Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM se prepara para ampliação gradual e segura da retomada de suas atividades presenciais
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM se prepara para ampliação gradual e segura da retomada de suas atividades presenciais

Campi e reitoria da instituição apresentaram seus planejamentos no II Fórum dos Comitês Locais de Crise no último dia 9

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 17/09/2021 às 12:00
  • Última modificação 24/09/2021 às 11:02
Vice-reitora do IFTM, Marlene Jerônimo, e o diretor de Comunicação Social e Eventos do IFTM e membro do Comitê de Assessoramento e Monitoramento de Crise do IFTM, Jacson Ferreira, durante o II Fórum dos Comitês de Crise Locais da instituição
Vice-reitora do IFTM, Marlene Jerônimo, e o diretor de Comunicação Social e Eventos do IFTM e membro do Comitê de Assessoramento e Monitoramento de Crise do IFTM, Jacson Ferreira, durante o II Fórum dos Comitês de Crise Locais da instituição
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio do Comitê de Assessoramento e Monitoramento de Crise (CAMC), promoveu, na tarde do dia 9 de setembro, o II Fórum dos Comitês Locais de Crise da instituição, de forma on-line e com transmissão ao vivo pelo seu canal no YouTube.

O evento contou com a participação de servidores e estudantes do IFTM, que acompanharam a apresentação dos nove campi e da reitoria acerca de seus planejamentos e preparação para ampliação gradual e segura da retomada das atividades presenciais. Também houve relato de experiência de alguns campi que já iniciaram esse retorno. A comunidade acadêmica e familiares puderam interagir com perguntas, considerações e sugestões pelo chat do canal.

O fórum teve ainda a presença de autoridades da instituição, como a vice-reitora do IFTM, Marlene Jerônimo, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Bianca Gonçalves, e o pró-reitor de Ensino, Márcio Santana.

Bianca destacou a publicação da Instrução Normativa nº 34 do IFTM, no último dia 1º, que faz um apanhado de todas as legislações que estão vigentes atualmente sobre o retorno presencial gradual na instituição. “A partir dessa normativa, e de acordo com as realidades municipais, cada Comitê Local de Crise, presente nos nove campi e na reitoria do IFTM, está fazendo seu planejamento para tal retomada. O intuito desse fórum é, portanto, trazer o que está sendo discutido no âmbito desses comitês”.

Márcio reforçou que os campi do IFTM têm diferentes infra-estruturas, diferentes estratégias pedagógicas e formações docente, além de diferentes questões sanitárias e que, assim, todas essas variáveis devem ser levadas em consideração nesse momento também de desafios com o retorno gradual e seguro das atividades presenciais. “Nós trouxemos para o documento ‘Orientações sobre o planejamento e transição de ensino remoto para estratégias de ensino flexível híbridas nos cursos técnico de nível médio e de graduação do IFTM’, a palavra flexível, para mostrar essa ruptura e essa ressignificação, uma vez que entendemos que se tivéssemos um modelo único ou modelos próximos de retorno, poderíamos trazer problemas para um ou outro campus”.

A importância do diálogo constante entre Comitês Locais de Crise, comunidade acadêmica do IFTM e familiares foi relembrada por Santana. “Estamos novamente dialogando, conhecendo o que vai acontecer, para logo ali, a gente espera que seja o mais breve possível, termos o retorno totalmente presencial. Somos um só para vencermos esse momento, que é muito difícil e que gera muitas expectativas”, finalizou o pró-reitor.

Confira abaixo datas e mais informações sobre o retorno das atividades presenciais em cada campus do IFTM.

IFTM Campus Campina Verde

Previsão de retorno: 20 de setembro, embasado em Decreto Municipal 083/2021, de 29 de julho de 2021, que prevê essa data para retorno de atividades presenciais.

Retorno para quem:

- Estudantes: inicialmente e de preferência, aulas práticas para turmas de estudantes em último semestre dos cursos. As turmas serão divididas em, no máximo, 8 estudantes por vez, e se possível, essas aulas devem ocorrer ao ar livre. Os estudantes deverão apresentar declaração dos pais ou responsável, caso menor, ou declaração própria, caso maior, para frequentarem as aulas. Em hipótese alguma, os discentes são obrigados a frequentarem as aulas presenciais.

- Servidores Técnicos-Administrativos:  preferencialmente, 1 servidor por sala. Caso haja necessidade de trabalho de mais de 1 setor em determinado setor, deve-se colocá-los em horários diferentes.

Itens de retorno gradativo de responsabilidade dos estudantes:

- recipiente com água e álcool em gel de uso individual;

- máscaras de uso individual;

- distanciamento mínimo de 1,5 metros entre colegas e professor(a);

- não manter nenhum tipo de contato físico durante a permanência na instituição.

Itens de retorno gradativo de responsabilidade do campus:

- aferição de temperatura de todos os presentes;

- disponibilização de sabão líquido e álcool em gel nos ambientes comuns;

- limpeza e higienização dos ambientes comuns após as aulas;

- marcação e sinalização, por fitas, nas dependências do campus a fim de se evitar aglomerações.

Progressão do retorno gradativo:

Será mapeado diariamente a evolução da situação pandêmica no campus e no município. Posteriormente, desde que que a situação sanitária permita, segue-se com o retorno das aulas práticas das turmas de estudantes ingressantes, finalizando com o retorno de todas as atividades presenciais do campus, o que, por enquanto, ainda não tem data estabelecida.

Contato: dg.av.cvr@iftm.edu.br

IFTM Campus Ituiutaba

Previsão de retorno: a partir de outubro. A estrutura do campus está sendo adaptada para receber os discentes.

Retorno para quem:

- Estudantes: inicialmente, retornam as aulas práticas dos estudantes concluintes de cursos superiores que estão dependendo delas para se formarem. Em hipótese alguma, os discentes são obrigados a frequentarem as aulas presenciais.

- Servidores: inicialmente, retorna o corpo técnico, como professores, coordenadores de curso e técnicos-administrativos que estão à frente dos processos de ensino, como setores de apoio aos discentes, laboratórios, além de funcionários terceirizados da área de limpeza. Isso de acordo com as possibilidades de retorno de tais servidores.

Progressão do retorno gradativo:

Em um segundo momento, ocorrerão as aulas práticas que foram suspensas dos discentes não-concluintes, para, só após, serem retomadas as aulas dos cursos médios integrados.

Contato: dg.ituiutaba@iftm.edu.br

IFTM Campus Patos de Minas

Previsão de retorno: 04 de outubro, conforme Ofício Interno nº 62/2021, expedido pela Direção-Geral do campus em 08 de setembro de 2021.

Retorno para quem:

- Estudantes: aulas práticas para todos os anos do curso Técnico Concomitante em Eletrotécnica e Técnico Integrado em Eletrotécnica; aulas práticas para o terceiro ano do curso Técnico Integrado em Mineração; e aulas teóricas para o terceiro ano do curso Técnico Integrado em Logística. Em hipótese alguma, os discentes são obrigados a frequentarem as aulas presenciais. Estudantes de graduação em Administração continuam com aulas remotas.

- Servidores: abertura de setores de atendimento ao público, de forma presencial, mediante agendamento, conforme já vem ocorrendo: Coordenação de Registro e Controle Acadêmico; Núcleo de Apoio Pedagógico; Coordenações de Estágio, de Pesquisa, de Extensão; Coordenações de curso, Direção-Geral e também outros setores administrativos. Servidores da Coordenação de Apoio ao Estudante e da biblioteca farão atendimento e acompanhamento presencial dos discentes.

Progressão do retorno gradativo:

- Novembro e Dezembro: retorno das aulas práticas para todas as turmas do curso Técnico Concomitante em Eletrotécnica e Técnico Integrado em Eletrotécnica e do curso Técnico Integrado em Mineração. Retorno das aulas teóricas para todas as turmas do curso Técnico Integrado em Logística e do curso Técnico Integrado em Agroecologia. Estudantes de graduação em Administração continuam com aulas remotas.

- Realização presencial da Semana do Enem: 15 a 19 de novembro de 2021 e 22 a 26 de novembro de 2021.

Contato: dg.ptm@iftm.edu.br

IFTM Campus Paracatu

Previsão de retorno: 04 de outubro. A estrutura do campus está sendo adaptada para receber os discentes.

Retorno para quem:

- Estudantes: aulas práticas dos estudantes dos últimos períodos dos cursos de graduação Bacharelado em Engenharia Elétrica e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Desde que seja publicado novo decreto da Prefeitura Municipal, enquadrando a cidade na onda verde do Programa Minas Consciente, esse retorno também valerá para as aulas práticas do curso Técnico Integrado em Eletrônica e para algumas disciplinas práticas do terceiro ano do curso Técnico Integrado em Informática. As turmas de discentes serão divididas para se evitar aglomerações. Em hipótese alguma, os discentes são obrigados a frequentarem as aulas presenciais. Disciplinas teóricas continuam remotas para todos os cursos ofertados pelo campus até o final de 2021.

- Estudantes do Polo João Pinheiro: continuam com aulas remotas, pois decreto municipal vigente não autoriza o retorno às atividades presenciais.

- Servidores: será conversado com os servidores para verificação daqueles que desejam retornar. Todos os servidores do campus já estão com imunização contra COVID-19 completa.

Contato: dg.pct@iftm.edu.br

IFTM Campus Uberlândia

Previsão de retorno: a partir de 04 de outubro. A estrutura do campus está sendo adaptada para receber os discentes.

Retorno para quem:

- Estudantes: aulas práticas em campo e/ou laboratórios dos estudantes dos cursos de graduação, do curso Técnico Integrado em Agropecuária, do curso Técnico Integrado em Internet das Coisas e dos cursos de pós-graduações. Em hipótese alguma, os discentes são obrigados a frequentarem as aulas presenciais.

Progressão do retorno gradativo:

- Curso Técnico Integrado em Alimentos e Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente: retorno presencial após a imunização de servidores e estudantes.

Contato: dg.udi@iftm.edu.br

IFTM Campus Uberlândia Centro

Previsão de retorno: 07 de outubro. Entre os dias 04 e 06 de outubro, acontece a Semana de Ambientação e Planejamento das Atividades Híbridas, de forma presencial para docentes e remota para estudantes.

Retorno para quem:

- Estudantes: turmas de estudantes dos cursos de graduação em seus períodos finais e aulas práticas para estudantes de cursos técnicos concluintes em 2021.

- Servidores: escalonamento de servidores será apresentado no dia 17 de setembro.

Progressão do retorno gradativo:

-  de 08/11 a 19/11: retorno das aulas práticas para os demais estudantes de cursos técnicos e retorno das aulas para as demais turmas de graduação;

- a partir de 22/11: retorno das demais aulas para os estudantes de cursos técnicos.

Contato: dg.udicentro@iftm.edu.br

IFTM Campus Patrocínio

Comunicado oficial sobre o retorno às atividades presenciais na página do campus.

Contato: dg.ptc@iftm.edu.br

IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico

Comunicado oficial sobre o retorno às atividades presenciais na página do campus.

Contato: dg.av.upt@iftm.edu.br

IFTM Campus Uberaba

Comunicado oficial sobre o retorno às atividades presenciais na página do campus.

Contato: dg.ura@iftm.edu.br

Reitoria

Previsão de retorno: ampliação da retomada das atividades presenciais a partir de 13 de setembro, com o retorno efetivo de, no mínimo, uma pessoa por sala diariamente, e com distanciamento mínimo de 1,5 metros entre servidores, limitado a 30% da capacidade física total. Sugere-se a implementação de escala de revezamento nos setores em que houver menos espaçamento que os 1,5 metros, de maneira que todos possam comparecer presencialmente ao menos uma vez na semana, e de maneira que nenhuma sala fique sem servidores, em todos os dias.

Itens de retorno gradativo

- Limitação na utilização de espaços comuns, como refeitório, auditório, banheiros, entre outros, de forma a se evitar todos os tipos de aglomeração;

- Sinalização, limpeza, comunicação e demais procedimentos necessários para dar suporte à retomada.

Progressão do retorno gradativo:

Retorno de até 100% dos servidores a partir de 1º de outubro, desde que vacinados com as duas doses ou dose única, se for o caso, e tenha se passado o período de imunização (normalmente 15 dias após a última dose), dentro dos limites estabelecidos pela legislação.

Contato: comitecrise.rei@iftm.edu.br



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página