Docência Para A Educação Profissional e Tecnológica
O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) é uma oferta do IFTM campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, com financiamento da Setec/MEC. Tem como objetivo habilitar graduados, bacharéis e/ou tecnólogos que atuam ou pretendem atuar na educação profissional e tecnológica, especialmente nos Cursos Técnicos de Nível Médio.
Assim, docentes da Educação Profissional e Tecnológica já graduados (em grau de bacharel ou tecnólogo), mas sem licenciatura; potenciais docentes de EPT também já graduados e sem formação inicial; além de profissionais da EPT que necessitam de atualização ou qualificação constituem o público-alvo deste projeto de formação para docência na Educação Profissional e Tecnológica.
Informações sobre o curso
Perfil do egresso
Ao fim do curso, o egresso estará capacitado para implementar as seguintes competências:
- Preparar uma aula ou atividade equivalente, teórica e prática, constante de um Projeto Pedagógico de Curso Técnico;
- Lecionar com desenvoltura as atividades constantes da sua área de formação;
- Elaborar planos de ensino e planos de aula para as unidades a que estiver habilitado a lecionar;
- Elaborar e implementar um processo avaliativo afinado aos princípios gerais da Educação Profissional;
- Aplicar recursos tecnológicos e da Educação a Distância em atividades educativas;
- Participar do planejamento educativo de sua instituição de ensino;
- Planejar e executar projetos de pesquisa e de extensão, articulados ao ensino, em Educação Profissional;
- Organizar e compor equipe de trabalho para elaboração de projetos pedagógicos de cursos técnicos de nível médio presenciais ou a distância;
- Inserir-se no campo de estudo “Educação Profissional e Tecnológica”, por meio de sua epistemologia, didática, metodologia e práxis;
- Planejar e implementar práticas pedagógicas inclusivas para estudantes com deficiência, garantindo acesso aos componentes curriculares trabalhados a todos.
Aspectos legais
A oferta do DocentEPT, no âmbito da Capes/UAB, segue a legislação em vigor do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e as instituições participantes da oferta devem integrar a UAB e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cada instituição ofertante é certificadora do Curso de Pós-graduação em Docência para a EPT. Para isso, são utilizados os polos de apoio presencial da UAB e as equipes são constituídas de acordo com a Portaria CAPES nº 102/2019, a Portaria CAPES nº 183/2016 e a Instrução Normativa nº 2/2017-CAPES.
Legislações que regulamentam o curso:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, lei nº 9394/1996) que determina que o magistério da educação básica seja exercido por professores habilitados para adocência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio.
Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.
Parecer nº 564/2015, de 10/12/2015 - Diretrizes e Normas Nacionais para a oferta de Programas e Cursos de Ensino Superior na modalidade a Distância.
Resolução CNE/CES nº 1/2016, de 11/03/2016 – Estabelece as Diretrizes e Normas Nacionais para a oferta de Programas e Cursos de Ensino Superior na modalidade a Distância.
Decreto nº 5.800/2006 de 08 de junho de 2006. Regulamenta sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB.
Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que regulamenta o ensino na modalidade a Distância (art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996).
RESOLUÇÃO Nº 27/2019, DE 27 DE MARÇO DE 2019 regulamento dos cursos de pós-graduação lato sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
Gestão do Curso
Matriz Curricular
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA | 30,00 | - |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 15,00 | - |
TRABALHO-EDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E DIDÁTICOS I | 30,00 | - |
TRABALHO-EDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E DIDÁTICOS II | 30,00 | - |
Subtotal | 105,00 | 0,00 |
Subtotal Geral | 105,00 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
A DOCÊNCIA NA EPT: CONTINGÊNCIAS HISTÓRICAS E PRÁTICAS INSPIRADORAS | 30,00 | - |
PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS NA EPT: TEORIAS E DIDÁTICAS | 30,00 | - |
PRÁTICAS EDUCATIVAS INTEGRADORAS NA EPT: TEORIAS E DIDÁTICAS | 30,00 | - |
PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EJA-EPT: TEORIAS E DIDÁTICAS | 30,00 | - |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 15,00 | - |
Subtotal | 135,00 | 0,00 |
Subtotal Geral | 135,00 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
A PESQUISA E A EXTENSÃO NO TRABALHO PEDAGÓGICO DA EPT: TEORIAS E DIDÁTICAS | 30,00 | - |
ORIENTAÇÃO DE TCC | 30,00 | - |
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PERMANÊNCIA E ÊXITO DISCENTE NA EPT: TEORIAS E DIDÁTICAS | 30,00 | - |
PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS, PLANOS DE ENSINO E AVALIAÇÃO DA EPT: TEORIAS E DIDÁTICAS | 30,00 | - |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III | 30,00 | - |
Total | 390,00 | 0,00 |
---|---|---|
Total Geral | 390,00 |
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
AMBIENTAÇÃO EM EAD | 30,00 | - |
DIDÁTICA PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | 60,00 | - |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E TEORIAS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | 60,00 | - |
EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | 60,00 | - |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | 60,00 | - |
Subtotal | 270,00 | 0,00 |
Subtotal Geral | 270,00 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
LIBRAS | 30,00 | - |
PESQUISA E EXTENSÃO TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | 45,00 | - |
PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | 45,00 | - |
PROJETO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | 60,00 | - |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 30,00 | - |
Subtotal | 210,00 | 0,00 |
Subtotal Geral | 210,00 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
DEFESA TCC - DOCENTEPT | 1,00 | - |
Total | 481,00 | 0,00 |
---|---|---|
Total Geral | 481,00 |
Projeto pedagógico
Informações complementares
Público alvo e duração do curso
O público-alvo é constituído prioritariamente por graduados, sendo preferencialmente bacharéis e tecnólogos, que atuam ou pretendem atuar na educação profissional, com destaque para o magistério nos cursos técnicos de nível médio das redes públicas de educação profissional e tecnológica. O segundo público alvo preferencial são professores com a mesma formação que atuarão no quinto itinerário do ensino médio das redes públicas estaduais.
O curso é no formato EaD e os encontros presenciais serão divulgados posteriormente pela Coordenação de Curso.
A duração mínima do curso é de 12 meses.