Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aula magna marcou o início das aulas para novos mestrandos do ProfEPT

Aula magna marcou o início das aulas para novos mestrandos do ProfEPT

Palestra online sobre reforma trabalhista e seus impactos ocorreu no dia 8 de abril pelo canal do IFES no YouTube

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 12/04/2021 às 11:00
  • Última modificação 12/04/2021 às 11:41
Aula magna online do ProfEPT realizada no dia 8 de abril
Crédito: Divulgação

A palestra “A reforma trabalhista e seus impactos na precarização do trabalho em geral, bem como do trabalho docente" - com a professora titular aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Acácia Z. Kuenzer -, marcou o início formativo para os novos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na quinta-feira (8/4).

A aula inaugural das novas turmas foi transmitida pelo canal do Youtube no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A atividade teve uma breve cerimônia de abertura e contou com a participação do vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Cícero Nicácio do Nascimento Lopes. Assista aqui a transmissão da aula inaugura.

“Orgulho é a síntese do sentimento que melhor representa o ProfEPT. É importante frisar ainda que a coordenação nacional do programa é muito competente e o tem conduzido de forma magistral” destaca Cícero Nicácio. O programa é ofertado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, formada pelos Institutos Federais, pelos Centros Federais de Educação Tecnológica e pelo Colégio Pedro II, coordenado nacionalmente pelo Ifes.

O processo seletivo que culminou na aula inaugural do ProfEPT recebeu mais de 30 mil inscrições para as 913 vagas ofertadas nas 40 instituições associadas. “Encontrar uma maneira de fazer o programa não parar nesse período pandêmico foi um desafio e o Conif tem uma participação efetiva. Tivemos uma luta grande para chegar nesse momento”, destacou o reitor do Ifes e ex-presidente do Conselho, Jadir José Pela.

Objetivo principal do ProfEPT é a formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimentos como o desenvolvimento de produtos, por meio de pesquisas que integram os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. “O Profept chega em lugares que dificilmente chegaria um programa de mestrado. O programa tem uma visão de futuro e vai fazer a diferença na vida de cada estudante, como fez em todos os que já se formaram” comentou o coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog) do Conif, André Romero.

Assessoria de Comunicação do Conif
Texto: Marcus Fogaça
Revisão: Fernanda Torres

Fonte: https://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/4159-aula-magna-marca-o-inicio-das-aulas-para-novos-mestrandos-do-profept?Itemid=609