Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Patos de Minas > Últimas Notícias > Solenidade de formatura simbólica dos cursos técnicos é realizada pelo IFTM Campus Patos de Minas

Evento foi realizado de forma remota

• Por IFTM Campus Patos de Minas
  • Publicado em 23/01/2021 às 16:00
  • Última modificação 29/01/2021 às 14:18
Solenidade de Formatura Simbólica
Crédito: Comissão de Cerimonial e Eventos – IFTM campus Patos de Minas /2020

Marcar a vida das pessoas é tarefa, às vezes, fácil; outras, difícil. Marcar, com qualidade, carinho e zelo já é conversa diferente! Como afirma a escritora Maya Angelou: “Eu aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse. As pessoas vão esquecer o que você fez. Mas as pessoas nunca esquecerão como você as fez sentir.”

Considerando essas sábias palavras, vamos fazer uma pequena reflexão sobre o ano de 2020. Sabemos que os nossos alunos estavam totalmente imersos em uma atmosfera de medo, desesperança, solidão, tristeza e estresse psicológico. Sem contar ainda que o tamanho da vontade de rever colegas e amigos era descomunal. Poder dar abraços apertados e andar descontraidamente pelo campus, sentar nas escadarias, rir do nada e de nada eram rotinas que estavam fazendo uma falta sem precedentes na vida deles.

Agora, imaginem um recorte nesse cenário escolar, e concentremos atenção somente nas turmas dos terceiros anos dos cursos técnicos em Eletrotécnica e em Logística, integrados ao Ensino Médio, do IFTM Campus Patos de Minas! Trata-se de 65 adolescentes que vivenciaram a situação mencionada, marcada por meses “intermináveis” de Covid 19, de aulas remotas, de trabalhos infinitos e de angústias; pela dúvida se haveria ou não o ENEM; pelo sonho de realizar a tradição de um ato simbólico de formatura; e pelo desejo frustrado de participar de uma confraternização final com familiares e amigos.

Foi pensando nessa conjuntura de desconforto “sentida na pele” e desejando, pelo menos minimizar a dor dos terceiros anos (os quais foram prejudicados pelo infortúnio histórico de vivenciar um ano que, na opinião deles, não aconteceu e não se ajustou à expectativa de liberdades e de sorrisos), que nós, integrantes da Comissão de Cerimonial e Eventos – IFTM Campus Patos de Minas /2020,  resolvemos, de um modo, muito sutil,  tocar o coração desses estudantes e fazê-los sentir a presença indelével do  IFTM, na vida de cada um deles. Fazê-los acreditar que são amados e que, no final, tudo será vitória para quem acredita no bem e na paz.

Decidimos, então, confeccionar uma lembrança, em forma de uma caixa artesanal, contendo alguns pequenos mimos. Acreditamos que cada detalhe dessa lembrança ficará guardada na mente desses 65 jovens formandos. Além disso, poder chamar o nome de cada um deles, em um evento remoto de formatura simbólica, tornou-se nossa missão.

E assim aconteceu. Conseguimos realizar o que parecia impossível: artisticamente compor caixas delicadas, mas com detalhes significativos, que lembrarão uma trajetória de três anos de IFTM, na vida discente de cada um deles; e fazer uma cerimônia remota, que se transformou em um show à parte, além de tocar profundamente os corações ávidos por abraços e afetos esperados. Embora, no evento, houvesse a distância física, a energia positiva e a vontade de abraçar os formandos compuseram o toque mais terno e sincero: aguardar o sorriso de cada câmera se abrindo para dizer, com o gesto do “eu estou aqui”, um verdadeiro “eu amo vocês”.

Portanto, agradecemos a todos os que contribuíram direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso da solenidade remota, no dia 20 de janeiro de 2021. E aos professores e servidores, cujo auxílio para a compra das caixas foi valioso, nossa sincera gratidão! Destacamos que essa diligência aos atos realizados, só foi possível porque amamos fazer, com ética, respeito e compromisso, a educação de qualidade que acontece, cotidianamente, no IFTM Campus Patos de Minas.

Comissão de Cerimonial e Eventos / 2020 – IFTM / PATOS DE MINAS

Mara Cristina Piolla Hillesheim