Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mapa de enfrentamento à COVID-19 é reconhecido como boa prática pela UNESCO-UNEVOC

Plataforma, lançada em junho de 2020 pelo Conif, reúne as ações da Rede Federal para o enfrentamento ao novo Coronavírus

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 03/05/2021 às 10:30
  • Última modificação 03/05/2021 às 10:59
Mapa de enfrentamento à COVID-19 da Rede Federal
Crédito: Divulgação

O Centro Internacional UNESCO-UNEVOC de Educação e Treinamento Técnico e Profissional reconheceu o Mapa “Rede Federal no Enfrentamento à COVID-19”, da Rede Federal, como um case de boa prática. O projeto foi desenvolvido por uma equipe do Fórum dos Gestores de Tecnologia da Informação (Forti) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com o apoio e trabalho conjunto com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

A plataforma, lançada em junho de 2020, reúne as ações da Rede Federal para o enfrentamento ao novo Coronavírus e pode ser acessada pelo endereço covid.redefederal.org.br. A proposta é difundir as iniciativas de combate ao vírus dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dos dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II para toda a comunidade acadêmica da Rede e, consequentemente, para o Brasil e o mundo.

A lista resume uma série de projetos como a produção de álcool (líquido e gel 70%) e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desenvolvimento de aplicativos para acompanhamento da evolução da COVID-19 e para facilitar o comércio dos mais variados setores no contexto de isolamento social, além da doação de alimentos e kits de higiene.

De acordo com a assessora de relações internacionais do Conif, Ana Carolina Oliveira, a submissão foi bem avaliada pela organização internacional, que já disponibilizou case em seu portal que reúne mais práticas promissoras e inovadoras em TVET.

No texto de submissão do projeto à UNESCO-UNEVOC, o Conif ressaltou que as atividades foram monitoradas por meio de um sistema, que ofereceu mais transparência para as ações, a fim de aumentar a cooperação entre as instituições. O documento frisa ainda que tal ação conseguiu redobrar os esforços no combate à COVID-19 em todas as localidades onde há um campus da Rede Federal.

Estiveram à frente do projeto a diretora de Tecnologia da Informação do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) e ex-coordenadora geral do Forti, Carla Pires, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFSP, Bruno Nogueira Luz, o diretor de Sistemas de Informação, Analista de TI do IFSP, Brunno dos Passos Alves, e os assessores internacionais dos Institutos Federais do Ceará e do Mato Grosso do Sul, Gutembergue Albuquerque e Flávio Rocha, respectivamente.

UNESCO-UNEVOC –  O centro é um dos sete institutos e centros da UNESCO. No Brasil, o Conif é um centro UNESCO-UNEVOC desde 2016 e o status que tem possibilitado a participação ativa da Rede Federal em relevantes debates mundiais na área educacional. Essa parceria tem incentivado ações que promovam resultados relevantes para o aumento da qualidade da educação profissional em todo o mundo.

Fonte: https://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/4195-mapa-de-enfrentamento-a-covid-19-e-reconhecido-como-boa-pratica-pela-unesco-unevoc?Itemid=609