Aberto processo eleitoral para escolha dos membros do CONSUP do IFTM
Órgão máximo da instituição é composto, dentre outros, por representantes da comunidade acadêmica e por egressos

Crédito: Divulgação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) anuncia abertura de processo eleitoral para escolha dos membros de seu Conselho Superior (CONSUP), órgão máximo da instituição de caráter deliberativo e consultivo, que tem por finalidade analisar e regular as diretrizes de atuação do IFTM, no âmbito acadêmico e administrativo, buscando o processo educativo de excelência.
O processo eleitoral ocorre para escolha de representantes da comunidade acadêmica e de egressos para mandato de 2 anos (2021-2022), sendo 6 representantes de docentes (3 titulares e 3 suplentes); 6 representantes de técnico administrativos (3 titulares e 3 suplentes); 6 representantes de discentes (3 titulares e 3 suplentes); e 4 representantes de egressos (2 titulares e 2 suplentes).
Interessados em se candidatar devem se inscrever, de 11 a 16 de março, por meio de requerimento próprio, devidamente assinado e enviado por e-mail à Comissão Eleitoral de seu campus, junto com os documentos listados em edital que regulamenta o processo eleitoral.
Podem concorrer às eleições, docentes, técnico administrativos, discentes e egressos de cada campus/reitoria (nesta apenas técnico administrativos) do IFTM que preencherem os seguintes requisitos: professores e técnico administrativos efetivos em atividade; estudantes regularmente matriculados em curso regular, maiores de 16 anos de idade; egressos que concluíram pelo menos um curso regular oferecido no IFTM, desde que não possuam vínculo funcional ativo ou inativo com o IFTM, excluindo-se desta vedação ex-professores substitutos sem contrato vigente e que não estejam matriculados em curso regular.
Não podem se inscreverem como candidatos servidores afastados que estiverem em licença sem vencimentos; em afastamento para participação em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu no país ou no exterior; ou que estejam à disposição de outros órgãos.
Candidatos podem realizar campanha eleitoral seguindo o estabelecido no edital do referido processo eleitoral no período de 22 a 26 de março, sendo que aqueles que infringirem as normas estabelecidas poderão ser punidos pela Comissão Eleitoral de seu campus com advertência púbica ou cassação da inscrição da candidatura.
A votação é secreta e ocorre no dia 29 de março de forma virtual/eletrônica – nos termos da Resolução nº 089, de 20 de agosto de 2020 – por meio do sistema Helios Voting, acessível pelo Virtual IF, em virtude da pandemia da Covid-19. Entretanto, em cada campus e na reitoria haverá pelo menos 1 equipamento com internet para votantes impossibilitados de acessar algum dispositivo conectado à internet (smartphone, tablet ou computador), para garantia do direito ao voto.
Cada categoria da comunidade acadêmica só pode votar em representantes de sua própria categoria e apenas uma vez. Assim, docentes só podem votar em docentes; técnicos administrativos somente em técnicos administrativos; estudantes em estudantes; e egressos em egressos.
Estão aptos a votar professores e técnicos administrativos em atividade, estudantes regularmente matriculados em cursos regulares da instituição e egressos que concluíram pelo menos um curso regular oferecido no IFTM. Não podem votar empregados terceirizados; ocupantes de cargos de direção sem vínculo permanente com o IFTM; professores substitutos e temporários; estagiários sem vínculo acadêmico com a instituição; e bolsistas sem vínculo permanente com o IFTM.
Serão considerados eleitos (titulares e suplentes) candidatos que obtiverem o maior número de votos, sendo que também será observado o disposto no § 3º do Estatuto do IFTM, de modo que cada campus e/ou reitoria tenha no máximo 1 representante por categoria. Havendo mais de 1 servidor do mesmo campus ou da reitoria entre os três primeiros colocados, apenas o 1º será designado titular, passando o(s) outro(s) automaticamente para suplente(s).
O resultado preliminar das eleições do CONSUP será publicado no dia 30 de março e a homologação dos eleitos, no dia 6 de abril. Recursos do resultado preliminar poderão ser interpostos de 31 de março a 5 de abril conforme determinações do edital.
Para mais informações, acesse o edital na página do Conselho Superior do IFTM.
Sobre a composição do CONSUP
O Conselho Superior do IFTM é composto por membros natos e por representantes titulares e suplentes de docentes, de servidores técnico-administrativos, de discentes, de diretores-gerais, de pró-reitores, de egressos da instituição, de entidades patronais, de entidade de trabalhadores, do setor público e de ex-reitores. Esses membros são escolhidos por seus pares, mediante eleição, para mandatos de 2 anos, permitida 1 (uma) reeleição para o período imediatamente subsequente.
As reuniões, ordinárias e extraordinárias, são presididas pelo (a) reitor (a) em exercício.
Mais informações na página do CONSUP.
Últimas notícias
-
29/03/2021 às 09:53
Abertos editais do Programa de Assistência Estudantil na modalidade Auxílio para atenção à saúde e acessibilidade e para incentivo à cultura e ao esporte” – Projeto Inclusão Digital: conectividade
-
29/03/2021 às 21:30
Programa Pontes Americanas conecta servidores da Rede Federal aos EUA
-
29/03/2021 às 21:00
Carta aberta da Rede Federal à Câmara dos Deputados sobre o PL 5.595/2020
-
29/03/2021 às 00:00
Publicados resultados do Programa de Assistência Estudantil 2021 do Campus Udicentro
-
29/03/2021 às 09:30
Conif divulga os estudantes selecionados para bolsa de estudo integral na Espanha
-
29/03/2021 às 22:06
Publicado resultado preliminar do edital 01/2021 do Programa de apoio a projetos de extensão
Redes Sociais