Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Alunos do Campus Udicentro conquistam seis premiações em Olimpíada de Matemática dos IFs

Estudantes ganharam quatro medalhas e duas menções honrosas na competição nacional

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 09/12/2020 às 00:00
  • Última modificação 09/12/2020 às 09:29
Foram conquistadas uma medalha de ouro, uma de prata, duas de bronze e duas menções honrosas
Crédito: Divulgação

Estudantes do Campus Uberlândia Centro (Udicentro), do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), conquistaram mais um bom resultado em uma competição do conhecimento na área de Matemática. A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif) aconteceu nos meses de outubro e novembro, e seis estudantes do Campus conquistaram prêmios, sendo uma medalha de ouro (Guilherme Cabral de Menezes), uma medalha de prata (Gabriel Freitas Costantin), duas medalhas de bronze (Felipe Barcelos Ribeiro e Aliny Lara Almeida Ferreira), além de duas menções honrosas (Giovane Simamoto Lemes e Alicia Ferreira Maiolino).

A Omif é uma competição aberta a alunos regularmente matriculados no ensino técnico integrado ao ensino médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica. A olimpíada possui duas fases, mas exclusivamente na edição deste ano houve apenas uma prova, com o tema “A Matemática está em tudo”, que trouxe questões da matemática do ensino básico abordadas da perspectiva de outras áreas do conhecimento, tais como exatas, natureza, humanas e linguagens. Participaram estudantes de institutos federais de todo o território nacional e no Campus Udicentro foram 25 inscritos, sendo que 19 fizeram a prova.

O professor de Matemática Arinaldo de Oliveira, do Campus Udicentro, ressalta a importância do resultado para incentivar o interesse pela Matemática. “A participação dos estudantes foi muito positiva. É um resultado imensamente importante para o Campus, pois incetiva tanto os ganhadores como os demais alunos estudar Matemática e muitos deles gostam muito. O estímulo para o estudo é grande e muitas universidades vão passar a usar competições do conhecimento como a OMIF como critério de seleção, por isso o resultado é ainda mais significativo”, afirma Arinaldo, que incentivou a participação dos estudantes do IFTM Udicentro.

Sobre a Omif

A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) é uma competição de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica. A OMIF é realizada em duas etapas: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus da rede federal de educação profissional e tecnológica que é definido a cada ano para sediar a olimpíada do ano subsequente. Excepcionalmente, em 2020, devido à pandemia de Covid-19, a OMIF será realizada totalmente online.