Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM divulga edital de seleção para os cursos de graduação 2021/1

IFTM divulga edital de seleção para os cursos de graduação 2021/1

Inscrições abertas de 30 de novembro de 2020 a 07 de janeiro de 2021 pela página de ingresso da instituição

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 24/11/2020 às 14:40
  • Última modificação 24/11/2020 às 14:28
Processo Seletivo IFTM 2021/1 - Cursos de Graduação
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) divulgou o edital do processo seletivo para os cursos de graduação, com início das turmas para o primeiro semestre de 2021.

As inscrições para as 880 vagas disponíveis podem ser realizadas exclusivamente pela Internet, por meio da página de ingresso do IFTM, de 30 de novembro de 2020 a 07 de janeiro de 2021. O candidato que não tiver acesso à internet poderá dirigir-se ao campus, conforme horários de atendimento divulgados no edital.

Destas 880 vagas nos diversos cursos de graduação da instituição, disponibilizadas em oito dos nove campi IFTM nas cidades de Ituiutaba, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia, 60% são destinadas aos candidatos optantes pelo sistema de reservada de vagas, 5% às pessoas com deficiência e 35% à ampla concorrência, conforme edital. Há vagas para os cursos de Administração, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Computação, Engenharia Agronômica, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Gestão Comercial, Logística, Marketing, Processos Químicos, Sistemas para Internet, Química e Zootecnia, distribuídas nos campi do IFTM, conforme edital.

Devido a pandemia da covid-19, o processo seletivo deste ano sofreu alterações. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por apenas uma destas modalidades: concluinte do ensino médio participante do ENEM de 2016 a 2019 que não tenha obtido nota 0 na redação ou Portador de diploma de graduação.

Os documentos necessários para participar da seleção são: documento de identificação oficial com foto para todos os candidatos e, para o candidato que optou por utilizar a nota obtida no ENEM 2016 a 2019 será necessário o boletim de notas do ENEM. O boletim de desempenho individual do ENEM deverá ser impresso no endereço eletrônico do INEP/ENEM mediante criação de conta no domínio.gov.br. Já o candidato que optou pela seleção como portador de diploma de graduação deverá entregar a declaração da instituição de ensino de origem informando dados pessoais, nota obtida pelo candidato, nota máxima que poderia ser alcançada e ano/semestre do vestibular. Declaração que estiver faltando algum destes dados não será considerada, podendo o candidato ser desclassificado.

A inscrição somente será confirmada após a validação dos documentos exigidos na modalidade escolhida no momento da inscrição. O valor da taxa de inscrição é de R$50,00 (cinquenta reais), podendo aqueles que não possuem condições para efetuar o pagamento e se enquadrem nos requisitos exigidos em edital, solicitar a isenção da taxa.

Os candidatos que concorrerem ao Processo Seletivo nas vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) deverão entregar no ato da matrícula documentos comprobatórios da sua condição. Já os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração.

Os candidatos serão classificados por ordem decrescente do percentual de pontos obtidos na seleção, observando-se o número de vagas ofertadas, e prioridades, observado o número de vagas ofertadas e o grupo de concorrência escolhido no ato da inscrição, sendo a ordem destas prioridades: 1º - candidato concluinte do ensino médio participante do ENEM de 2016 a 2019 que não tenha obtido nota 0 na redação e 2º - candidato portador de diploma de graduação.

O resultado preliminar estará disponível na página de ingresso no dia 22 de fevereiro de 2021, e o resultado final será divulgado no dia 27 de fevereiro, a partir das 17h.

Para saber mais sobre estas e outras informações da seleção para os cursos de graduação do IFTM 2021/1, acesse a página de ingresso do IFTM.