Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico > Últimas Notícias > Seminário do IFTM promove desconstrução da ficção histórica da narrativa da classe dominante sobre o fim da escravidão
Início do conteúdo da página
Notícias

Seminário do IFTM promove desconstrução da ficção histórica da narrativa da classe dominante sobre o fim da escravidão

Com o tema Um olhar sobre a Educação: legado colonial e movimentos de reexistências, evento ocorre no dia 13 de maio

  • Por IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Publicado em 04/05/2021 às 00:00
  • Última modificação 06/05/2021 às 08:39
II Seminário Temático Desmistificando a Abolição do IFTM
II Seminário Temático Desmistificando a Abolição do IFTM
Crédito: Divulgação

Desconstruir a ficção histórica da narrativa da classe dominante sobre o fim da colonização no Brasil a partir da problematização da celebração do “13 de maio” é o objetivo do Seminário Desmistificando a Abolição promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da instituição e do Grupo de Estudos e Pesquisas Quilombo Neabi (GEPQUIN) do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico.

Com o tema Um olhar sobre a Educação: legado colonial e movimentos de reexistências, o evento, que este ano está em sua segunda edição, coloca em pauta o racismo científico. Assim, pretende-se refletir sobre o genocídio epistêmico no processo de conformação social, compreendendo-o como um legado da colonização que põe uma hierarquia de subalternização e inferiorização social em todos os âmbitos da vida de sujeitos negros, mesmo após 133 anos de assinatura da Lei Áurea no Brasil.

Nessa perspectiva, espaços escolares e acadêmicos são parte desse processo, seja com apagamento, silenciamento ou outras diversas ações que impulsionam a criação de uma identidade de negação para povos negros.

“Uma vez que a inserção da temática étnico-racial no currículo requer um processo disruptivo nos ritos pedagógicos, trazendo como paradigma um pensamento-outro em prol de uma educação antirracista, estarão em discussão movimentos de reexistências, de cunho contra-hegemônico ao pensamento eurocêntrico, pautados na abordagem decolonial”, explica Márcia Custódio, professora do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico e uma das idealizadoras e organizadoras do evento.

O II Seminário Desmistificando a Abolição acontece no dia 13 de maio, às 16h, com transmissão ao vivo pelo canal do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico no YouTube e é aberto para toda comunidade interna e externa. Para quem desejar certificado de participação, inscrições serão abertas no dia do evento, a partir das 14h.

Inscrições, mais informações e programação completa do II Seminário Temático Desmistificando a Abolição na página do evento.

Por Márcia Moreira Custódio



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página