Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Centro de Idiomas do IFTM lança novo processo seletivo para cursos de idiomas gratuitos
Início do conteúdo da página
Notícias

Centro de Idiomas do IFTM lança novo processo seletivo para cursos de idiomas gratuitos

São ofertadas mais de 2000 vagas para comunidade interna e externa. Inscrições de 11 a 30 de novembro

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 23/11/2021 às 15:00
  • Última modificação 26/11/2021 às 10:51
Imagem retangular com fundo azul escuro e desenhos de 4 estudantes, 2 homens e 2 mulheres, segurando livros abertos em suas mãos, lendo-os.
Imagem retangular com fundo azul escuro e desenhos de 4 estudantes, 2 homens e 2 mulheres, segurando livros abertos em suas mãos, lendo-os.
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) lança novo processo seletivo para cursos de idiomas gratuitos para ingresso no 1º semestre de 2022. São ofertadas 2200 vagas nos cursos de inglês, espanhol, francês e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para a comunidade interna e externa para iniciantes e veteranos.

As inscrições para seleção de iniciantes devem ser realizadas entre os dias 11 e 30 de novembro de 2021 por meio da página de Ingresso da instituição e são gratuitas. Para inscrição são necessários documento oficial de identificação com foto e CPF dos candidatos, lembrando que só é possível realizar 1 (uma) inscrição. Podem participar da seleção de nível iniciante candidatos com idade igual ou superior a 13 anos, independente da escolaridade e de serem ou não alunos do IFTM. 

As mesmas condições de escolaridade e de idade são mantidas para a seleção de veteranos, porém, ela é exclusiva para estudantes que concluíram 1 (um) ou dois anos de estudo no Centro de Idiomas (CENID) da instituição ou para aqueles que não foram aprovados na língua estudada no ano letivo de 2021. Os interessados nesse processo seletivo devem se inscrever pelo Portal do Aluno em Processo Seletivo de “Cursos de Idiomas – Para Veteranos do Centro de Idiomas do IFTM 2022/1” em “Inscrição”, também de 11 a 30 de novembro de 2021, de forma gratuita.

Para o nível iniciante, são ofertadas 480 vagas, distribuídas em todos os campi e dois polos do IFTM: Campina Verde, Ituiutaba, Patos de Minas, Paracatu, Patrocínio, Uberaba, Uberaba Parque Tecnológico, Uberlândia, Uberlândia Centro, Polo João Pinheiro e Polo Ibiá. Dessas, 40% destinam-se à comunidade interna do Instituto (servidores e estudantes regulares de cursos técnicos, graduação e de pós-graduação, na modalidade presencial ou a distância); 35% para candidatos da comunidade externa; 20% a candidatos negros, quilombolas e indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Já para os veteranos são disponibilizadas 1720 vagas também distribuídas em todos os campi e polos da instituição.

Os candidatos inscritos nas vagas de iniciantes serão selecionados por meio de sorteio, que ocorre no dia 10 de dezembro de 2021, às 15h, de forma online com transmissão pelo canal do IFTM no YouTube. O resultado definitivo está previsto para ser publicado no dia 15 de dezembro, na página de Ingresso do IFTM, e as matrículas, em 1ª chamada, deverão ocorrer de 16 a 20 de dezembro. As vagas destinadas a veteranos serão preenchidas por ordem de inscrição e o resultado definitivo será publicado no dia 22 de dezembro, às 15h, também na referida página.

Aulas em 2022

Os cursos do CENID do IFTM são presenciais. Contudo, tais atividades podem ser realizadas de forma remota, se uma situação de excepcionalidade, como a vivenciada por ocasião do enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), vier a ocorrer novamente. Nesse caso, serão empreendidos esforços para atender às portarias ministeriais de cuidado sanitários e de distanciamento social.

Material didático gratuito em 2022

Em uma ação de valorização do processo de Internacionalização, desde 2020, o IFTM tem investido na compra de materiais didáticos para os estudantes do Centro de Idiomas. A proposta é garantir, na forma de empréstimo, o material didático para os discentes, de forma a possibilitar a total gratuidade dos cursos de idiomas da instituição.

Os estudantes selecionados nos cursos poderão, portanto, adquirir seu próprio material nas editoras ou, a partir de 2022, contar com o empréstimo dos materiais, sem qualquer custo, por parte do CENID. Informações adicionais sobre essa cessão do material didático poderão ser obtidas diretamente com os responsáveis pelo Centro de Idiomas nos próprios campi e polos em que ocorrerão as aulas.

“Depois de tempos de duro enfrentamento à pandemia e de profunda adaptação de nossos cursos às condições sanitárias impostas, o CENID retoma suas atividades presenciais no ano de 2022, com a segurança de ofertar qualidade de ponta no ensino-aprendizagem de idiomas e acesso irrestrito ao sonho de aprender uma língua adicional, visto que até mesmo o material didático será ofertado ao interessado. Com isso, de uma vez por todas, desburocratizamos o processo e ampliamos o alcance e a abrangência de nossos cursos sem qualquer barreira econômico-financeira imposta ao estudante”, afirma Edilson Pimenta, coordenador-geral do CENID do IFTM.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página