Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Centro de Idiomas do IFTM oferta vagas remanescentes de cursos de idiomas gratuitos

São 795 vagas de espanhol, francês e inglês. Inscrições até 31 de março

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 30/03/2021 às 10:00
  • Última modificação 30/03/2021 às 10:04
Edital vagas remanescentes - Centro de Idiomas
Crédito: Divulgação

Interessados em fazer curso de idiomas gratuito têm entre os dias 15 e 31 de março para se inscreverem em processo seletivo para preenchimento de vagas remanescentes do Centro de Idiomas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

Serão ofertadas 795 vagas, distribuídas em cursos de Espanhol, Francês e Inglês nos níveis básico e intermediário. As vagas são para início no 1º semestre de 2021 e contemplam todos os campi e polos do IFTM: Campina Verde, Ituiutaba, Patos de Minas, Paracatu, Patrocínio, Uberaba, Uberaba Parque Tecnológico, Uberlândia, Uberlândia Centro, Polo Santa Vitória, Polo João Pinheiro e Polo Ibiá. O quadro de vagas completo está disponível no edital do processo seletivo na página de Ingresso do IFTM.

A instituição oferecerá 60% das vagas/curso/turma para candidatos oriundos de escola pública (federal, estadual ou municipal) com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (RV - reserva de vagas), 5% para pessoas com deficiência (PcD) e 35% para os demais candidatos (AC – ampla concorrência).

As inscrições devem ser feitas pela página de Ingresso da instituição e têm o valor de R$50,00, pago por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) exclusivamente no Banco do Brasil. Candidatos que estão cursando ou cursaram o ensino fundamental ou médio em escola da rede pública ou eram/são bolsistas integrais em escola particular e que possuam renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio ou candidatos que são inscritos no CadÚnico podem requerer a isenção da taxa de inscrição no período de 15 a 21 de março, conforme previsto no edital.

Podem se inscrever na seleção candidatos com idade igual ou superior a 13 anos, independente da escolaridade, seja aluno do IFTM ou não, desde que tenham conhecimento prévio necessário no idioma escolhido para estudar. Para a inscrição são necessários Documento de Identificação e CPF dos candidatos. Só serão aceitas inscrições para o preenchimento de vagas em um único idioma.

Seleção e resultados

A seleção se dará por meio de duas etapas: prova online, de caráter eliminatório, e entrevista online, de caráter eliminatório e classificatório.

A primeira etapa das provas será realizada no dia 11 de abril, das 9h às 10h30. O candidato deverá acessar o formulário disponibilizado na plataforma Google Forms, baixar a avaliação e, depois de concluir a sua resolução, finalizar o envio do formulário pela plataforma. Serão consideradas válidas as respostas enviadas até as 11h do mesmo dia. Em nenhuma hipótese, respostas enviadas após esse horário serão consideradas. O IFTM não se responsabiliza por dados digitados equivocadamente no formulário do Google Forms da avaliação da 1ª etapa. O candidato que digitar o cpf, nome e e-mail equivocados ou divergentes da inscrição na prova online poderá ser desclassificado do processo seletivo.

Nesta etapa de prova online, o candidato será submetido a um exame de 50 questões de múltipla escolha e somente estará apto a participar da segunda etapa – entrevista online – se ficar posicionado, no máximo, em classificação equivalente ao dobro de vagas por idioma disponível nesse Edital. Exemplo: Se este Edital tem, somadas, 35 vagas para o curso de inglês para determinado Campus, independentemente do nível a que são estas destinadas, serão classificados para a segunda etapa os 70 candidatos do curso de inglês deste Campus que mais pontos atingirem.

A segunda etapa das provas será realizada pelos candidatos aprovados na primeira etapa e acontecerá entre os dias 19 e 25 de abril. A entrevista será de no mínimo 5 minutos e no máximo 10 minutos e terá como base o conteúdo programático do Anexo IV no edital. O link de acesso à sala virtual das entrevistas será divulgado no dia 16 de abril de 2021, na página de ingresso da instituição. Os candidatos que não obtiverem a pontuação mínima de 60 pontos serão desclassificados deste processo seletivo.

É de responsabilidade do candidato, acompanhar e verificar os horários das entrevistas. O IFTM não se responsabiliza pelo acesso à internet do candidato e/ou atrasos. Durante a entrevista, o candidato deverá estar com a câmera ligada e mostrar seu documento de identificação oficial com foto para comprovação de identidade. Caso o candidato não abra a câmera, por qualquer motivo, ele será desclassificado do Processo Seletivo.

O resultado preliminar da primeira etapa está previsto para ser publicado no dia 11 de abril e o resultado definitivo no dia 14 de abril na página de Ingresso da instituição. O gabarito definitivo da segunda etapa será divulgado no dia 28 de abril. É de inteira responsabilidade dos candidatos o acompanhamento dos resultados e convocações.

Aulas

Durante o período da pandemia do Novo Coronavírus (COVID 19), o curso séra online. Mais informações disponíveis na página de Ingresso do IFTM e pelo e-mail ingresso@iftm.edu.br.