia de Castro Lemos, Thiago Henrique Lemos Costa, Yasmin Cristina Dias da Silva);

Equipe Geração Coca Cola (Marcella Basílio de Souza; Luan Carlos Pimenta Almeida; Rosilene Maria Rocha Vinhal)

Equipe Ascendentes de Dandara (Ana Vitória Vaz Santos¸Gabriel Pereira dos Santos¸ Cauã Gozzer de Moraes Carbonell);

Equipe Caçadores de Artemis; Gabriela Ferrari de Lemos Cesario, Gabriela Franco Goulart; Nathalia Giovanna Dias

Olimpíada 100% online

A novidade neste ano está por conta do formato, 100 % online, incluindo a fase final, por conta da pandemia de Covid-19. Ao todo, a competição é formada por oito fases, uma de preparação (Fase Zero), que tem por objetivo ambientar os alunos ao novo formato, mais seis etapas de provas online e uma avaliação final, também online. No seu formato original, a fase final seria no Campus Unicamp, em Campinas, SP.

Cada etapa é constituída por questões de múltipla escolha e/ou por tarefas, com duração de uma semana cada, formuladas a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

Originalmente, a primeira fase da competição estava marcada para o primeiro semestre deste ano, mas foi adiada em função da pandemia. Em abril e maio, a organização promoveu uma Pré-ONHB, em versão reduzida, no intuito de incentivar a participação. O Campus Udicentro também participou dessa pré-competição.

Para ficar por dentro de todas as etapas, acesse: https://www.olimpiadadehistoria.com.br

(Matéria desenvolvida por Brunna Rabelo Mendes, aluna do curso de Tecnologia em Marketing, no projeto de extensão IFTM em Rede, sob a coordenação do jornalista Guilherme Brasil, do IFTM Campus Uberlândia Centro)

Leia também: Viagens ao passado e ao futuro marcaram a participação de estudantes do Campus Udicentro em competição de história



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página