Dúvidas frequentes

1. Quem já trabalha na área precisa fazer estágio?

Não. Quem já trabalha na área do curso pode requerer o aproveitamento de atividades profissionais, basta organizar a documentação para a solicitação deste aproveitamento Deve ficar atento ao cronograma do campus.


2. A partir de qual período posso começar a fazer estágio?

Para iniciar o estágio o estudante deve estar regularmente matriculado e ter no mínimo 16 anos completos, além de estar no período correto de acordo com o PPC do seu curso. (Verificar junto à coordenação de curso ou coordenação de estágio).


3. Quantas horas de estágio preciso cumprir para formar?

Curso Duração (horas)
ADS 250
Gestão Comercial 120
Contabilidade (concomitante) 100
Adminstração (integrado) 120
Eletrônica (integrado) 120
Manutenção em informática (integrado) 120


4. A empresa precisa assinar a carteira do estagiário?

Não, estágio não gera vínculo empregatício. O documento que deve ser assinado pela empresa, pelo estagiário (e responsável quando menor) e pelo IFTM é o Termo de Compromisso, este documento á aprovado segundo a legislação do IFTM e a legislação brasileira sobre estágio, constitui o documento que regula e estabelece o compromisso de estágio entre a empresa e o estagiário.


5. O estágio é remunerado?

O estágio obrigatório (com obtenção de carga horária para concluir o curso) não precisa ser remunerado. Caso a empresa possua uma política de remuneração esta poderá ser aplicada.


6. Posso fazer estágio em mais de uma empresa?

O estudante pode estagiar em mais de uma empresa, desde que em períodos do ano diferentes, desde que cumpra no mínimo uma carga horária de 60 horas em cada empresa, e deve preencher todos os documentos (ou seja, abrir um processo de estágio) para cada empresa.


7. Posso fazer quantas horas de estágio por dia?

Conforme legislação vigente, o estagiário que está cursando disciplinas não pode exceder a carga horária diária de 6 horas e semanal de 30 horas, caso o estudante já tenho concluído todas as disciplinas do curso, poderá cumprir carga horária máxima diária de 8 horas e semanal de 40 horas.


8. Posso fazer estágio nas férias?

Sim, o estágio poderá ser realizado no período de férias escolares, desde que o processo de estágio seja iniciado junto à coordenação no semestre letivo anterior àquele período de férias, e o aluno esteja regularmente matriculado no período mínimo exigido para realização do estágio e possua no mínimo 16 anos de idade completos.


9. Quanto tempo tenho para apresentar meu estágio na banca?

A apresentação de estágio tem a duração mínima de 10 minutos e máxima de 15 minutos, ficando mais 15 minutos à disposição dos membros da banca para perguntas e considerações.


10. Como é realizada a banca de estágio?

O professor orientador convida dois professores para comporem a banca, que deve ser agendada conforme cronograma semestral. Os membros da banca fazem a leitura do relatório de estágio, e assistemà apresentação do aluno. Os professores podem fazer perguntas, considerações, sugestões, inclusive de correções e alterações no relatório de estágio.


11. Como é realizada a banca de estágio?

Supervisor de estágio é o profissional designado pela empresa para acompanhar o estudante todo o período de realização do estágio, é o supervisor quem determina as atividades que serão realizadas pelo estagiário, é ele também quem assina os documentos necessários, e avalia o desempenho do estudante junto à empresa.


12. Qualquer professor pode ser meu orientador de estágio?

Sim, qualquer professor que possua vínculo junto ao IFTM Campus Patrocínio: efetivo, substituto, temporário, e contratados (no caso do polo). O aluno deve procurar o professor pretendido com antecedência e consulta-lo sobre sua disponibilidade. É desejável que o professor escolhido tenha conhecimentos na área técnica do curso, ou na área de realização do estágio.


13. Terminei o estágio e agora?

O aluno que concluiu o estágio deve procurar o orientador, finalizar o relatório de estágio, regularizar sua situação junto à coordenação de estágio, entregar três cópias do relatório para a apreciação da banca, agendar a data da banca, se preparar para a apresentação (slides). Caso já tenha finalizado todo este processo, o estudante terá 10 dias úteis para entregar à coordenação de estágio a versão final de seu relatório. Feito isto o aluno está quite com esta coordenação e basta aguardar ou entrar em contato com o CRCA (Coordenação de Registro e Controle Acadêmico) do campus para concluir o curso (para os alunos que já encerraram todas as disciplinas).


14. Tenho que entregar mais algum documento após a banca?

Após a realização da banca de estágio o aluno terá 10 dias pra entrega do relatório final com as correções e ressalvas requeridas pela banca.


15. Como deve ser feita a entrega do relatório final de estágio?

A versão final do relatório de estágio deverá ser entregue em uma única via, impressa colorida, encadernada em capa dura preta. É importante que esta versão contenha a folha de aprovação.