No exercício profissional do licenciado em computação estão implícitas: a colaboração com profissionais de diversas áreas, a qualificação e o comprometimento com a gestão do processo de ensino-aprendizagem, a visão da complementaridade do processo educativo, da tecnologia e da ciência da computação, o estímulo à pesquisa, à criação, e ao investimento na própria formação.
Tem como objetivo formar professores com uma visão tecnológica em computação, para atuarem na educação básica: ensino fundamental, ensino médio, e ainda na educação profissional técnica de nível médio, na rede de ensino pública e privada.
Entendemos o licenciado em computação, em primeiro lugar, como um profissional ligado ao exercício do diálogo entre as unidades curriculares nos espaços da educação. Como tal, esse profissional agrega-se às equipes de coordenação pedagógica, nas quais atua de início, como um facilitador da introdução de novas tecnologias, não apenas no sentido prático (ou das práticas), mas particularmente no nível da discussão de metodologias e concepções. Nessa qualidade, a sua intervenção no plano das atividades de concepção, planejamento e gestão pedagógicas pode, ou não, ser definida como algo transitório, dependendo da maior ou menor dificuldade de amadurecimento da cultura tecnológica na comunidade em que atua.
Por outro lado, do ponto de vista da docência técnica e tecnológica, o lugar do profissional de informática também já é, de certa forma, conhecido. Multiplicam-se e espalham-se as experiências de cursos introdutórios ao uso dos laboratórios de informática nas instituições de ensino, e também de cursos voltados para a utilização de ferramentas de software e as mais diversas, integrados ou não ao currículo tradicional, com variados graus de sucesso. Também já não são novidade, no ensino médio, os cursos profissionalizantes de formação de técnicos em informática, generalistas ou já voltados para uma especialidade. Situar-se-ia o licenciado na incumbência de ocupar o espaço aberto pelos seus precursores, sejam eles docentes oriundos de outras licenciaturas, ou profissionais de informática convertidos em educadores. E o Parecer do Conselho Nacional de Educação apresenta claramente a atividade do licenciando em Computação como “visando ao ensino de Ciência da Computação nos níveis da Educação Básica e Técnico e suas modalidades e a formação de usuários da infraestrutura de software dos Computadores, nas organizações” (CNE, 2012, p.8).
Há, do nosso ponto de vista, um terceiro caminho de inserção do licenciado em computação, talvez menos explorado, mas não menos importante. Esse caminho seria a via da docência da computação enquanto ciência, ou seja, enquanto área do conhecimento própria, reconhecida no âmbito da educação básica com a mesma especificidade das áreas mais tradicionais – ou, numa perspectiva multidisciplinar, como mais uma matriz epistemológica a participar do diálogo dos saberes. Entendemos que a falta de cobertura desse campo do conhecimento pelo currículo escolar é uma lacuna severa.
Aspectos legais
O Curso de Licenciatura em Computação foi organizado obedecendo à seguinte legislação educacional:
• Lei nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN.
• Resolução CNE/CP nº 2/2015 - Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.
• Parecer CNE/CP nº 2/2015 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica.
• Resolução CNE/CES nº 5/2016 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da Computação, abrangendo os cursos de bacharelado em Ciência da Computação, em Sistemas de Informação, em Engenharia de Computação, em Engenharia de Softwere e de Licenciatura em Computação.
• Parecer CNE/CES nº 136/2012 – Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação.
• Parecer CNE nº 776/1997 - Orienta para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação.
• Lei nº 9.795/1999 – Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.
• Parecer CNE/CP nº 9/2001 - Trata das Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
• Parecer CNE/CP nº 21/2001 - Dispõe sobre a duração e carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
• Parecer CNE/CP nº 27/2001 – Dá nova redação ao item 3.6, alínea c, do Parecer CNE/CP nº 9/2001, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais p/ a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
• Parecer CNE/CP nº 28/2001 - Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior.
• Decreto nº 4.281/2002 - Regulamenta a Lei nº 9.795/1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências.
• Lei nº 10.741/2003 – Dispõe sobre o Estatuto do Idoso.
• Parecer CNE/CES nº 67/2003 - Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN dos cursos de graduação.
• Portaria MEC 2.051/2004 - Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.
• Resolução CNE/CP nº 1/2004 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana.
• Decreto 5.296/2004. Regulamenta as Leis 10.048/2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
• Decreto nº 5.626/2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
• Decreto nº 5.773/2006 - Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino.
• Parecer CNE/CES nº 261/2006 - Dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula e dá outras providências.
• Portaria Normativa MEC nº 40/2007 - Institui o e-Mec, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da educação superior no sistema federal de educação.
• Lei 11788/2008 – Dispõe sobre o estágio de estudantes.
• Lei nº 11.645/2008 - Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileiro e Indígena.
• Lei nº 11.892/2008 - Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.
• Decreto nº 7.037/2009 – Institui o Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH – 3 e dá outras providências.
• Portaria Normativa MEC nº 2/2010 - Institui e Regulamenta o Sistema de Seleção Unificada - SISU.
• Resolução CONAES Nº 1, de 17 de junho de 2010. Normatiza o Núcleo Docente Estruturante e dá outras providências.
• Decreto nº 7.611/2011 - Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.
• Resolução IFTM n° 22/2011 - Aprova o Regulamento de Estágio.
• Resolução IFTM nº 36/2011 - Aprova o Regulamento das Atividades Complementares.
• Resolução IFTM nº 131/2011 - Aprova o Regulamento dos Colegiados de Curso.
• Resolução IFTM nº 138/2011 - Aprova a Norma Regulamentadora Interna do Estágio Curricular não Obrigatório.
• Orientação Normativa nº 1/2011 – Estabelece procedimentos para elaboração e submissão de Projetos Pedagógicos de Cursos para apreciação da Pró-Reitoria de Ensino, aprovação no Conselho Superior e oferta e extinção de cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
• Resolução CNE/CP nº 1/2012 – Estabelece Diretrizes para a Educação em Direitos Humanos.
• Resolução CNE/CP nº 2/2012 – Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.
• Parecer CNE/CES nº 136/2012 - Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação.
• Resolução IFTM nº 33/2012 - Dispõe sobre a aprovação do regulamento de estágio curricular dos cursos de licenciatura.
• Resolução IFTM nº 72/2014 – Aprova a revisão/atualização do Regulamento da organização didático-pedagógica dos cursos técnicos de nível médio e de graduação do IFTM.
• Lei nº 13.146/2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
• Resolução IFTM nº 28/2015 - Versa sobre a revisão/atualização do regulamento das atividades complementares dos cursos.
• Resolução IFTM nº 29/2016 - Aprova a revisão/atualização do Regulamento Disciplinar do Corpo Discente do IFTM, a vigorar a partir do segundo semestre letivo de 2016.
E-mail da coordenação do curso: cclicenciatura.udicentro@iftm.edu.br
Além da Coordenação de curso, para sua gestão democrática e coletiva há o colegiado de curso e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) que atuam de forma colegiada para apoiar a gestão do curso de Licenciatura em Computação.
Matriz Curricular
1º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
66,00
-
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
33,00
33,00
LABORATÓRIO DE PRÁTICA DOCENTE I: CULTURA ESCOLAR E CULTURA DIGITAL
60,00
-
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
33,00
33,00
SISTEMAS PARA INTERNET
33,00
33,00
Subtotal
225,00
99,00
Subtotal Geral
324,00
2º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
33,00
33,00
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE
33,00
-
LABORATÓRIO DE PRÁTICA DOCENTE II: METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DA COMPUTAÇÃO
60,00
-
MATEMÁTICA DISCRETA
33,00
33,00
SISTEMAS OPERACIONAIS
66,00
-
TEORIAS DA APRENDIZAGEM
33,00
33,00
Subtotal
258,00
99,00
Subtotal Geral
357,00
3º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
ESTRUTURA DE DADOS
33,00
33,00
FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
66,00
-
LABORATÓRIO DE PRÁTICA DOCENTE III: EXPERIMENTAÇÕES EM PROGRAMAÇÃO NA ESCOLA
60,00
-
PRODUÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS-ACADÊMICOS
66,00
-
SOCIEDADE, TRABALHO E EDUCAÇÃO
66,00
-
TEORIA DA COMPUTAÇÃO
66,00
-
Subtotal
357,00
33,00
Subtotal Geral
390,00
4º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
BANCO DE DADOS
33,00
33,00
DIDÁTICA
33,00
33,00
ENGENHARIA DE SOFTWARE
33,00
33,00
LABORATÓRIO DE PRÁTICA DOCENTE IV: ROBÓTICA EDUCACIONAL E STEAM
66,00
-
PRODUÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL
66,00
-
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
33,00
33,00
Subtotal
264,00
132,00
Subtotal Geral
396,00
5º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
ANÁLISE DE DADOS EDUCACIONAIS
33,00
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I
34,00
66,00
EXTENSÃO I: CURSOS E OFICINAS
33,00
48,00
INTERFACE HUMANO COMPUTADOR
33,00
33,00
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
33,00
33,00
PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
66,00
-
Subtotal
232,00
180,00
Subtotal Geral
412,00
6º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
ESCOLA E CURRÍCULO
33,00
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II
34,00
66,00
EXTENSÃO II: CURSOS E OFICINAS
33,00
48,00
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E COMPUTACIONAL
33,00
33,00
LABORATÓRIO DE PRÁTICA DOCENTE V: COMPUTAÇÃO GRÁFICA
66,00
-
LIBRAS
33,00
33,00
Subtotal
232,00
180,00
Subtotal Geral
412,00
7º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
33,00
33,00
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III
34,00
66,00
EXTENSÃO III: EVENTOS
33,00
58,00
LABORATÓRIO DE PRÁTICA DOCENTE VI: EXPERIÊNCIA EM EAD
66,00
-
REDES DE COMPUTADORES
33,00
33,00
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
66,00
0,00
Subtotal
265,00
190,00
Subtotal Geral
455,00
8º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
33,00
-
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV
34,00
66,00
EXTENSÃO IV: EVENTOS
33,00
58,00
GESTÃO ESCOLAR
33,00
-
LABORATÓRIO DE PRÁTICA DOCENTE VII: AVAS, APLICATIVOS E JOGOS DIGITAIS
66,00
-
MÍDIAS EDUCACIONAIS
33,00
33,00
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO E COMPUTAÇÃO
66,00
-
Subtotal
298,00
157,00
Subtotal Geral
455,00
Unidade Curricular
CHT
CHP
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200,00
-
Total
2.331,00
190,00
Total Geral
2.521,00
1º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA I
33,00
-
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
50,00
16,00
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
33,00
33,00
MATEMÁTICA DISCRETA
66,00
-
PRODUÇÃO DE TEXTOS
33,00
-
SISTEMAS PARA INTERNET
33,00
33,00
Subtotal
248,00
82,00
Subtotal Geral
330,00
2º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
33,00
33,00
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
50,00
16,00
AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL
60,00
-
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
33,00
33,00
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
33,00
-
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA II
33,00
-
METODOLOGIA DO ENSINO DA COMPUTAÇÃO
33,00
33,00
TEORIAS DA APRENDIZAGEM I
20,00
13,00
Subtotal
295,00
128,00
Subtotal Geral
423,00
3º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
DIDÁTICA I
33,00
-
EDUCAÇÃO BRASILEIRA: LEGISLAÇÃO E SISTEMA
60,00
-
ESTRUTURA DE DADOS
33,00
33,00
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
33,00
-
LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS
33,00
33,00
PRÁTICA DE ENSINO DE COMPUTAÇÃO
50,00
50,00
ROBÓTICA EDUCACIONAL
20,00
30,00
TEORIAS DA APRENDIZAGEM II
20,00
13,00
Subtotal
282,00
159,00
Subtotal Geral
441,00
4º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
BANCO DE DADOS I
20,00
30,00
DIDÁTICA II
17,00
16,00
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE
33,00
-
ENGENHARIA DE SOFTWARE I
20,00
13,00
MÍDIAS EDUCACIONAIS
40,00
20,00
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
33,00
33,00
SISTEMAS OPERACIONAIS
30,00
20,00
TEORIA DA COMPUTAÇÃO
40,00
26,00
Subtotal
233,00
158,00
Subtotal Geral
391,00
5º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
BANCO DE DADOS II
17,00
16,00
ENGENHARIA DE SOFTWARE II
20,00
13,00
ESTÁGIO CURRICULAR I
100,00
100,00
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E COMPUTACIONAL
33,00
33,00
METODOLOGIA CIENTÍFICA
33,00
-
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
33,00
-
PROFISSÃO E FORMAÇÃO DOCENTE
33,00
-
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
20,00
13,00
Subtotal
289,00
175,00
Subtotal Geral
464,00
6º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
ANÁLISE DE DADOS EDUCACIONAIS
17,00
16,00
ENGENHARIA DE SOFTWARE APLICADA A AMBIENTES EDUCACIONAIS
17,00
16,00
ESCOLA E CURRÍCULO
17,00
16,00
ESTÁGIO CURRICULAR II
100,00
100,00
INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR
33,00
33,00
PRODUÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL
17,00
16,00
PROJETO DE LICENCIATURA
33,00
33,00
PROJETOS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
30,00
30,00
Subtotal
264,00
260,00
Subtotal Geral
524,00
7º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
13,00
20,00
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
66,00
-
ESTÁGIO CURRICULAR III
100,00
100,00
FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
40,00
20,00
LIBRAS
33,00
33,00
REDES DE COMPUTADORES I
33,00
33,00
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
33,00
33,00
Subtotal
318,00
239,00
Subtotal Geral
557,00
8º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
AMBIENTES E COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
13,00
20,00
ESTÁGIO CURRICULAR IV
100,00
100,00
GESTÃO ESCOLAR
33,00
33,00
REDES DE COMPUTADORES II
33,00
33,00
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO E COMPUTAÇÃO
33,00
33,00
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
33,00
33,00
Subtotal
245,00
252,00
Subtotal Geral
497,00
Unidade Curricular
CHT
CHP
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200,00
-
Total
2.374,00
285,00
Total Geral
2.659,00
1º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
60,00
-
INGLÊS PARA FINS ACADÊMICOS
15,00
30,00
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
45,00
15,00
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
30,00
45,00
MATEMÁTICA DISCRETA
60,00
-
METODOLOGIA CIENTIFICA
30,00
-
PRODUÇÃO DE TEXTOS
45,00
-
Subtotal
285,00
90,00
Subtotal Geral
375,00
2º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
30,00
45,00
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
45,00
15,00
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
45,00
15,00
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
30,00
-
METODOLOGIA DO ENSINO DA COMPUTAÇÃO
45,00
45,00
SISTEMAS PARA INTERNET
45,00
-
TEORIAS DA APRENDIZAGEM I
30,00
15,00
Subtotal
270,00
135,00
Subtotal Geral
405,00
3º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
DIDÁTICA
30,00
30,00
ESTRUTURAS DE DADOS
45,00
30,00
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
30,00
-
LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS
30,00
30,00
PRÁTICA DE ENSINO DE COMPUTAÇÃO
60,00
60,00
ROBÓTICA EDUCACIONAL
30,00
30,00
TEORIAS DA APRENDIZAGEM II
20,00
10,00
Subtotal
245,00
190,00
Subtotal Geral
435,00
4º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
BANCO DE DADOS I
30,00
15,00
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE
45,00
-
INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR
30,00
30,00
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
60,00
-
REDES DE COMPUTADORES I
30,00
30,00
SISTEMAS OPERACIONAIS
30,00
30,00
TEORIA DA COMPUTAÇÃO
45,00
15,00
Subtotal
270,00
120,00
Subtotal Geral
390,00
5º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
BANCO DE DADOS 2
20,00
25,00
ENGENHARIA DE SOFTWARE
45,00
30,00
ESCOLA E CURRÍCULO
15,00
15,00
ESTÁGIO CURRICULAR I
100,00
100,00
PROFISSÃO E FORMAÇÃO DOCENTE
15,00
15,00
REDES DE COMPUTADORES II
30,00
30,00
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
45,00
15,00
Subtotal
270,00
230,00
Subtotal Geral
500,00
6º período
Unidade Curricular
CHT
CHP
ANÁLISE DE DADOS EDUCACIONAIS
15,00
15,00
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
60,00
-
ENGENHARIA DE SOFTWARE APLICADA A AMBIENTES EDUCACIONAIS
O curso passou por uma revisão/atualização do Projeto Pedagógico do Curso e que está em vigor a partir do ano de 2017. Foi uma oportunidade de rever alguns conceitos e propostas metodologicas, assim como incluir novos conteúdos que podem contribuir para uma melhor atuação profissional do egresso. No ENADE 2017 o curso receber conceito 5, que é o valor máximo.