Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Evento Dandara Tech discute as contribuições e desafios de mulheres negras na Ciência

Em roda de conversa mediada por uma estudante, professora da UFBA conversa sobre perspectivas e oportunidades

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 23/07/2021 às 00:00
  • Última modificação 23/07/2021 às 06:05
Crédito: Evento é gratuito e inscrições estão abertas no site

O Campus Uberlândia Centro (Udicentro), do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), já tem um importante evento no início do segundo semestre. No dia 04 de agosto acontece a Roda de Conversa Dandara Tech: Mulheres Negras nas Ciências e Tecnologias, com a cientista convidada Katemari Rosa da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mediação da estudante-bolsista Ana Vitória Vaz Santos, discente do 2º ano do curso técnico de Programação de Jogos Digitais no Campus. As inscrições para a atividade sao gratuitas e podem ser feitas pelo site https://iftm.edu.br/eventos/dandaratech.

O evento faz referência ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, que se comemora no dia 25 de julho em toda a América Latina. A data surgiu em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, realizado na República Dominicana. A data serv para refletir sobre os desafios e desigualdades experimentados pela Mulher Negra.

O Atlas da Violência no Brasil, de 2019, por exemplo, traz dados sobre violência contra mulher entre os anos de 2007 e 2017. Segundo o relatório, enquanto “a taxa de homicídios de mulheres não negras teve crescimento de 4,5% entre 2007 e 2017, a taxa de homicídios de mulheres negras cresceu 29,9%”. Esse é apenas um dos dados que ilustram a injustiça sofrida pelas mulheres negras no Brasil.

Sob a coordenação da professora Gyzely Lima, a atividade de extensão é uma ação do NEDSEG e NEABI do IFTM Campus Uberlândia Centro, com colaboração do NEABI do IFTM Campus Uberlândia. O evento começa com uma apresentação artística, segue com uma palestra da professora de física do Campus Samia Dantas e segue para a roda de conversa. A atividade oferece certificado para todos os participantes e acontece entre 15h e 17h, por meio do canal do Campus Udicentro no Youtube.