Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Publicados editais de processo seletivo para pós-graduações Lato e Stricto Sensu do IFTM
Início do conteúdo da página
Notícias

Publicados editais de processo seletivo para pós-graduações Lato e Stricto Sensu do IFTM

São ofertadas 175 vagas para início no 1º semestre de 2022. Inscrições prorrogadas até 08 de dezembro pela Internet

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 23/11/2021 às 15:00
  • Última modificação 26/11/2021 às 10:51
Imagem em formato de retângulo com fundo em azul, verde e cinza, sobrepondo-se à foto de um homem negro sorrindo.
Imagem em formato de retângulo com fundo em azul, verde e cinza, sobrepondo-se à foto de um homem negro sorrindo.
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) publica editais de processo seletivo para cursos de pós-graduação Lato e Stricto Sensu para início no primeiro semestre de 2022. São ofertadas 175 vagas, sendo 160 para especializações e 15 para mestrado profissional. De acordo com as ações afirmativas da instituição, desse total, 20% destinam-se a candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), quilombolas e indígenas, independente de renda familiar e escola de origem, e 5%, a pessoas com deficiência (PcD), também independente de renda familiar e escola de origem.

As vagas das especializações estão distribuídas da seguinte forma: 30 para Gestão Estratégica de Negócios, no IFTM Campus Patrocínio; 25 para Gestão Ambiental: Diagnóstico e Adequação Ambiental, no IFTM Campus Uberaba; 35 para Controle de Qualidade em Processos Alimentícios, no IFTM Campus Uberlândia; 40 para Ensino de Ciências e Matemática, também no IFTM Campus Uberlândia; e 30 para Gestão, Supervisão e Orientação Escolar, no IFTM Campus Uberlândia Centro. As vagas do mestrado profissional são para o curso de Produção Vegetal, no IFTM Campus Uberaba. A depender da situação com a crise sanitária devido à pandemia da Covid-19, as aulas podem ser ministradas de forma remota.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela Internet, por meio da página de Ingresso da instituição, até o dia 08 de dezembro. A taxa de inscrição para participação nos referidos processos seletivos é de R$60,00 (sessenta reais) para as especializações e de R$80,00 (oitenta reais) para o mestrado, pagas em dinheiro exclusivamente no Banco do Brasil por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Os candidatos que não puderem arcar com esses valores podem solicitar isenção, de 25 de outubro a 10 de novembro, caso se enquadrem nos requisitos do Programa de Isenção da Taxa de Inscrição. Para isso, recomenda-se leitura atenta às orientações do edital.

Para inscrição são necessários documento oficial de identificação com foto e CPF dos candidatos, preenchimento de formulário de inscrição, pagamento da taxa de inscrição e envio, conforme editais, de documentos exigidos de acordo com o curso escolhido.

O resultado preliminar da seleção das especializações será divulgado a partir das 17h do dia 11 de janeiro, e o resultado final, a partir das 17h do dia 14 de janeiro, ambos na página de Ingresso do IFTM. Já em relação ao mestrado profissional, o resultado preliminar estará disponível no dia 17 de fevereiro, e o resultado definitivo, no dia 21 de fevereiro, também na referida página.

Os candidatos aprovados nas vagas reservadas ou nas vagas para pessoas com deficiência devem comprovar essa condição no ato da matrícula e os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas passarão por banca de heteroidentificação para constatação da veracidade da autodeclaração.

Mais informações na página de ingresso do IFTM e também no canal do YouTube, onde existem vídeos explicativos sobre grupos de concorrência e ações afirmativas, além de lives de apresentação de diversos cursos ofertados pela instituição.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página