Sustentabilidade

Neste espaço o usuário encontrará as informações referentes a atividades do IFTM relacionadas à questão da sustentabilidade, envolvendo atividades de órgãos colegiados, comissões, setores e temáticas, na medida em que forem implantadas.

COMISSÃO INTERNA DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA (CICE) – Decreto nº. 10.779/2021

A Comissão Interna de Conservação de Energia desenvolve as ações para a redução do consumo de energia elétrica, no atendimento ao Decreto nº 10.779/2021, que estabelece medidas e meta de 10 a 20% para a redução do consumo de energia elétrica no âmbito da administração pública federal no período de setembro de 2021 a abril de 2022, comparando com o mesmo período de 2018 e 2019.

Consumo comparativo de energia no IFTM – Setembro/2021 a Abril/2022

Relatório Final

Materiais de Sensibilização

Dicas do Iluminildo - Série de vídeos do personagem Iluminildo, criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, com dicas de como economizar e realizar o consumo consciente da energia elétrica.

Coleta Seletiva Cidadã

A coleta seletiva Cidadã integra as ações ambientais do IFTM, por meio da atuação de comissões em cada unidade realizando as ações educativas e de gestão para a separação e destinação dos resíduos recicláveis secos, fundamentadas no decreto n. 5.940, de 25 de outubro de 2006 e demais legislações vigentes.

Comissões da Coleta Seletiva Cidadã por Unidade do IFTM (Planilha com a relação das unidades, os integrantes, a portaria de designação e e-mail de contato)

Plano de Logística Sustentável

O Plano Diretor de Logística Sustentável - PLS se caracteriza como instrumento de governança, que estabelece a estratégia das contratações e da logística no âmbito do órgão ou entidade, considerando objetivos e ações referentes a critérios de sustentabilidade, nas dimensões econômica, social, ambiental e cultural. O PLS está fundamentado pelo Decreto nº 7.746, de 5 de Junho de 2012 e demais legislações vigentes.

A composição da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) do IFTM encontra-se na Portaria / REI / nº 355 de 16/03/2023

Eventos

Neste espaço o usuário encontrará a divulgação de eventos institucionais diretamente relacionados à sustentabilidade.

I Semana de Meio Ambiente do IFTM: aprofundando instrumentos para a sustentabilidade

Evento on line realizado nos dias 06 e 07 de junho de 2023, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O intuito do evento foi dar visibilidade às ações realizadas na instituição, além de capacitar nossos servidores em temas prioritários de atuação.

Mesa Redonda - Coleta Seletiva Cidadã: as ações de ampliação da coleta seletiva no âmbito do IFTM

Palestra - Licitações sustentáveis de acordo com a Lei 14.133/2021, com Carlos Henrique Benedito Nitão Loureiro, Procurador Federal do FNDE

Informativo IFTM Sustentabilidade

Espaço onde o usuário encontrará informações sobre temas relevantes para entendimento de algumas ações de sustentabilidade realizadas no âmbito do IFTM.

Informativo IFTM Sustentabilidade nº 1 - Coordenação de Sustentabilidade: Conheça as atribuições deste novo setor do IFTM

Informativo IFTM Sustentabilidade nº 2 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Informativo IFTM Sustentabilidade nº 3 - Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE) - IFTM: contexto, ações e resultados

Informativo IFTM Sustentabilidade nº 4 - Coleta seletiva, importância socioambiental e sua implantação no IFTM