Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM lança editais de seleção de estudantes e servidores para intercâmbio no Canadá

São 3 editais de intercâmbio distintos para a comunidade acadêmica da instituição

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 04/03/2021 às 14:50
  • Última modificação 04/03/2021 às 15:48
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) abre processo interno simplificado para seleção de estudantes e servidores para intercâmbio de língua inglesa no Canadá. São 3 editais que contemplam processos seletivos distintos, sendo todos com duração de 4 semanas na Greystone College, parceira da Escola de Inglês ILSC Education Group, em Toronto, Canadá.

No edital nº 1, destinado a docentes de Língua Inglesa, são ofertadas 18 vagas. O objetivo é preparar os professores de inglês do IFTM para o Cambridge Teaching Knowledge Test – Cambridge TKT. O TKT é um teste de Cambridge referente ao ensino de inglês para falantes de outras línguas. O foco é o conhecimento básico do ensino de língua inglesa para alunos de diferentes níveis de ensino básico e superior, abordando, entre outros aspectos, diferentes metodologias para o ensino de línguas, diferentes formas de utilizar recursos didáticos, aspectos essenciais do planejamento de aulas/cursos, bem como métodos de gerenciamento de sala de aula para necessidades diversas.

No edital nº 2, voltado para servidores técnico-administrativos e docentes, são destinadas 36 vagas, sendo 18 para cada categoria de servidor. As vagas destinadas aos docentes não poderão ser preenchidas por professores da área de língua inglesa, considerando o edital nº 1. Além de melhorar o nível de conhecimento na língua inglesa, o intercâmbio contribuirá para aprimorar princípios administrativos fundamentais para um atendimento mais qualificado ao discente, uma abordagem mais adequada ao estudante intercambista e para a ocupação de funções e cargos de liderança.

Já o edital nº 3, destinado aos estudantes, oferta 8 vagas para alunos do Ensino Médio Integrado e 8 vagas para a graduação, totalizando 16 vagas. O objetivo do programa é oportunizar que discentes do IFTM melhorem seu nível de conhecimento em língua inglesa por meio de um curso intensivo do idioma e também ampliem sua compreensão cultural, acadêmica e profissional. O curso será custeado integralmente pelo estudante participante, conforme tabela de custos constante no edital, não sendo oferecido nenhum tipo de ajuda de custo por parte do IFTM.

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas 7 a 19 de março por meio do e-mail selecaointernacional@iftm.edu.br. Para a efetivação da inscrição, o servidores e alunos deverão enviar os documentos exigidos em seus respectivos editais. Todos os selecionados deverão custear os valores referentes aos custos da matrícula, ao curso e às passagens aéreas. O resultado final será publicado no site do IFTM no dia 30 de março. O curso terá início em 27 de setembro, com término em 22 de outubro.

O curso no Canadá

O curso a ser realizado na Greystone College, parceira da Escola de Inglês ILSC Education Group, Canadá (Toronto) é o curso TESOL-TKT Preparation Certificate with Cambridge TKT (Teaching English to Speakers of Other Languages Certificate with Cambridge Teaching Knowledge Test). O IFTM possui acordo de cooperação firmado com a referida escola canadense.

Acesse os editais das seleções e confira os pré-requisitos e demais informações completas.