Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM lança processo seletivo para cursos técnicos de nível médio 2022/1

IFTM lança processo seletivo para cursos técnicos de nível médio 2022/1

São ofertadas 1843 vagas em diversos cursos. Inscrições prorrogadas até 08 de dezembro pela Internet

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 23/11/2021 às 15:00
  • Última modificação 26/11/2021 às 10:45
Imagem em formato de retângulo com fundo verde escuro, pequenos desenhos brancos, também ao fundo, remetendo a objetos de estudo e escola, e três estudantes do IFTM em destaque, sendo um pardo, um branco e uma preta, usando uniforme do IFTM e segurando também objetos de estudo nas mãos, como cadernos, tablets e lápis.
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) publica edital de seu processo seletivo para cursos técnicos de nível médio para início no primeiro semestre de 2022. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela Internet, por meio da página de Ingresso da instituição, até o dia 08 de dezembro.

São ofertadas 1843 vagas em diversos cursos, nas modalidades Integrado ou Concomitante ao Ensino Médio, distribuídas entre os nove campi e dois polos da instituição. Do total geral de vagas, o IFTM disponibiliza 60% para vagas reservadas, 35% para ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, a forma de seleção ainda acontece por meio de análise do histórico escolar, através da média das notas do 7º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências. Para o cálculo desta média, soma-se as notas obtidas nas referidas disciplinas e divide-se por 5. A classificação será feita pela ordem decrescente da média obtida pelo candidato, observando-se o número de vagas do quadro de distribuição de vagas e grupos de concorrência.

A taxa de inscrição no processo seletivo é de R$30,00 (trinta reais). O prazo para solicitar isenção da referida taxa foi até 08 de novembro. Lista com as inscrições homologadas no Programa de Isenção da Taxa de Inscrição pode ser conferida na página de Ingresso do IFTM.

Para validar a inscrição, o candidato necessita enviar os documentos exigidos no sistema de inscrições: Documento oficial com foto; Histórico escolar do ensino fundamental (cópia legível) ou declaração contendo as disciplinas e a média das notas obtidas pelo estudante no 7º ano do ensino fundamental ou, ainda, boletim de notas do 7º ano com carimbo e assinatura do responsável da escola. O candidato deve verificar o preenchimento correto dos dados informados no formulário de inscrição para não ser desclassificado.

Os candidatos aprovados nas vagas reservadas ou nas vagas para pessoas com deficiência devem comprovar essa condição no ato da matrícula e os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas passarão por banca de heteroidentificação para constatação da veracidade da autodeclaração.

O resultado preliminar estará disponível na página de Ingresso do IFTM no dia 04 de janeiro de 2022 e o resultado final, no dia 10 de janeiro.

Edital, Manual do Candidato e mais informações na página de Ingresso do IFTM.

Confira ainda, no canal do IFTM no YouTube, vídeos explicativos sobre grupos de concorrência e ações afirmativas, além de lives de apresentação de diversos cursos ofertados pela instituição.