Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Patos de Minas > Últimas Notícias > Servidores e estudantes do campus Patos de Minas apresentam trabalhos no I Seminário de Educação Inclusiva do IFTM

O evento abriu espaço para reflexões, indagações e apresentações de trabalhos de práticas inclusivas realizadas no IFTM.

• Por IFTM Campus Patos de Minas
  • Publicado em 25/11/2020 às 16:00
  • Última modificação 25/11/2020 às 17:31
I Seminário de Educação Inclusiva
Crédito: Comunicação - IFTM - Patos de Minas

Na segunda e terça-feira desta semana, dias 23 e 24 de novembro, ocorreu no IFTM o I Seminário de Educação Inclusiva (PROEXT/PROEN). Assim como também aconteceu no I SEMINAFRO, Seminário Indígena e Afro-Brasileiro, realizado nos dias 17 e 18 de novembro, esses momentos de encontro se mostraram como espaço de aprendizado, de reflexão, de indagação, de diálogo, de inquietude. Além disso, o I Seminário de Educação Inclusiva nos possibilitou conhecer um pouco mais dos excelentes trabalhos de práticas inclusivas realizados por outros campi.

O campus Patos de Minas esteve presente no evento com a apresentação da tradutora e intérprete de libras, Kelly Sampaio Alves Pedra. A servidora fez um percorrido das ações inclusivas realizadas por ela entre os anos de 2017 a 2019 como oficinas e minicursos de libras; exibição de filme; confecção de murais do setembro azul e do setembro amarelo.

Dando sequência à programação, a professora de Geografia, Me. Renata Marques dos Santos, apresentou o projeto de extensão “Semana da Família”. Tendo como objetivo a inclusão das famílias na vida escolar dos estudantes, o projeto vem sendo realizado no campus desde o ano de 2015. Além dessa integração da família com a instituição, as atividades realizadas pelo projeto desde o início da sua implantação atuam de forma a refletir sobre diversas temáticas como sexualidade na adolescência; família e relações familiares; valorização da vida; bullying e ciberbullying; desenvolvimento e saúde mental. Ainda foram realizadas várias práticas de inclusão nas edições do projeto como campanha solidária de arrecadação de produtos de higiene, de limpeza e de fraldas descartáveis que foram doadas para instituições beneficentes da cidade; bazar solidário para atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social; corte de cabelo; dentre outras atividades.

Também houve apresentação de três estudantes pesquisadoras do campus do ensino médio integrado ao técnico: Gabriella Misael (TLI 2); Júlia Camargos (TMI 2) e Raynara Valentim (TEI 3). As três pesquisadores são orientadas pelo professor de História, Dr. Luís Fernando Tosta Barbato. Intitulada “O lugar da mulher na ciência: a pesquisa a partir do olhar de pesquisadoras do IFTM Patos de Minas” a apresentação das estudantes teve como temática o lugar e o papel da mulher no âmbito da pesquisa. As jovens pesquisadores traçaram uma linha do tempo desde 1879, quando as mulheres conquistam o direito ao ensino superior, até a atualidade. A fala das estudantes chamou a atenção para as várias conquistas, mas também para o longo caminho a ser percorrido diante de uma sociedade que ainda se vê marcada pelo machismo.

O professor de Biologia, Me. Cecílio Purcino Souza Neto, apresentou uma entrevista realizada por ele e também pelo estudante, Henrique Lima Betti (TEI 1), com Alexandre Vieira, educador físico do Praia Clube e técnico da seleção brasileira paraolímpica de natação. A entrevista que tem como título “Educação Física Inclusiva: o paradesporto como ferramenta de inclusão” toca em pontos como as dificuldades enfrentadas pelos atletas do paradesporto mas também as conquistas, a superação, a quebra de muitos paradigmas que comumente são direcionados a esses atletas.

Os estudantes Pedro Henrique e Isadora Hansen (TLI 2), ambos portadores de baixa visão, também auxiliaram nas ideias e na organização da entrevista.

Outros dois discentes do campus ainda participaram do I Seminário de Educação Inclusiva do IFTM durante a abertura do evento. O estudante Teófilo Arvelos (TEI 3), de forma muito poética, por meio do seu texto, nos falou sobre o mistério das cores que envolve o mundo do daltonismo, e a linda voz, que supera uma asma, da estudante Dyovana Araujo (TMI 2) tocou a todos com a interpretação da canção “Era uma vez”.

Para quem não conferiu o evento, é possível ter acesso às apresentações pelos links abaixo. Tivemos um problema de conexão logo no início da apresentação das atividades do campus, mas que em nada tirou o mérito e a grandeza de todos os trabalhos apresentados.

Apresentação das atividade inclusivas realizadas no campus.

Abertura do I Seminário de Educação Inclusiva do IFTM