Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Alunos do Campus Udicentro conquistam seis premiações em Olimpíada de Matemática dos IFs
Início do conteúdo da página
Notícias

Alunos do Campus Udicentro conquistam seis premiações em Olimpíada de Matemática dos IFs

Estudantes ganharam quatro medalhas e duas menções honrosas na competição nacional

  • Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 09/12/2020 às 00:00
  • Última modificação 09/12/2020 às 09:29
Foram conquistadas uma medalha de ouro, uma de prata, duas de bronze e duas menções honrosas
Foram conquistadas uma medalha de ouro, uma de prata, duas de bronze e duas menções honrosas
Crédito: Divulgação

Estudantes do Campus Uberlândia Centro (Udicentro), do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), conquistaram mais um bom resultado em uma competição do conhecimento na área de Matemática. A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif) aconteceu nos meses de outubro e novembro, e seis estudantes do Campus conquistaram prêmios, sendo uma medalha de ouro (Guilherme Cabral de Menezes), uma medalha de prata (Gabriel Freitas Costantin), duas medalhas de bronze (Felipe Barcelos Ribeiro e Aliny Lara Almeida Ferreira), além de duas menções honrosas (Giovane Simamoto Lemes e Alicia Ferreira Maiolino).

A Omif é uma competição aberta a alunos regularmente matriculados no ensino técnico integrado ao ensino médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica. A olimpíada possui duas fases, mas exclusivamente na edição deste ano houve apenas uma prova, com o tema “A Matemática está em tudo”, que trouxe questões da matemática do ensino básico abordadas da perspectiva de outras áreas do conhecimento, tais como exatas, natureza, humanas e linguagens. Participaram estudantes de institutos federais de todo o território nacional e no Campus Udicentro foram 25 inscritos, sendo que 19 fizeram a prova.

O professor de Matemática Arinaldo de Oliveira, do Campus Udicentro, ressalta a importância do resultado para incentivar o interesse pela Matemática. “A participação dos estudantes foi muito positiva. É um resultado imensamente importante para o Campus, pois incetiva tanto os ganhadores como os demais alunos estudar Matemática e muitos deles gostam muito. O estímulo para o estudo é grande e muitas universidades vão passar a usar competições do conhecimento como a OMIF como critério de seleção, por isso o resultado é ainda mais significativo”, afirma Arinaldo, que incentivou a participação dos estudantes do IFTM Udicentro.

Sobre a Omif

A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) é uma competição de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica. A OMIF é realizada em duas etapas: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus da rede federal de educação profissional e tecnológica que é definido a cada ano para sediar a olimpíada do ano subsequente. Excepcionalmente, em 2020, devido à pandemia de Covid-19, a OMIF será realizada totalmente online.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página