Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Centro de Idiomas do IFTM oferta vagas remanescentes de cursos de idiomas gratuitos
Início do conteúdo da página
Notícias

Centro de Idiomas do IFTM oferta vagas remanescentes de cursos de idiomas gratuitos

São 795 vagas de espanhol, francês e inglês. Inscrições até 31 de março

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 30/03/2021 às 10:00
  • Última modificação 30/03/2021 às 10:04
Edital vagas remanescentes - Centro de Idiomas
Edital vagas remanescentes - Centro de Idiomas
Crédito: Divulgação

Interessados em fazer curso de idiomas gratuito têm entre os dias 15 e 31 de março para se inscreverem em processo seletivo para preenchimento de vagas remanescentes do Centro de Idiomas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

Serão ofertadas 795 vagas, distribuídas em cursos de Espanhol, Francês e Inglês nos níveis básico e intermediário. As vagas são para início no 1º semestre de 2021 e contemplam todos os campi e polos do IFTM: Campina Verde, Ituiutaba, Patos de Minas, Paracatu, Patrocínio, Uberaba, Uberaba Parque Tecnológico, Uberlândia, Uberlândia Centro, Polo Santa Vitória, Polo João Pinheiro e Polo Ibiá. O quadro de vagas completo está disponível no edital do processo seletivo na página de Ingresso do IFTM.

A instituição oferecerá 60% das vagas/curso/turma para candidatos oriundos de escola pública (federal, estadual ou municipal) com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (RV - reserva de vagas), 5% para pessoas com deficiência (PcD) e 35% para os demais candidatos (AC – ampla concorrência).

As inscrições devem ser feitas pela página de Ingresso da instituição e têm o valor de R$50,00, pago por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) exclusivamente no Banco do Brasil. Candidatos que estão cursando ou cursaram o ensino fundamental ou médio em escola da rede pública ou eram/são bolsistas integrais em escola particular e que possuam renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio ou candidatos que são inscritos no CadÚnico podem requerer a isenção da taxa de inscrição no período de 15 a 21 de março, conforme previsto no edital.

Podem se inscrever na seleção candidatos com idade igual ou superior a 13 anos, independente da escolaridade, seja aluno do IFTM ou não, desde que tenham conhecimento prévio necessário no idioma escolhido para estudar. Para a inscrição são necessários Documento de Identificação e CPF dos candidatos. Só serão aceitas inscrições para o preenchimento de vagas em um único idioma.

Seleção e resultados

A seleção se dará por meio de duas etapas: prova online, de caráter eliminatório, e entrevista online, de caráter eliminatório e classificatório.

A primeira etapa das provas será realizada no dia 11 de abril, das 9h às 10h30. O candidato deverá acessar o formulário disponibilizado na plataforma Google Forms, baixar a avaliação e, depois de concluir a sua resolução, finalizar o envio do formulário pela plataforma. Serão consideradas válidas as respostas enviadas até as 11h do mesmo dia. Em nenhuma hipótese, respostas enviadas após esse horário serão consideradas. O IFTM não se responsabiliza por dados digitados equivocadamente no formulário do Google Forms da avaliação da 1ª etapa. O candidato que digitar o cpf, nome e e-mail equivocados ou divergentes da inscrição na prova online poderá ser desclassificado do processo seletivo.

Nesta etapa de prova online, o candidato será submetido a um exame de 50 questões de múltipla escolha e somente estará apto a participar da segunda etapa – entrevista online – se ficar posicionado, no máximo, em classificação equivalente ao dobro de vagas por idioma disponível nesse Edital. Exemplo: Se este Edital tem, somadas, 35 vagas para o curso de inglês para determinado Campus, independentemente do nível a que são estas destinadas, serão classificados para a segunda etapa os 70 candidatos do curso de inglês deste Campus que mais pontos atingirem.

A segunda etapa das provas será realizada pelos candidatos aprovados na primeira etapa e acontecerá entre os dias 19 e 25 de abril. A entrevista será de no mínimo 5 minutos e no máximo 10 minutos e terá como base o conteúdo programático do Anexo IV no edital. O link de acesso à sala virtual das entrevistas será divulgado no dia 16 de abril de 2021, na página de ingresso da instituição. Os candidatos que não obtiverem a pontuação mínima de 60 pontos serão desclassificados deste processo seletivo.

É de responsabilidade do candidato, acompanhar e verificar os horários das entrevistas. O IFTM não se responsabiliza pelo acesso à internet do candidato e/ou atrasos. Durante a entrevista, o candidato deverá estar com a câmera ligada e mostrar seu documento de identificação oficial com foto para comprovação de identidade. Caso o candidato não abra a câmera, por qualquer motivo, ele será desclassificado do Processo Seletivo.

O resultado preliminar da primeira etapa está previsto para ser publicado no dia 11 de abril e o resultado definitivo no dia 14 de abril na página de Ingresso da instituição. O gabarito definitivo da segunda etapa será divulgado no dia 28 de abril. É de inteira responsabilidade dos candidatos o acompanhamento dos resultados e convocações.

Aulas

Durante o período da pandemia do Novo Coronavírus (COVID 19), o curso séra online. Mais informações disponíveis na página de Ingresso do IFTM e pelo e-mail ingresso@iftm.edu.br.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página