Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aberto processo eleitoral para escolha dos membros do CONSUP do IFTM
Início do conteúdo da página
Notícias

Aberto processo eleitoral para escolha dos membros do CONSUP do IFTM

Órgão máximo da instituição é composto, dentre outros, por representantes da comunidade acadêmica e por egressos

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 29/03/2021 às 11:30
  • Última modificação 29/03/2021 às 11:42
Processo eleitoral para escolha dos membros do CONSUP do IFTM (Biênio 2021-2022)
Processo eleitoral para escolha dos membros do CONSUP do IFTM (Biênio 2021-2022)
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) anuncia abertura de processo eleitoral para escolha dos membros de seu Conselho Superior (CONSUP), órgão máximo da instituição de caráter deliberativo e consultivo, que tem por finalidade analisar e regular as diretrizes de atuação do IFTM, no âmbito acadêmico e administrativo, buscando o processo educativo de excelência.

O processo eleitoral ocorre para escolha de representantes da comunidade acadêmica e de egressos para mandato de 2 anos (2021-2022), sendo 6 representantes de docentes (3 titulares e 3 suplentes); 6 representantes de técnico administrativos (3 titulares e 3 suplentes); 6 representantes de discentes (3 titulares e 3 suplentes); e 4 representantes de egressos (2 titulares e 2 suplentes).

Interessados em se candidatar devem se inscrever, de 11 a 16 de março, por meio de requerimento próprio, devidamente assinado e enviado por e-mail à Comissão Eleitoral de seu campus, junto com os documentos listados em edital que regulamenta o processo eleitoral.

Podem concorrer às eleições, docentes, técnico administrativos, discentes e egressos de cada campus/reitoria (nesta apenas técnico administrativos) do IFTM que preencherem os seguintes requisitos: professores e técnico administrativos  efetivos em atividade; estudantes regularmente matriculados em curso regular, maiores de 16 anos de idade; egressos que concluíram pelo menos um curso regular oferecido no IFTM, desde que não possuam vínculo funcional ativo ou inativo com o IFTM, excluindo-se desta vedação ex-professores substitutos sem contrato vigente e que não estejam matriculados em curso regular.

Não podem se inscreverem como candidatos servidores afastados que estiverem em licença sem vencimentos; em afastamento para participação em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu no país ou no exterior; ou que estejam à disposição de outros órgãos.

Candidatos podem realizar campanha eleitoral seguindo o estabelecido no edital do referido processo eleitoral no período de 22 a 26 de março, sendo que aqueles que infringirem as normas estabelecidas poderão ser punidos pela Comissão Eleitoral de seu campus com advertência púbica ou cassação da inscrição da candidatura.

A votação é secreta e ocorre no dia 29 de março de forma virtual/eletrônica – nos termos da Resolução nº 089, de 20 de agosto de 2020 – por meio do sistema Helios Voting, acessível pelo Virtual IF, em virtude da pandemia da Covid-19. Entretanto, em cada campus e na reitoria haverá pelo menos 1 equipamento com internet para votantes impossibilitados de acessar algum dispositivo conectado à internet (smartphone, tablet ou computador), para garantia do direito ao voto.

Cada categoria da comunidade acadêmica só pode votar em representantes de sua própria categoria e apenas uma vez. Assim, docentes só podem votar em docentes; técnicos administrativos somente em técnicos administrativos; estudantes em estudantes; e egressos em egressos.

Estão aptos a votar professores e técnicos administrativos em atividade, estudantes regularmente matriculados em cursos regulares da instituição e egressos que concluíram pelo menos um curso regular oferecido no IFTM. Não podem votar empregados terceirizados; ocupantes de cargos de direção sem vínculo permanente com o IFTM; professores substitutos e temporários; estagiários sem vínculo acadêmico com a instituição; e bolsistas sem vínculo permanente com o IFTM.

Serão considerados eleitos (titulares e suplentes) candidatos que obtiverem o maior número de votos, sendo que também será observado o disposto no § 3º do Estatuto do IFTM, de modo que cada campus e/ou reitoria tenha no máximo 1 representante por categoria. Havendo mais de 1 servidor do mesmo campus ou da reitoria entre os três primeiros colocados, apenas o 1º será designado titular, passando o(s) outro(s) automaticamente para suplente(s).

O resultado preliminar das eleições do CONSUP será publicado no dia 30 de março e a homologação dos eleitos, no dia 6 de abril. Recursos do resultado preliminar poderão ser interpostos de 31 de março a 5 de abril conforme determinações do edital.

Para mais informações, acesse o edital na página do Conselho Superior do IFTM.

Sobre a composição do CONSUP

O Conselho Superior do IFTM é composto por membros natos e por representantes titulares e suplentes de docentes, de servidores técnico-administrativos, de discentes, de diretores-gerais, de pró-reitores, de egressos da instituição, de entidades patronais, de entidade de trabalhadores, do setor público e de ex-reitores. Esses membros são escolhidos por seus pares, mediante eleição, para mandatos de 2 anos, permitida 1 (uma) reeleição para o período imediatamente subsequente.

As reuniões, ordinárias e extraordinárias, são presididas pelo (a) reitor (a) em exercício.

Mais informações na página do CONSUP.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página