Modelo de Negócio

Modelo de Negócio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) é uma instituição de ensino que se destaca por seu compromisso com a educação, a ciência e a tecnologia na região do Triângulo Mineiro e arredores. Seu modelo de negócio é orientado por valores como excelência acadêmica, inclusão social, inovação e sustentabilidade.

Educação de Qualidade Acessível: O IFTM tem como objetivo principal oferecer educação de qualidade acessível a todos os segmentos da sociedade. Por meio de seus cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, a instituição busca capacitar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento regional e nacional.

Diversidade de Cursos e Programas: O modelo de negócio do IFTM é baseado na diversidade de cursos e programas oferecidos. Desde cursos técnicos voltados para a formação profissional rápida até programas de pós-graduação que visam a pesquisa e a inovação, a instituição atende às diferentes demandas do mercado e da comunidade acadêmica.

Pesquisa e Inovação: O IFTM estimula a pesquisa e a inovação como pilares fundamentais de seu modelo de negócio. Através de projetos de pesquisa aplicada e parcerias com empresas e instituições, a instituição busca desenvolver soluções inovadoras que contribuam para o desenvolvimento econômico e social da região.

Extensão e Interação com a Sociedade: O IFTM também se destaca pela sua forte atuação em atividades de extensão e interação com a sociedade. Através de projetos e programas de extensão, a instituição leva o conhecimento acadêmico para além dos muros da universidade, promovendo o desenvolvimento local e o bem-estar da comunidade.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social: O IFTM incorpora princípios de sustentabilidade e responsabilidade social em seu modelo de negócio. A instituição busca reduzir seu impacto ambiental, promover a inclusão social e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, preparando seus alunos para serem cidadãos conscientes e responsáveis.

Em resumo, o modelo de negócio do IFTM é baseado na oferta de educação de qualidade, diversidade de cursos e programas, estímulo à pesquisa e inovação, interação com a sociedade, e compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Esses elementos fundamentais garantem o sucesso e a relevância da instituição no cenário educacional e socioeconômico do Triângulo Mineiro e além.

A figura a seguir apresenta de uma forma resumida, como a instituição utiliza seus recursos nos processos internos para criação de produtos e serviços para os nossos alunos e também para a sociedade: