Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – Profept
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.
Informações sobre o curso
Apresentação
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), cujo princípio se embasa na oferta de cursos, currículos e programas direcionados ao mundo do trabalho, se configura como importante canal de acesso à qualificação profissional e está incluída na pauta das políticas públicas do Governo Federal.
Diante da importância do ensino profissional para o desenvolvimento do país, diversas modificações e debates sobre essa modalidade de ensino vêm permeando sua história. Desde os primórdios da criação de cursos voltados para o ensino de profissões no Brasil, perpassa o debate sobre critérios e estratégias para a sua oferta.
Ao longo de sua história centenária, a EPT passou por reorganizações institucionais que culminaram em 2008, com a institucionalização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) pela Lei nº 11.892, cuja composição engloba os 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), o Colégio Pedro II (CPII), 24 Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Alinhada com as políticas governamentais, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), vem coordenando uma ampla e diversificada agenda para a EPT. Nesse contexto, a RFEPCT e os IFs, alicerçados na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, contribuem na formação de mão de obra qualificada e na proposição, elaboração e aplicação de práticas, técnicas e produtos em parceria com os setores produtivos, sociais e culturais. No tocante aos IFs, esses se constituem em importantes indutores de desenvolvimento local, regional e nacional, uma vez que são instituições habilitadas para a oferta de formação profissional e tecnológica, de pesquisa aplicada, da extensão, da produção cultural, do empreendedorismo e do desenvolvimento científico e tecnológico.
Para que cumpra sua missão, além do processo de reorganização institucional, houve uma acentuada expansão da RFEPCT, iniciada em 2003 e consolidada pela publicação da Lei nº 11.892/2008, tornando possível a interiorização dos IFs. A partir de 2011, uma nova etapa de expansão foi iniciada na RFEPCT, com a construção de 208 novas unidades.
Ademais, nesse período, a expansão da RFEPCT foi intimamente vinculada ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), o que permitiu uma ampliação da oferta de vagas em cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC), de modo a estimular, ainda mais, a interiorização e a democratização de acesso a essas vagas.
Atualmente, a RFEPCT atua em todas as Unidades Federativas do país, com 562 unidades em 512 Municípios, a RFEPCT atende à educação básica, superior e profissional, preparando os alunos para atuar em vários setores da economia, ofertando cursos em várias modalidades, na forma presencial e a distância, desde o ensino médio até a pós-graduação, a fim de possibilitar o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos tanto vertical como horizontal. A RFEPCT, assim, garante a presença da EPT em locais desassistidos de formação técnica e tecnológica, que também exigem trabalhadores qualificados.
Para democratizar o acesso ao ensino técnico e promover a profissionalização dos jovens e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento do país, um grande e heterogêneo número de profissionais compõem o quadro da RFEPCT, o qual compreende, segundo levantamento de fevereiro de 2015, 30.862 docentes e 28.944 técnicos-administrativos.
Diante de tal panorama, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) envida esforços para organizar ações de fomento à qualificação da RFEPCT, por meio de Programa de Desenvolvimento Institucional para a Rede Federal.
Porém, com vistas ao desenvolvimento de uma política para a atuação da RFEPCT no Sistema Nacional de Pós Graduação, a SETEC/MEC desenvolveu Diretrizes para iniciativas da Pós-graduação em Associação ou em Rede, desenvolvidas a partir de parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) que realizou, por meio do CETREDE (Centro de Treinamento e Desenvolvimento, vinculado à Universidade Federal do Ceara, UFC), um estudo com profissionais de renomada atuação no desenvolvimento da pós-graduação no Brasil.
De acordo com o estudo, “existe o potencial dos Institutos Federais para o desenvolvimento da pós-graduação com caráter profissional e da pesquisa aplicada e dirigida para o equacionamento de problemas concretos do mundo da produção e dos serviços”.
Diante do fato, o estudo constatou que, no início de 2014, a RFEPCT contava com 25.152 docentes. Desses, 19,4% possuíam o título de Doutor – 4.877 professores – e 48,2% possuíam o título de Mestre – 12.124 docentes, em todas as modalidades de jornada de trabalho. No mesmo ano, 8.151 docentes não possuíam qualquer título de pós-graduação stricto sensu. Estimando, portanto que, à época, que mais de 20.275 docentes deveriam ser contemplados num Plano de Qualificação institucional, em face da exigência legal do título de Doutor para o acesso dos servidores aos níveis superiores da carreira.
Além dos docentes, o estudo destaca, ainda em relação aos dados de 2014, que a RFEPCT possuía 22.500 servidores técnico-administrativos. As informações sobre escolaridade destes servidores mostram que 59,5% possuem um curso de nível superior; 2,8% obtiveram Mestrado; e 0,2% obteve o grau de Doutorado. Os dados referentes aos servidores técnico-administrativos sugerem um grande contingente de potenciais candidatos a uma pós-graduação stricto sensu, especialmente o Mestrado.
Apesar de o diagnóstico ter sido realizada no início de 2014, levantamento recente da SETEC/MEC em 2015 revela proporções similares às do estudo. Outrossim, ressalta-se que durante os anos recentes a acentuada expansão da RFPECT, acarretou em 56,7% (17.507 indivíduos) do pessoal docente com menos de 5 anos em exercício. Esses docentes apresentam perfis os mais distintos possíveis: (a) docentes com alta titulação acadêmica e pouca experiência junto ao setor produtivo, qualidade necessária à EPT; (b) docentes com grande experiência junto ao setor produtivo e baixa titulação acadêmica; (c) docentes que não tiveram formação pedagógica para atuação junto à EPT; e (d) docentes que não foram capacitados para promover a integração do ensino com as expectativas profissionais, sociais e econômicas da clientela que atende e da região em que atua.
Ante o exposto, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Científica e Tecnológica (CONIF), com o apoio da SETEC/MEC, incentivou a proposição do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT), em função da necessidade de aperfeiçoar as práticas educativas e a gestão escolar vinculadas à EPT, em articulação com a demanda por qualificação de profissionais da rede, mas também abrindo possibilidades de formação qualificada ao público em geral, aproveitando a grande capilaridade de atuação territorial da RFEPCT para otimizar a oferta das vagas do Programa.
Objetivos do ProfEPT
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. Nesse sentido, se propõe a alcançar os seguintes objetivos específicos:
a) Atender à necessidade de formação continuada, numa perspectiva interdisciplinar e em nível de mestrado, voltada para profissionais da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica a fim de desenvolverem atividades de ensino, gestão e pesquisa relacionados à educação profissional e tecnológica, na perspectiva de elaboração de produtos educacionais e materiais técnico-científicos com vistas à inovação tecnológica.
b) Atender à necessidade de desenvolvimento de trabalhos de investigação interdisciplinar, constituído pela interface entre Trabalho, Ciência, Cultura e Tecnologia, na perspectiva de melhoria dos processos educativos e de gestão em espaços formais ou não-formais.
c) Atender à demanda nacional por formação de recursos humanos em cursos de pós-graduação stricto sensu, com vistas ao desenvolvimento de pesquisas que integrem os saberes práticos inerentes ao mundo do trabalho ao conhecimento sistematizado e interdisciplinar, na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural nas diversas regiões do Brasil.
O profissional egresso deverá estar habilitado a desenvolver atividades de pesquisas e relacionadas ao ensino, voltadas para a educação profissional e tecnológica, em espaços formais e não formais, capaz de desenvolver soluções tecnológicas que possam contribuir para a melhoria do ensino.
Coordenação do ProfEPT
A coordenação das atividades do ProfEPT é feita por um Comitê Gestor, por uma Comissão Acadêmica Nacional e pelas diversas Comissões Acadêmicas Locais, responsáveis pelo gerenciamento do curso em três níveis.
Para obter mais informações sobre a coordenação do ProfEPT, acesse o site http://profept.ifes.edu.br.
Gestão de Curso
Gestão do curso
Informações complementares
Secretaria de Pós-Graduação do IFTM - Campus Uberaba Parque Tecnológico
Trícia Beatriz Roza de Oliveira
Sala 202 (Bloco do Auditório)
Coordenação Acadêmica Nacional do ProfEPT
Para entender melhor a gestão do Mestrado em rede - ProfEPT, acesse o site http://profept.ifes.edu.br/gestao.
Observatório ProfEPT
O Observatório ProfEPT é um ferramenta criada pelo grupo de pesquisa Midi do IFTM e tem como objetivo principal o mapeamento das áreas de pesquisa, perfis de docentes e indicadores de pesquisa de todas as Instituições Associadas ao ProfEPT. O Observatório ProfEPT também auxilia na gestão do Programa.
Para conhecer a ferramenta, acesse o site https://obsprofept.midi.upt.iftm.edu.br/
Processo seletivo
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba Parque Tecnológico realiza seleção de alunos regulares anualmente.
São 16 vagas para alunos regulares.
O Edital de seleção é publicado no site da Coordenação Acadêmica Nacional do ProfEPT. Para visualizar o edital de seleção, acesse o site https://profept.ifes.edu.br/selecao
Inscrições 2025 |
prorrogadas até 10/01/2025 |
Informações: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16492-ena25
Matriz Curricular
Para entender melhor sobre a Matriz Curricular do ProfEPT, acesse o site http://profept.ifes.edu.br/componentescurriculares.
Corpo Docente
Professores Colaboradores
Credenciamento e recredenciamento de docentes
Credênciamento e recredênciamento de docentes
Linhas de pesquisa
Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimentocurricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, às questões relacionadasà Educação de Jovens e Adultos, à Educação Indígena, à Educação e Relações Étnico-raciais, à Educação Quilombola, à Educação do Campo, às Questões de Gênero e à Educação para Pessoas com Deficiências (PCDs) e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho.
Projetos associados
- Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT
- Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT
Professores vinculados
adrianomartins@iftm.edu.br
geraldolima@iftm.edu.br
hugo@iftm.edu.br
luisaugusto@iftm.edu.br
ponciano@iftm.edu.br
paula@iftm.edu.br
welissonmarques@iftm.edu.br
Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos.
Projetos associados
- Políticas e História da Avaliação da Educação Tecnológica e Profissional
- Perspectivas interdisciplinares na educação
Professores vinculados
Ana Lúcia Araújo Borges
analuciaborges@iftm.edu.br
andersonbrettas@iftm.edu.br
elisa.ribeiro@iftm.edu.br
lucianocuri@iftm.edu.br
luizmauricio@iftm.edu.br
otavianopereira@iftm.edu.br
rodrigograssi@iftm.edu.br
Produção científica
Produções científicas
Confira a produção intelectual dos docentes acessando o currículo lattes.
Nome | Lattes |
---|---|
Prof. Dr. Adriano Eurípedes Medeiros Martins | Acesse o currículo |
Profª. Dra. Elisa Antônia Ribeiro | Acesse o currículo |
Prof. Dr. Ernani Viriato Melo | Acesse o currículo |
Prof. Dr. Geraldo Gonçalves de Lima | Acesse o currículo |
Prof. Dr. Hugo Leonardo Pereira Rufino | Acesse o currículo |
Profª. Dra. Ana Lúcia Araújo Borges | Acesse o currículo |
Prof. Dr. Luciano Marcos Curi | Acesse o currículo |
Prof. Dr. Luís Augusto da Silva Domingues | Acesse o currículo |
Prof. Dr. Marcelo Ponciano Silva | Acesse o currículo |
Prof. Dr. Otaviano José Pereira | Acesse o currículo |
Prof.ª Dra. Paula Teixeira Nakamoto | Acesse o currículo |
Prof. Dr. Welisson Marques | Acesse o currículo |
Normas e regulamentos
Regulamentos
Comitê de Ética
Formulários
Formulários Gerais
Exame de Qualificação
Defesa de Dissertação
Formulários e Orientações Pós-Defesa
Calendário acadêmico e Horário de Aula
Horários de aula
Calendário Acadêmico
Calendário acadêmico 2021 do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico.
Convênios
Atualmente não temos convênio.
Captação de Recursos do Programa
Notícias
Links de notícias
EDITAL DO PROCESSO DE CONSULTA ELEITORAL PARA COORDENADOR DO PROFEPT
Links
Observatório ProfEPT
CNPQ
CAPES
Periódicos
- Google Acadêmico
- Portal de Periódicos CAPES
- Revista Brasileira de Pós-Graduação
- Revista Brasileira de Educação
- Revista Alfa
- Revista Acta Scientiarium
- Revista INOVA Ciência e Tecnologia (IFTM)
Repositório de Teses e Dissertações
Repositório de Objetos Educacionais
Discentes e Egressos
ALUNOS E EGRESSOS DO MESTRADO PROFEPT
Egressos
Discente |
Orientador |
Lattes |
|
1 |
Ana Carolina Gonçalves Correia |
Ernani Viriato Melo |
|
2 |
Breno Augusto da Costa |
Adriano Eurípedes Medeiros Martins |
http://lattes.cnpq.br/1891065039881854 |
3 |
Camila Cunha Oliveira Giordani |
Luciano Marcos Curi |
http://lattes.cnpq.br/7913971385381852 |
4 |
Dalva Alexandrina Camilo |
Otaviano José Pereira |
http://lattes.cnpq.br/2105544812964887 |
5 |
Firmiano Alexandre dos Reis Silva |
Hugo Leonardo Pereira Rufino |
http://lattes.cnpq.br/3120424393072958 |
6 |
Lucia Morais de Moura Leite |
Humberto Marcondes Estevam |
http://lattes.cnpq.br/5944334590494223 |
7 |
Marieles da Silveira |
Paula Teixeira Nakamoto |
http://lattes.cnpq.br/6848029449978613 |
8 |
Natalia Cristina Reis de Moraes |
Marcelo Ponciano Silva |
http://lattes.cnpq.br/8480385210138070 |
9 |
Remer Coelho Diniz Oliveira |
Elisa Antônia Ribeiro |
http://lattes.cnpq.br/5322509002810135 |
10 |
Sthéfany Araújo Melo |
Welisson Marques |
http://lattes.cnpq.br/9322228644060538 |
11 |
Susan Costa Fagundes |
Geraldo Gonçalves de Lima |
http://lattes.cnpq.br/9541474713833203 |
12 |
Thiara Cristina Morais |
Luís Augusto da Silva Domingues |
http://lattes.cnpq.br/6142991281093133 |
13 |
Tiago Souza Silva |
Marcelo Ponciano Silva |
http://lattes.cnpq.br/9968606685472699 |
14 |
Deliane Gomes Botelho |
Ernani Viriato Melo |
http://lattes.cnpq.br/8291539810338363 |
15 |
Leide Vânia Vieira Duarte Frazão |
Paula Teixeira Nakamoto |
http://lattes.cnpq.br/5470591210419596 |
16 |
Dário Montes |
Luís Augusto da Silva Domingues |
http://lattes.cnpq.br/4540082202032233 |
17 |
Israel Ramos Moreira |
Welisson Marques |
http://lattes.cnpq.br/8728311672393594 |
18 |
Ana Lucia de Figueiredo |
Welisson Marques |
http://lattes.cnpq.br/7430155549086285 |
RELAÇÃO DOS ALUNOS MESTRADO PROFEPT
TURMA 2 – ENTRADA AGOSTO/2018 - SAÍDA/ AGOSTO 2020
Nome |
Orientador |
Lattes |
||
Antonia Costa Ramos |
Adriano Eurípedes Medeiros Martins |
http://lattes.cnpq.br/7557975328270591 |
||
Caio Resende |
Geraldo Gonçalves de Lima |
http://lattes.cnpq.br/8832230669200337 |
||
Danilo Geraldo Silva |
Marcelo Ponciano Silva |
http://lattes.cnpq.br/7669522979852566 |
||
Dayana Rocha Gonçalves de Magalhães |
Welisson Marques |
http://lattes.cnpq.br/5712804318140884 |
||
Débora Schnek Silveira |
Adriano Eurípedes Medeiros Martins |
http://lattes.cnpq.br/8964556279672462 |
||
Fernanda Costa Cardoso |
Humberto Marcondes Estevam |
http://lattes.cnpq.br/3751288216217759 |
||
Fernanda Faustino Nogueira Nunes |
Luciano Marcos Curi |
http://lattes.cnpq.br/2541738242570024 |
||
Fernando Soares Machado |
Elisa Antônia Ribeiro |
http://lattes.cnpq.br/2350097359400717 |
||
José Antônio Borges |
Adriano Eurípedes Medeiros Martins |
http://lattes.cnpq.br/2471878264570403 |
||
Júlio César Costa |
Luís Augusto da Silva Domingues |
http://lattes.cnpq.br/8110205657334467 |
||
Larissa Vieira de Melo |
Luciano Marcos Curi |
http://lattes.cnpq.br/8168142103710765 |
||
Lilian Braga da Cunha |
Geraldo Gonçalves de Lima |
http://lattes.cnpq.br/7817340651656555 |
||
Marcelo Pereira Silva |
Otaviano José Pereira |
http://lattes.cnpq.br/5535146399579065 |
||
Mariana Rosa Caixeta |
Adriano Eurípedes Medeiros Martins |
http://lattes.cnpq.br/3672778901893831 |
||
Marly Borges Oliveira |
Otaviano José Pereira |
http://lattes.cnpq.br/8408604456677355 |
||
Milena Vieira de Ávila |
Elisa Antônia Ribeiro |
http://lattes.cnpq.br/7008605267929593 |
||
Renata Cristina Martins Rosa |
Hugo Leonardo Pereira Rufino |
http://lattes.cnpq.br/1709596336356269 |
||
Simone Reis Mendes |
Ernani Viriato Melo |
http://lattes.cnpq.br/6826635873263744 |
RELAÇÃO DOS ALUNOS MESTRADO PROFEPT
TURMA 3 – ENTRADA AGOSTO/2019 - SAÍDA/ AGOSTO 2021
Nome |
Orientador(a) |
Lattes |
|
1 |
Adriele de Freitas Silva |
Geraldo Gonçalves de Lima |
http://lattes.cnpq.br/6674564095202219 |
2 |
Cinthia Franzin Sousa |
Elisa Antônia Ribeiro |
http://lattes.cnpq.br/1417772534076938 |
3 |
Cláudia Isidoro Fernandes Canedo |
Welisson Marques |
http://lattes.cnpq.br/9997976474888294 |
4 |
Daniel Lopes de Freitas |
Adriano Eurípedes Medeiros Martins |
http://lattes.cnpq.br/2811885684644823 |
5 |
Danilo Bizinotto Borges |
Ernani Viriato Melo |
http://lattes.cnpq.br/1016985585720568 |
6 |
Eliane de Oliveira |
Otaviano José Pereira |
|
7 |
Eduardo Henrique Santos |
Paula Teixeira Nakamoto |
|
8 |
Fábio Oliveira Carmo |
Marcelo Ponciano Silva |
http://lattes.cnpq.br/3636072337278230 |
9 |
Fátima Maria Reis de Ávila |
Elisa Antônia Ribeiro |
http://lattes.cnpq.br/2867456001455423 |
10 |
Flavia Cristina Zanquetta Rodrigues |
Luciano Marcos Curi |
http://lattes.cnpq.br/5089353701629943 |
11 |
Franciele Marques Peres |
Welisson Marques |
http://lattes.cnpq.br/7949564413473220 |
12 |
Gleisson Marques Gonçalves Costa |
Otaviano José Pereira |
http://lattes.cnpq.br/5253991127432094 |
13 |
Guilherme Afonso Brasil Coelho |
Ernani Viriato Melo |
http://lattes.cnpq.br/4927053076999132 |
14 |
Jamila Costa |
Welisson Marques |
http://lattes.cnpq.br/0623312665192651 |
15 |
Juliano Carbonell da Cunha |
Ernani Viriato Melo |
http://lattes.cnpq.br/2186760136889490 |
16 |
Lianza Rossella Caldeira de Lima Lemes |
Luís Augusto da Silva Domingues |
http://lattes.cnpq.br/6543512294826676 |
17 |
Ligia Cristina Pestili |
Luciano Marcos Curi |
http://lattes.cnpq.br/2549371173130596 |
18 |
Luciana Aparecida Santos Morais |
Adriano Eurípedes Medeiros Martins |
http://lattes.cnpq.br/7682890269732951 |
19 |
Luiz Gustavo Pereira da Silva |
Hugo Leonardo Pereira Rufino |
http://lattes.cnpq.br/7684013924078050 |
20 |
Muriel Karoline Ferreira Andrade |
Marcelo Ponciano Silva |
http://lattes.cnpq.br/4071288916803267 |
21 |
Ricardo Borges Rodrigues |
Geraldo Gonçalves de Lima |
http://lattes.cnpq.br/6703591720571342 |
22 |
Samuel de Oliveira Pereira |
Luís Augusto da Silva Domingues |
http://lattes.cnpq.br/9653812375856903 |
23 |
Tatiane Netto Moraes |
Paula Teixeira Nakamoto |
http://lattes.cnpq.br/1518989285955506 |
24 |
Thiago Oliveira Lemos |
Hugo Leonardo Pereira Rufino |
http://lattes.cnpq.br/5542757998382347 |
RELAÇÃO DOS ALUNOS MESTRADO PROFEPT
TURMA 4 – ENTRADA ABRIL/2021 - SAÍDA/ MARÇO 2023
Nome |
Orientador(a) |
Lattes |
|
1 |
ANDRÉ PEREIRA DE CASTRO | Hugo Leonardo Pereira Rufino |
http://lattes.cnpq.br/9222369676259840 |
2 |
DANIELA NUNES DE SOUZA SALGE | Geraldo Gonçalves de Lima |
http://lattes.cnpq.br/7994185264183733 |
3 |
DIEGO SILVA BATISTA DE SOUSA | Paula Teixeira Nakamoto |
http://lattes.cnpq.br/0251452248089699 |
4 |
ELAINE CAVALCANTE MENEZES | Paula Teixeira Nakamoto |
http://lattes.cnpq.br/4084549505807832 |
5 |
FÁBIO HENRIQUE DE SOUSA |
Elisa Antonia Ribeiro |
http://lattes.cnpq.br/495478032651484 |
6 |
FIDELINA MARIA CANDIDO PINTO |
Anderson Brettas |
http://lattes.cnpq.br/7008412034205329 |
7 |
GIENGER PADILHA SANTOS | Marcelo Ponciano Silva |
http://lattes.cnpq.br/1052082318864277 |
8 |
GILZIMAR PEREIRA FREITAS SILVA | Anderson Brettas |
http://lattes.cnpq.br/1297418075474700 |
9 |
GISELLE ROMUALDO RODRIGUES GONÇALVES | Geraldo Gonçalves de Lima |
http://lattes.cnpq.br/4726189459313929 |
10 |
GLAUCIA FARIA MENDES DE OLIVEIRA |
Luciano Marcos Curi |
http://lattes.cnpq.br/3088703269861748 |
11 |
GUILHERME HENRIQUE BARBOSA |
Otaviano José Pereira |
http://lattes.cnpq.br/9053552598232882 |
12 |
JAEL TEIXEIRA DE CARVALHO | Anderson Brettas |
http://lattes.cnpq.br/9741764452821509 |
13 |
JUCÉLIA ROSA DA SILVA | Otaviano José Pereira |
http://lattes.cnpq.br/7400944157179798 |
14 |
LÍDIA GOMES DE MACÊDO MESSIAS |
Welisson Marques |
http://lattes.cnpq.br/7080752819734472 |
15 |
LORENNA MICHELLE BONIFÁCIO DOS SANTOS | Hugo Leonardo Pereira Rufino |
http://lattes.cnpq.br/2035397950233467 |
16 |
LUIZ CARLOS EUFRASIO MACEDO | Marcelo Ponciano Silva |
http://lattes.cnpq.br/9728022218830813 |
17 |
NELSON MARCOS FERREIRA |
Adriano Eurípedes Medeiros Martins |
http://lattes.cnpq.br/1974400489229757 |
18 |
ROSEMEIRE REZENDE DE CASTRO | Luciano Marcos Curi |
http://lattes.cnpq.br/1147440115289964 |
19 |
SANDRA MARA TRINDADE | Luciano Marcos Curi |
http://lattes.cnpq.br/1032228394150989 |
20 |
SHIRLEI SANTOS CARDOSO | Paula Teixeira Nakamoto |
http://lattes.cnpq.br/4948987617420959 |
21 |
THAMILLYS MYKAELA MACHADO | Adriano Eurípedes Medeiros Martins | http://lattes.cnpq.br/9273921931738855 |
22 |
WELLINGTON LELLIS DE ALMEIDA |
Luís Augusto da Silva Domingues |
http://lattes.cnpq.br/4551555808189732 |
23 |
WILLIAM GARCIA ESPINDOLA | Luís Augusto da Silva Domingues |
http://lattes.cnpq.br/7047201499143517 |
24 |
WILZA MARA DE OLIVEIRA | Adriano Eurípedes Medeiros Martins |
http://lattes.cnpq.br/2853450922447199 |
RELAÇÃO DOS ALUNOS MESTRADO PROFEPT
TURMA 5 – ENTRADA ABRIL/2022 - SAÍDA/ MARÇO 2024
Nome |
Orientador(a) |
Lattes |
|
1 |
AILTON ALVES DE OLIVEIRA PALASTRIM |
Geraldo Gonçalves de Lima |
http://lattes.cnpq.br/0332831305158396 |
2 |
ALINE APARECIDA DA SILVA ANDRADE | Luís Augusto da Silva Domingues |
http://lattes.cnpq.br/1749452475919650 |
3 |
ANDRÉ LUÍS RODRIGUES COSTA | Hugo Leonardo Pereira Rufino |
http://lattes.cnpq.br/3761307010474711 |
4 |
ANDRIZA EMILIA LEITE ASSUNÇÃO | Otaviano José Pereira |
http://lattes.cnpq.br/3600542163697239 |
5 |
BRUNO FERREIRA DA SILVA |
Welisson Marques |
http://lattes.cnpq.br/9645210421344946 |
6 |
CEILA DAMASCENO DA COSTA GARCEZ |
Marcelo Ponciano Silva |
http://lattes.cnpq.br/3983365140451880 |
7 |
CLAUDIA FABIANA DE OLIVEIRA |
Ana Lúcia Araújo Borges |
http://lattes.cnpq.br/4348129545573673 |
8 |
CRISTIANE ALVES FERREIRA | Luís Augusto da Silva Domingues |
http://lattes.cnpq.br/5586833856941698 |
9 |
DAIANA DE FÁTIMA MOREIRA CAVALCANTE |
Anderson Brettas |
http://lattes.cnpq.br/9162602300719648 |
10 |
DANILO COSTA DAS CHAGAS |
Luciano Marcos Curi |
http://lattes.cnpq.br/8002562635021705 |
11 |
HELOISA CRISTINA SILVA TAISSUM | Anderson Brettas |
http://lattes.cnpq.br/6608052155925705 |
12 |
JONIVON PEREIRA SUDÁRIO |
Otaviano José Pereira |
http://lattes.cnpq.br/2084679239089849 |
13 |
MAGDA DE SOUZA SANTOS MELO SILVA | Elisa Antônia Ribeiro |
http://lattes.cnpq.br/2750971627386018 |
14 |
MARCUS VINICIUS RAMOS MOURA | Ana Lúcia Araújo Borges |
http://lattes.cnpq.br/9647493371144431 |
15 |
MELISSA FERNANDA RESENDE MARTINEZ | Elisa Antônia Ribeiro |
http://lattes.cnpq.br/8845379357174797 |
16 |
PATRICIA MOREIRA CALDEIRA FARIA | Adriano Eurípedes Medeiros Martins |
http://lattes.cnpq.br/2703376230395389 |
17 |
RANGEL CARVALHO DE FREITAS | Welisson Marques |
|
18 |
RAQUEL APARECIDA ROSA |
Paula Teixeira Nakamoto |
http://lattes.cnpq.br/4900354798937406 |
19 |
RENATA COSTA GOMES | Luciano Marcos Curi |
http://lattes.cnpq.br/9536721628321393 |
20 |
RODRIGO LEONCIO SIQUEIRA DA COSTA | Geraldo Gonçalves de Lima |
http://lattes.cnpq.br/4078586284712345 |
21 |
SIMONE APARECIDA GUIMARAES COSTA NASCIMENTO | Hugo Leonardo Pereira Rufino | http://lattes.cnpq.br/9469516327509352 |
22 |
SIRLENE PAULINA DOS REIS | Marcelo Ponciano Silva |
http://lattes.cnpq.br/9132218082399375 |
Dissertações e Produtos
Dissertações
As dissertações dos discentes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro se encontram especificadas por: Ano de Defesa - Autor (Nome do Discente) - Nome do Orientador - Título da Pesquisa e o link de acesso à versão em pdf.
Ano da Defesa | Autor | Orientador | Título da Dissertação | Produto Educacional | |
1 | 2019 | Sthefány Araújo Melo | Prof. Dr. Welisson Marques | ANÁLISE CONTRASTIVA DE CONCEPÇÕES DE INTEGRAÇÃO DE ENSINO ENTRE DOCENTES LICENCIADOS E DOCENTES BACHARÉIS ATUANTES EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFTM CAMPUS UBERLÂNDIA | Webfólio - Portal EMI |
2 | 2019 | Camila Cunha Oliveira Giordani | Prof. Dr.Luciano Marcos Curi | ENSINO MÉDIO INTEGRADO: POLITECNIA À BRASILEIRA | Integrando o Integrado: Guia Orientador |
3 | 2019 | Firmiano Alexandre dos Reis Silva | Prof. Dr. Hugo Leonardo Pereira Rufino |
CARTAS À MESA: UMA PROPOSTA LÚDICO-DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LÓGICA |
Cartas à mesa o jogo da Lógica Sequência didática para ensino de Lógica |
4 | 2019 | Marieles da Silveira | Profa. Dra. Paula Nakamoto | ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NOS CURSOS TÉCNICOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – CEFORES: PERSPECTIVAS DE ALUNOS E DOCENTES | Orientações aos docentes e colegas: deficiência auditiva
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553626 Orientações aos docentes e colegas: deficiência física Orientações aos docentes e colegas: deficiência visual |
5 | 2019 | Breno Augusto da Costa | Prof. Dr. Adriano Eurípedes Medeiros Martins | ÁLVARO VIEIRA PINTO E A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA | II Encontro Álvaro Vieira Pinto do Triângulo Mineiro: psicologia na realidade nacional |
6 | 2019 | Natália Cristina Reis de Moraes | Prof. Dr. Marcelo Ponciano da Silva |
BIBLIOTECA ATIVA NA EPT: MINICURSO DE CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS |
Mini Curso de Criação em Histórias em Quadrinhos |
7 | 2019 | Thiara Cristina Moraes | Prof. Dr.
Luis Augusto da Silva Domingues |
A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | Como é Possível Trabalhar a ABP na EPT? |
8 | 2019 | Susan Costa Fagundes | Prof. Dr. Geraldo Gonçalves de Lima | REDE COLABORATIVA DOCENTE: O BLOG COMO INSTRUMENTO DE CONTRIBUIÇÃO PARA A TEORIA E A PRÁTICA DE LÍNGUA INGLESA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE ITUIUTABA – MG | Blog: Ideas about English |
9 | 2019 | Lúcia Morais de Moura Leite | Prof. Dr. Humberto Marcondes Estevam | EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: A CONSTRUÇÃO DE UM BLOG E A PRODUÇÃO LITERÁRIA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO | Blog Direitos Humanos e a Poesia |
10 | 2019 | Remer Coelho Diniz Oliveira | Profa. Dra. Elisa Antônia Ribeiro | PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A ELABORAÇÃO DA MATRIZ ORÇAMENTÁRIA DA REDE FEDERAL DE ENSINO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - UMA ABORDAGEM TERRITORIAL | Proposta Metodológica da Matriz Orçamentária |
11 | 2019 | Ana Carolina Gonçalves Correa | Prof. Dr. Ernani Viriato de Melo | MANUAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ÉTICA PROFISSIONAL NA ENFERMAGEM: MATERIAL DE APOIO AO PROFESSOR | |
12 | 2020 | Dalva Alexandrina Camilo | Prof. Dr. Otaviano José Pereira | O LIVRO DIDÁTICO NO ÂMBITO DO PNLD: CONTEXTO DE ESCOLHA E USO POR PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO IFTM – CAMPUS UBERABA | Manual de acesso ao guia e ao livro didático |
13 | 2020 | Tiago Souza Silva | Prof. Dr. Marcelo Ponciano da Silva | MONITOR DE APRENDIZAGEM BASEADO EM SIMULADOS (MOABES): FERRAMENTA DE AUXÍLIO A PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DO IFTM | Moabes |
14 | 2020 | Deliane Gomes Botelho | Prof. Dr. Ernani Viriato de Melo |
BOLETIM DO EGRESSO: PROPOSTA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFTM |
Boletim do egresso |
15 | 2020 | Dario Montes | Prof. Dr.
Luis Augusto da Silva Domingues |
UM SITE COMO FERRAMENTA PARA OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO QUE BUSCAM O NIVELAMENTO DOS SEUS ALUNOS | Dá para viver sem a matemática? |
16 | 2020 | Leide Vânia Vieira Duarte Frazão | Profa. Dra. Paula Nakamoto | A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE NOVAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFILSSIONAL E TECNOLÓGICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS | Gamificação como estratégia pedagógica |
17 | 2020 | Ana Lúcia de Figueiredo | Prof. Dr. Welisson Marques | O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA E CONTRASTIVA | Revista EMI |
18 | 2020 | Israel Ramos Moreira | Prof. Dr. Welisson Marques | FORMAÇÃO OMNILATERAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O DISCURSO DA SUSTENTABILIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFTM - CAMPUS UBERABA | Educação Ambiental Crítica: pensando caminhos para a formação omnilateral |
19 | 2020 | José Antônio Borges | Prof. Dr. Adriano Eurípedes Medeiros Martins | ESTADO DE DIREITO DEMOCRÁTICO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PERSPECTIVAS PARA FORMAÇÃO OMNILATERAL DOS ADOLESCENTES NO BRASIL | Cartilha para participação cidadã pós-eleitoral |
20 | 2020 | Ferrnanda Faustino Nogueira Nunes | Prof. Dr.Luciano Marcos Curi | POLITEC: FOMENTO À LEITURA INSTITUCIONALIZADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | Guia orientador: POLITEC: fomento à leitura no Ensino Médio Integrado |
21 | 2020 | Antônia Costa Ramos | Prof. Dr. Adriano Eurípedes Medeiros Martins | OS DES-MOTIVOS DA EVASÃO: Um estudo de caso em um campus do IFTM nos anos de 2014 a 2018 | GUIA DE ACOMPANHAMENTO: Uma proposta para o cambate à evasão |
22 | 2020 | Larissa Vieira de Melo | Prof. Dr. Luciano Marcos Curi | CANTINAS ESCOLARES EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT): um estudo ético e nutricional no Triângulo Mineiro |
CANTINA ESCOLAR EM EPT: EDUCANDO PARA UMA VIDA SAUDÁVEL |
23 | 2020 | Mariana Rosa Caixeta | Prof. Dr. Adriano Eurípedes Medeiros Martins | POR UMA PEDAGOGIA MULTIRRACIAL: INCLUSÃO, EMANCIPAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DOS ESTUDANTES NEGROS NO AMBIENTE ESCOLAR |
GUIA EDUCACIONAL: SELEÇÃO DE OBRAS PARA O ENSINO-APRENDIZADO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
24 | 2021 | Caio Resende | Prof. Dr. Geraldo Gonçalves de Lima |
Projeto para implantação do Centro de Documentação Virtual do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - CEDOCV-IFTM |
|
25 | 2021 | Danilo Geraldo Silva | Prof. Dr. Marcelo Ponciano da Silva | O USO DA TÉCNICA ELEVATOR PITCH PARA ESTÍMULO DO PERFIL EMPREENDEDOR NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
Guia do elevador Pitch: workshop educacional para estímulo do perfil empreendedor no ensino médio |
26 | 2021 | Dayana Rocha Gonçalves de Magalhães | Orientador: Prof. Dr. Welisson Marques Coorientadora: Profa. Dra. Ana Sara Castaman | HISTÓRIAS DE VIDAS: ACESSIBILIDADE, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ENSINO, SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
GUIA ORIENTADOR: PRINCÍPIOS DE UMA ESCOLA INCLUSIVA |
27 | 2021 | Fernanda Costa Cardoso | Prof. Dr. Geraldo Gonçalves de Lima | CURSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFTM CAMPUS AVANÇADO UBERABA PARQUE TECNOLÓGICO: EDUCAÇÃO EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS |
Página no Instagram intitulada “educar.direitoshumanos" (https://www.instagram.com/educar.direitoshumanos/?hl=pt) |
28 | 2021 | Fernando Soares Machado | Profa. Dra. Elisa Antônia Ribeiro | O CICLO DE POLÍTICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSIVA: EFEITOS NO TRABALHO DO NAPNE NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO |
AÇÕES INCLUSIVAS DO NAPNE NO IFTM |
29 | 2021 | Júlio César Costa | Prof. Dr. Luís Augusto da Silva Domingues | SALA DE AULA INVERTIDA COM USO DE PODCASTS NO PROEJA: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA INOVADORA |
PROEJACast: o uso de Podcasts na EPT integrada à EJA http://realptl.letras.ufmg.br/realptl/arquivos/3071 e https://archive.org/details/PROEJACast |
30 | 2021 | Marcelo Pereira Silva | Prof. Dr. Otaviano José Pereira | EXTENSÃO E COMUNIDADE ESCOLAR: O ESPAÇO ACADÊMICO OCUPADO PELOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO IFMG / CAMPUS BAMBUÍ, COMO OTIMIZAÇÃO DA VIDA ESTUDANTIL |
“Extensão Dialógica” |
31 | 2021 | Marly Borges Oliveira | Prof. Dr. Otaviano José Pereira | O MOBILE NA SALA DE AULA: uma escola aquém do tempo presente? Um estudo sobre o teor de humanização/desumanização no uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Médio de uma escola pública de Frutal-MG |
A LIDERANÇA MÓVEL DA COMUNICAÇÃO E DO CONHECIMENTO |
32 | 2021 | Milena Vieira de Ávila | Profa. Dra.Elisa Antônia Ribeiro | A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL MINERÁRIA NO CURRÍCULO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS EM MINERAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS EGRESSOS |
Licenciamento Ambiental e Licença Ambiental |
33 | 2021 | Simone Reis Mendes | Prof. Dr. Ernani Viriato de Melo | A CONSCIENTIZAÇÃO DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO ESCOLAR PROTAGONIZADA PELOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO POR MEIO DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL |
USINAGEM FOTOVÍDEO: A CONSCIENTIZAÇÃO DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO ESCOLAR PROTAGONIZADA PELOS ESTUDANTESDO ENSINO MÉDIO INTEGRADO POR MEIO DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL |
34 | 2021 | Eliane de Oliveira | Prof. Dr. Otaviano José Pereira | PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: DESAFIOS À CONSOLIDAÇÃO DE UMA CULTURA DE AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOCIAL, A PARTIR DE UMA LEITURA DOS EGRESSOS E DAS PESQUISAS DO PROFEPT |
AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOCIAL NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: APORTE TEÓRICO-PRÁTICO https://sites.google.com/uftm.edu.br/avaliacao-do-impacto-social-pg/home
|
35 | 2021 | Fátima Maria Reis de Ávila | Profa. Dra.Elisa Antônia Ribeiro | CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DE GESTÃO ESCOLAR: a percepção dos Coordenadores dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal do Triângulo Mineiro |
MANUAL DO COORDENADOR DE CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO https://sites.google.com/iftm.edu.br/manual-do-coordenador-de-curso/p%C3%A1gina-inicial |
36 | 2021 | Gleisson Marques Gonçalves Costa | Prof. Dr. Otaviano José Pereira | CAPOEIRA NA ESCOLA: prática educativa no auxílio à efetivação da Lei 10.639/2003 no Ensino Médio Integrado do IFTM – Campus Uberaba |
SEQUÊNCIAS DE ENSINO SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA DA CAPOEIRA |
37 | 2021 | Lianza Rossella Caldeira de Lima Lemes | Prof. Dr. Luis Augusto da Silva Domingues | SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA ATIVA E TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA ATIVA E TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
38 | 2021 | Luciana Aparecida Santos Morais | Prof. Dr. Adriano Eurípedes Medeiros Martins | EDUCAÇÃO E TRABALHO: UM ESTUDO ACERCA DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM PRÓTESE DENTÁRIA DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (ESTES/UFU) |
Diálogo Necessário: EPT frente aos desafios atuais do Mundo do Trabalho |
39 | 2021 | Luiz Gustavo Pereira da Silva | Prof. Dr. Hugo Leonardo Pereira Rufino | A Realidade Aumentada como recurso pedagógico no apoio ao ensino de História no Ensino Médio Integrado |
UTILIZANDO A REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE HISTÓRIA – FORMANDO PARA A CIDADANIA |
40 | 2021 | Muriel Karoline Ferreira Andrade | Prof. Dr. Marcelo Ponciano da Silva | A OMNILATERALIDADE E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PROMOVIDA PELO IFTM CAMPUS UBERLÂNDIA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS |
41 |
2021 | Thiago Oliveira Lemos | Prof. Dr. Hugo Leonardo Pereira Rufino | POSSIBILIDADES DE USO DO SCRATCH NO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL PROFISSIONAL DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE UBERABA |
“PROPOSTA DE USO DO SCRATCH COMO APOIO PARA O ENSINO DE DISCIPLINAS NO ENSINO MÉDIO http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642998
|
42 | 2022 | DANIEL LOPES DE FREITAS | Prof. Dr. Adriano Eurípedes Medeiros Martins | FORMAÇÃO OMNILATERAL E VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS PARA DOCENTES EM EPT: UMA PROPOSTA DE OFICINA DE INTERAÇÕES MUSICAIS VOCAIS |
"Oficina de interações musicais vocais para docentes em EPT" |
43 | 2022 | DANILO BIZINOTTO BORGES | Prof. Dr. Ernani Viriato de Melo | O USO DE STOP-MOTION EM PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR PARA ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL: Um relato de experiência no Ensino Médio Integrado do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico no período pandêmico |
"Que tal misturar e ver no que dá?" |
44 | 2022 | JULIANO CARBONELL DA CUNHA | Prof. Dr. Ernani Viriato de Melo | PLANEJAMENTO TÁTICO-OPERACIONAL: UM GUIA PARA O CURSO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA DO IFTM |
"PLANEJAMENTO TÁTICO-OPERACIONAL: UM GUIA PARA O CURSO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA DO IFTM" https://sites.google.com/view/planejamentotaticooperacional/sobre-este-produto-educacional |
45 | 2022 | RICARDO BORGES RODRIGUE | Prof. Dr. Geraldo Gonçalves de Lima | A FOTOGRAFIA 360 COMO ESTRATÉGIA DE LINGUAGEM PARA O JOVEM DA GERAÇÃO Z: A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EFETIVAÇÃO DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO IFTM |
"Guia informativo para o IFTM - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico - Tour Virtual" |
46 | 2022 | ADRIELE DE FREITAS SILVA | Prof. Dr. Geraldo Gonçalves de Lima | POLITECNIA E OMNILATERALIDADE: POSSIBILIDADES NO CURRÍCULO DO CURSO NORMAL EM NÍVEL MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MINAS GERAIS |
"Protótipo curricular" Obs.: localiza-se na páginas 90 e 91 da dissertação. |
47 | 2022 | LIGIA CRISTINA PESTILI | Prof. Dr. Luciano Marcos Curi | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM ANÍSIO TEIXEIRA |
"GLOSSÁRIO DO PENSAMENTO DE ANÍSIO TEIXEIRA"
|
48 | 2022 | SAMUEL DE OLIVEIRA PEREIRA | Prof. Dr. Luis Augusto da Silva Domingues | INSTRUÇÃO POR PARES: UMA PROPOSTA DE ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO ENSINO REMOTO |
"Aprendizagem Colaborativa no Ensino Mediado por Tecnologias" |
49 | 2022 | FÁBIO OLIVEIRA DO CARMO | Prof. Dr. Marcelo Ponciano da Silva | VISITAS TÉCNICAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM AOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO IFTM CAMPUS UBERABA |
"Guia de apoio a realização de visitas técnicas guiadas aos setores de almoxarifado e patrimônio do IFTM - Campus Uberaba" |
50 | 2022 | TATIANE NETTO MORAES | Profa. Dra. Paula Teixeira Nakamoto | EDUCAÇÃO EM JOGO: OS ASPECTOS NEGATIVOS DO USO DA GAMIFICAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
"EDUCAÇÃO EM JOGO: OS ASPECTOS NEGATIVOS DO USO DA GAMIFICAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" |
51 | 2022 | CLÁUDIA ISIDORO FERNANDES CANEDO | Prof. Dr. Welisson Marques | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO: Um estudo de caso no campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico | "Guia de apoio à formação continuada docente" |
52 | 2022 | JAMILA COSTA | Prof. Dr. Welisson Marques | PLANEJAMENTO DO ENSINO E FORMAÇÃO INTEGRAL: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS, CÂMPUS ARAXÁ, DE 2004 A 2021 | "PLANEJAMENTO DO ENSINO E FORMAÇÃO INTEGRAL: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS, CÂMPUS ARAXÁ, DE 2004 A 2021" |
53 | 2022 | FRANCIELE MARQUES PERES | Prof. Dr. Welisson Marques | ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS “INTEGRADOS” EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IFTM – CAMPUS PATROCÍNIO | "AVALIAÇÕES INTEGRADAS NO EMI: CONCEPÇÕES E BOAS PRÁTICAS EXECUTADAS" |
54 | 2022 | DÉBORA SCHNEK SILVEIRA | Prof. Dr. Adriano Eurípedes Medeiros Martins | GINÁSIO VOCACIONAL E O ENSINO MÉDIO INTEGRADO: HISTÓRIA, FORMAÇÕES E PERSPECTIVAS ESCOLARES |
"Vocategrado" |
Arquivos
Perguntas Frequentes
1. O programa de Mestrado ProfEPT é ofertado na modalidade à distância?
Não. O ProfEPT é um programa de mestrado presencial com algumas atividades podendo ser realizadas á distância. Apenas no terceiro período o aluno cursará disciplinas eletivas totalmente à distância.
2. O ProfEPT possui cotas para servidores da rede Federal de Educação profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT)?
Sim. 50% das vagas são destinadas a servidores da RFEPCT.
3. O ProfEPT é um programa em rede nacional?
Sim. O ProfEPT é o primeiro mestrado profissional em rede nos Institutos Federais. A coordenação das atividades do ProfEPT é feita por um Comitê Gestor, por uma Comissão Acadêmica Nacional e pelas diversas Comissões Acadêmicas Locais, responsáveis pelo gerenciamento do curso em três níveis. Para obter mais informações sobre a coordenação do ProfEPT, acesse o site http://profept.ifes.edu.br.
4. Eu posso fazer disciplinas em outras Instituições Associadas ao ProfEPT?
Sim. O aluno em conjunto com o orientador decide quais disciplinas eletivas vai cursar. Como as disciplinas eletivas são totalmente á distância, existe a possibilidade do aluno cursar a disciplina ministrada por um professor que não seja do IFTM.
5. Há diferença entre o Mestrado Profissional e o Acadêmico?
O mestrado tradicional (acadêmico) é mais focado no professor pesquisador, que tem o objetivo a carreira docente, e o mestrado profissional tem como objetivo uma formação diferenciada para a atuação profissional.
De acordo com a CAPES: "Mestrado Profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002)."
Fonte: CAPES, 2015.
6. Há bolsas para alunos regulares?
O ProfEPT não garante, até o momento, a concessão de bolsas de estudos para alunos regulares do programa. Todavia, novas políticas Institucionais, ou da FAPEMIG ou da CAPES podem surgir oportunizando aos acadêmicos oportunidades de pleitearem bolsas de estudo.
7. Quantas vezes por ano são realizados processos seletivos para aluno regular e aluno especial?
O processo seletivo para aluno regular é realizado uma vez por ano (no primeiro semestre), para ingresso no mês de agosto.
O ProfEPT não realiza processo seletivo para aluno especial.
Inserção Social
Grupos de pesquisa
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, por meio de seus docentes, mantém em andamento diversos grupos de estudos e pesquisas, que também fomentam atividades de ensino e extensão em parceria com outras instituições parceiras.
Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Práticas de Ensino (GETE) - Prof. Hugo Leonardo Pereira Rufino, Profa. Paula Teixeira Nakamoto, Prof. Ernani Viriato Melo e Prof. Marcelo Ponciano da Silva.
Grupo de Pesquisa em Discurso e Educação - Prof. Welisson Marques
Ápeiron: Estudos em Física e Metafísica - Prof. Hugo Leonardo Pereira Rufino e Profa. Paula Teixeira Nakamoto
Grupo de Pesquisa Político-filosófico - Prof. Adriano Eurípedes Medeiros Martins
Grupo de Pesquisa em Mineração de Dados e Imagens (MiDI) - Prof. Ernani Viriato Melo e Prof. Marcelo Ponciano da Silva.
Eventos
Evento
Eventos ProfEPT IFTM - Relato de Experiências do ProfEPT IFTM Data 30/04 às 8Hs Convidados: Egressos 8:00 – Me. Sthéfany Araújo Melo 8:40 – Me. Fernando Soares Machado 10:20 – Me. Leide V. V. Duarte Frazão Mestrando 9:40 - Luiz Gustavo Pereira da Silva Mediadora: Profa. Dra. Paula Nakamoto Link: https://meet.google.com/deb-ecxo-wbs _______________________________________________________________________________________