Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Campus Uberlândia Centro tem dois professores em lista de pesquisadores mais produtivos e influentes
Início do conteúdo da página
Notícias

Campus Uberlândia Centro tem dois professores em lista de pesquisadores mais produtivos e influentes

Ranking alaborado pela organização AD Scientific avalia pesquisadores por produções individuais

  • Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 15/10/2021 às 00:00
  • Última modificação 15/10/2021 às 13:44
Elisa Ribeiro e Mayker Dantas são os dois professores do IFTM Udicentro que figuram em ranking
Elisa Ribeiro e Mayker Dantas são os dois professores do IFTM Udicentro que figuram em ranking
Crédito: Divulgação

O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), tem dois pesquisadores no ranking elaborado pela organização independente AD Scientific de cientistas mais influentes e produtivos. A professora Elisa Ribeiro e o professor Mayker Dantas figuram entre os cientistas ranqueados pela organização em função da produção de artigos científicos em suas áreas.

A metodologia de análise para formatação da classificação se baseia no rankeamento por meio do impacto dos trabalhos científicos. A lista elaborada pela AD Scientific analisa, por exemplo, o número de publicações do pesquisador em sua carreira, o número de publicações nos últimos cinco anos e o número de citações a partir desses trabalhos, de acordo com dados coletados em banco de dados como o Google Acadêmico. O IFTM tem outros seis pesquisadores na lista.

Os rankings da AD utilizam nove parâmetros e consideram 12 grandes áreas do conhecimento (com 256 divisões). Para a mais recente edição do levantamento, foram coletados dados de mais de 700 mil pesquisadores em quase 12 mil instituições localizadas em 195 países.

A professora Elisa Ribeiro concentra sua produção científica na área de gestão e ensino. Professora em dois mestrados no IFTM, sua produção está ligada principalmente às orientações acadêmicas e versam sobre questões como evasão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), avaliação de políticas públicas educacionais e avaliação de programas governamentais e seu impacto na EPT. Segundo a professora, figurar no ranking “significa a aprovação de um público específico que consulta essa temática. Meus artigos mais citados são no campo da epistemologia, que tratam da produção do conhecimento, procedimentos e levantamentos de dados. Há uma forte citação da minha área de pesquisa original, que é o campo das políticas de avaliação. É uma validação. É a comprovação da qualidade dos trabalhos”, afirma.

O professor Mayker Dantas, que atua na área da Química, destaca também a importância de se fazer pesquisa, sobretudo em um momento tão conturbado para a pesquisa científica brasileira. “Ser cientista trata-se de um ato de doar-se, fazer e acreditar na ciência que é concebida dentro de um laboratório e comemorar quando esta mesma ciência é abraçada pela comunidade científica e também pela sociedade em geral”, afirma. “Mesmo diante de tantas lutas e dificuldades, meus sinceros agradecimentos ao IFTM pelo apoio e incentivo prestados aos meus projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e a todos os órgãos de fomento especializados e que ainda se mantêm de ‘espinha ereta’ mostrando que a ciência brasileira é competente e não pode parar”, completa.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página