Sobre

Atualizado em 07/03/2024 12h12

A Biblioteca do IFTM Campus Uberlândia Centro representa um papel importante na formação técnico-científica dos estudantes. Sua missão é promover a democratização do conhecimento, ofertando acesso à informação científica e fomentando o conhecimento nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Iniciou suas atividades em 2010, juntamente com a inauguração do então campus avançado Uberlândia e está aberta a toda comunidade para estudos e consulta local. As modalidades de empréstimo são estabelecidas conforme regulamento e funcionamento da biblioteca, sendo permitido o empréstimo domiciliar de livros apenas aos usuários vinculados ao IFTM campus Uberlândia centro.

Formada, inicialmente, por um pequeno acervo de livros recebidos por doação da FADE – faculdade anteriormente instalada no prédio - e pela transferência de alguns exemplares da Biblioteca do Campus Uberlândia, o acervo continua em desenvolvimento baseado, prioritariamente, na aquisição das bibliografias indicadas nos PPCs dos cursos oferecidos no campus, bem como, por obras de referência (dicionários), Multimeios (CD-ROM), TCCs, Teses, etc., disponibilizados para consulta no catálogo Sophia - Software de Gerenciamento do Acervo da Biblioteca. Conta também com o Repositório Institucional – RI, cuja finalidade é reunir toda a produção acadêmica e técnicocientífica do IFTM.

A biblioteca disponibiliza o acesso à Biblioteca Digital Minha Biblioteca para pesquisa de livros em diversas áreas do conhecimento.

Para pesquisa de revistas científicas, a Biblioteca disponibiliza o acesso ao Portal Capes e ao CAFe – Comunidade Acadêmica Federada, para uso remoto ao conteúdo assinado no Portal de Periódicos.

Está instalada em um espaço físico de 95 m² destinados aos serviços técnicos, atendimento, acervo e pesquisa. O ambiente dispõe de mesas para estudo, computadores para acesso à internet e consulta ao acevo. Possui espaços, terminal de consulta e balcão de atendimento acessível. Importante ressaltar que o acervo é de livre acesso, possibilitando ao usuário o manuseio das obras, o que confere autonomia na busca pelas informações.

Para que os usuários conheçam e utilizem todos os recursos disponíveis na biblioteca são oferecidas visitas orientadas aos alunos ingressantes, semestralmente. A biblioteca oferta, ainda, serviços de empréstimo domiciliar, consulta local, orientação na Normalização Bibliográfica, auxiliando os discentes quanto às dúvidas na padronização de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), confecção de fichas catalográficas aos alunos concluintes, orientação sobre o uso do Portal Capes e outras bases de dados online.

A equipe da Biblioteca é composta por um bibliotecário e um assistente de alunos.