Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
O curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao ensino médio tem como objetivo formar cidadãos e profissionais capazes de desenvolver projetos, sistemas e programas usando sistemas via intranet, Web e dispositivos móveis, em conformidade com as questões sociais, ambientais, políticas, econômicas e culturais da contemporaneidade.
Informações sobre o curso
Perfil do egresso
Espera-se, então, que o estudante que se forme na modalidade do ensino integrado, em especial no Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao ensino médio conquiste ao longo do processo de formação, habilidades e competências, para desenvolver:
i) a comunicação, compreendida como instrumento viável para a construção de relações profissionais mais coletivas, participativas e decisórias frente aos desafios do mercado econômico e tecnológico;
ii) a inovação tecnológica que permite a abertura para novos paradigmas e ações diversificadas presentes nas constantes variações do mercado contemporâneo;
iii) a versatilidade, processo que valoriza o dinamismo profissional e a capacidade de aplicar a linguagem computacional em várias áreas no mercado de trabalho;
iv) apreensão tecnológica, utilizada como base conceitual necessária ao desenvolvimento intelectual e profissional, possibilitando resultados efetivos dentro da empresa e nos diferentes ambientes de trabalho que possibilita a atuação do profissional Técnico em Desenvolvimento de Sistemas;
v) a criatividade, habilidade que permite aliar os artefatos técnicos aos processos subjetivos de criação, possibilitando a construção de ambientes de trabalho favoráveis à originalidade, inteligência e a autonomia profissional.
Aspectos legais
Legislação referente à criação, autorização:
Criação: Portaria 46 de 29 de junho de 2022/DCA-UPT. Designa membros para compor Comissão para elaboração do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio neste IFTM – Campus avançado Uberaba Parque Tecnológico.
O curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao ensino médio foi organizado obedecendo à seguinte legislação educacional: â Lei Federal nº. 9394/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. â Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003 - Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. â Lei nº 9.503/1997 – Institui o Código de Trânsito Brasileiro. â Lei nº 9.795/1999 – Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. â Resolução CNE/CEB nº 10.436/2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras – e dá outras providências. â Lei nº 10.741/2003 – Dispõe sobre o processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria que dispõe sobre o Estatuto do Idoso. â Decreto nº 5.154/2004 - Regulamenta o § 2º do Art. 36 e os Arts. 39 a 41 da Lei Federal ANEXO nº 0000835163 ANEXO nº 0000836251 DOCS/IFTM - 0000420003 - DESPACHO DOCS/IFTM - 0000420735 - DESPACHO 10 nº. 9394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. â Resolução CNE/CP nº 1/2004 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. â Decreto nº 5.626/2005 - Regulamenta a Lei nº 10.436/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098/2000. â Lei nº 11.741/ 2008 - Altera dispositivos da Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional tecnológica. â Lei nº 11.788/2008 - Dispõe sobre o estágio de estudantes. â Resolução CNE/CEB nº 3/2008 – Dispõe sobre a instituição e implantação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio. â Lei n° 11.645/ 2008. Institui a obrigatoriedade de incluir no currículo oficial da rede de ensino a temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. â Decreto nº 7.037/2009 Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH 3 e dá outras providências. â Lei nº 11.947/2009 – Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos estudantes da Educação Básica. â Resolução CNE/CEB nº 4/2010 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. â Resolução CNE/CP nº 1/2021- Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. â Resolução CNE/CP nº. 1/2012 - Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. â Resolução CNE/CEB nº 2/2012 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. â Resolução CNE/CP nº 2/2012 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Lei nº 13.146/2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). ANEXO nº 0000835163 ANEXO nº 0000836251 DOCS/IFTM - 0000420003 - DESPACHO DOCS/IFTM - 0000420735 - DESPACHO 11 â Resolução CNE/CEB nº 2/2016 – Define Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica. â Lei nº 13.425/2017 – Estabelece diretrizes gerais sob medidas de prevenção e combate à incêndios e desastres em estabelecimentos e áreas de reunião de público. â Lei nº 13.415/2017 - Altera as Leis nº 9.394/96 e 11.494/2007, revoga a Lei nº 11.161/2005 e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. â Resolução IFTM nº 64/2018 - Dispõe sobre as diretrizes institucionais da organização curricular dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro â Resolução CNE/CEB nº 3/2018 - Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. â Lei nº 8.069/1990, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. â Lei nº 13.666/2018, de 16 de maio de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir o tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar. â Lei nº 14.164/2021, de 10 de junho de 2021. Altera a Lei nº 9.394/96 para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. â Resolução nº 13.006, de 26 de junho de 2014. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para obrigar a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. â Decreto n.º 10.502 de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. â Resolução nº 2, de 15 de dezembro de 2020. Aprova a quarta edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. â Lei nº 11.947/2009 – Trata-se da Educação alimentar e nutricional, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da Educação Básica.
Gestão do Curso
Informações complementares
Matriz Curricular
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARTES | 10,00 | 23,33 |
BIOLOGIA | 66,67 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 10,00 | 23,33 |
FÍSICA | 66,67 | - |
FUNDAMENTOS DE WEB DESIGN 1 | 66,66 | 66,66 |
GEOGRAFIA | 33,33 | - |
HISTÓRIA | 33,33 | - |
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO | 33,33 | 33,33 |
INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA | 33,33 | - |
LÍNGUA PORTUGUESA | 133,33 | - |
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO | 30,00 | 70,00 |
MATEMÁTICA | 133,33 | - |
QUÍMICA | 66,67 | - |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA I | 83,30 | - |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA II | 83,30 | - |
Subtotal | 883,25 | 216,65 |
Subtotal Geral | 1.099,90 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ANÁLISE DE SISTEMAS | 33,33 | 33,34 |
ARTE | 10,00 | 23,33 |
BANCO DE DADOS | 40,00 | 60,00 |
BIOLOGIA | 66,67 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 10,00 | 23,33 |
FÍSICA | 66,67 | - |
FUNDAMENTOS DE WEB DESIGN II | 40,00 | 60,00 |
GEOGRAFIA | 33,33 | - |
HISTÓRIA | 33,33 | - |
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - ESPANHOL | 33,33 | - |
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS | 33,33 | - |
LÍNGUA PORTUGUESA | 50,00 | 50,00 |
MATEMÁTICA | 133,33 | - |
QUÍMICA | 66,67 | - |
SOCIOLOGIA | 66,67 | - |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA I | 83,30 | - |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA II | 83,30 | - |
Subtotal | 883,26 | 250,00 |
Subtotal Geral | 1.133,26 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
BIOLOGIA | 66,67 | - |
BIOLOGIA | 66,67 | - |
DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS | 33,00 | 67,00 |
FÍSICA | 66,67 | - |
FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES E SEGURANÇA DE APLICAÇÕES WEB | 33,33 | 33,34 |
GEOGRAFIA | 33,33 | - |
HISTÓRIA | 33,33 | - |
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - ESPANHOL | 33,33 | - |
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS | 33,33 | - |
LÍNGUA PORTUGUESA | 133,33 | - |
MATEMÁTICA | 133,33 | - |
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET (BACK-END) | 33,00 | 67,00 |
QUÍMICA | 66,67 | - |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA I | 83,33 | - |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA II | 83,33 | - |
Total | 2.699,16 | 234,34 |
---|---|---|
Total Geral | 2.933,50 |
Projeto pedagógico
Corpo Docente
Informações complementares
Não há.
Horários de aulas
Horário das Aulas
1º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
07:10 08:00 |
LÍNGUA PORTUGUESA
|
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
|
BIOLOGIA
|
MATEMÁTICA
|
INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA
|
08:00 08:50 |
LÍNGUA PORTUGUESA
|
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
|
BIOLOGIA
|
MATEMÁTICA
|
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
|
08:50 09:40 |
QUÍMICA
|
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
|
MATEMÁTICA
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
|
09:50 10:40 |
QUÍMICA
|
FUNDAMENTOS DE WEB DESIGN 1
|
MATEMÁTICA
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
GEOGRAFIA
|
10:40 11:30 |
HISTÓRIA
|
FUNDAMENTOS DE WEB DESIGN 1
|
FÍSICA
|
ARTES
|
|
11:30 12:20 |
FÍSICA
|
||||
13:00 13:50 |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA I
|
||||
13:50 14:40 |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA I
|
||||
14:40 15:30 |
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA I
|
|||
15:40 16:30 |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA II
|
||||
16:30 17:20 |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA II
|
||||
17:20 18:10 |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA II
|
2º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
07:10 08:00 |
MATEMÁTICA
|
SOCIOLOGIA
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
QUÍMICA
|
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - ESPANHOL
|
08:00 08:50 |
MATEMÁTICA
|
SOCIOLOGIA
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
QUÍMICA
|
FÍSICA
|
08:50 09:40 |
LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS
|
ANÁLISE DE SISTEMAS
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
HISTÓRIA
|
FÍSICA
|
09:50 10:40 |
ARTE
|
ANÁLISE DE SISTEMAS
|
FUNDAMENTOS DE WEB DESIGN II
|
GEOGRAFIA
|
BANCO DE DADOS
|
10:40 11:30 |
BIOLOGIA
|
FUNDAMENTOS DE WEB DESIGN II
|
MATEMÁTICA
|
BANCO DE DADOS
|
|
11:30 12:20 |
BIOLOGIA
|
FUNDAMENTOS DE WEB DESIGN II
|
MATEMÁTICA
|
BANCO DE DADOS
|
|
13:00 13:50 |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA I
|
||||
13:50 14:40 |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA I
|
||||
14:40 15:30 |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA I
|
||||
15:40 16:30 |
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA II
|
|||
16:30 17:20 |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA II
|
||||
17:20 18:10 |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA II
|