Processo Seletivo

Último dia de inscrição para processo seletivo 2022 de cursos de graduação do IFTM

Vagas são para início no 1º semestre de 2022. Inscrições até 14 de fevereiro pela Internet
Publicado em 07/02/2022 14:30 Atualizado em 27/07/2022 11:14
Legenda da imagem
Imagem retangular com fundo escuro e foto de uma estudante negra usando camiseta branca e mochila e segurando cadernos nas mãos
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) oferta 940 vagas para cursos de graduação em seu processo seletivo 2022. Interessados devem se inscrever exclusivamente pela Internet, por meio da página de Ingresso da instituição, de 25 de outubro de 2021 a 14 de fevereiro de 2022.

As vagas, para início no 1º semestre de 2022, contemplam todos os nove campi da instituição, com exceção do IFTM Campus Avançado Campina Verde, que oferece somente cursos técnicos de nível médio. Dessas, 60% são destinadas a candidatos optantes pelo sistema de reservada de vagas, 5% a pessoas com deficiência e 35% à ampla concorrência

Em decorrência da pandemia da Covid-19, a forma de ingresso nos cursos de graduação do IFTM continua sendo por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), agora dos anos de 2010 a 2021, desde que o candidato não tenha obtido nota 0 (zero) na redação. Candidatos que não tiverem tais notas, podem participar da seleção somente se já forem portadores de diploma de curso de nível superior.

A taxa de inscrição no processo seletivo é de R$50,00 (cinquenta reais). Candidatos que não puderem arcar com o valor podem solicitar isenção, de 25 de outubro a 8 de dezembro, caso se enquadrem nos requisitos do Programa de Isenção da Taxa de Inscrição. Para isso, recomenda-se leitura atenta às orientações do edital.

Para inscrição são necessários documento oficial de identificação com foto e CPF dos candidatos, preenchimento de formulário de inscrição, pagamento da taxa de inscrição e envio de documentos exigidos de acordo com a modalidade de inscrição escolhida.

O resultado preliminar da seleção será divulgado a partir das 17h do dia 18 de fevereiro de 2022, e o resultado final, a partir das 17h do dia 24 de fevereiro de 2022, ambos na página de Ingresso do IFTM.

Os candidatos aprovados nas vagas reservadas ou nas vagas para pessoas com deficiência devem comprovar essa condição no ato da matrícula e os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas passarão por banca de heteroidentificação para constatação da veracidade da autodeclaração.

Mais informações na página de ingresso do IFTM e também no canal do YouTube, onde existem vídeos explicativos sobre grupos de concorrência e ações afirmativas, além de lives de apresentação de diversos cursos ofertados pela instituição.