Deborah Santesso toma posse como reitora do IFTM

Cerimônia realizada na sede do MEC oficializa Santesso como dirigente da instituição no período de 2019 a 2023
Publicado em 20/12/2019 10:00 Atualizado em 27/07/2022 11:13
Compartilhe:
Compartilhe:
Antonio Paulo Vogel, ministro-substituto da Educação; Deborah Santesso, reitora do IFTM; Raimundo Carreiro, ministro do Tribunal de Contas da União; e Ariosto Culau, Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação; durante cerimônia de posse na sede do MEC, em Brasília (DF).
Antonio Paulo Vogel, ministro-substituto da Educação; Deborah Santesso, reitora do IFTM; Raimundo Carreiro, ministro do Tribunal de Contas da União; e Ariosto Culau, Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação; durante cerimônia de posse na sede do MEC, em Brasília (DF).
Crédito: Assessoria de Comunicação do MEC

Deborah Santesso Bonnas tomou posse como reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), em 19 de dezembro de 2019, na sede do Ministério da Educação, em Brasília (DF). A cerimônia foi realizada com a presença do ministro-substituto do Ministério da Educação, Antonio Paulo Vogel.

A reitora ressaltou que assumir a gestão do IFTM é uma grande responsabilidade e se comprometeu a manter o trabalho de excelência desenvolvido na instituição. Também agradeceu aos servidores do IFTM pelo trabalho realizado e a toda a comunidade acadêmica pela confiança depositada. “Estar à frente de uma gestão de educação e uma gestão como a dos institutos federais é motivo de muito orgulho. Fazemos uma educação de muita qualidade e isso só é possível com a valorização dos profissionais da educação", destacou.

O ministro-substituto falou sobre a importância de instituições de ensino superior e profissional estarem conectadas com os arranjos produtivos locais e vocações regionais para que possam ser efetivas para a comunidade em que estão instaladas.

Deborah Santesso assume a reitoria do IFTM até dezembro de 2023. A instituição possui, hoje, cerca de 10 mil alunos, em nove campi e três polos presencias, distribuídos em cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais.

 

Trajetória profissional

Santesso é graduada em Agronomia, mestre e doutora em Ciências dos Alimentos. Ingressou como docente na, então, Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, em 1999, antes da transformação em IFTM Campus Uberlândia, que aconteceria em 2008.

Sua trajetória na instituição passa pela docência em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação lato sensu no IFTM Campus Uberlândia, e no mestrado profissional no IFTM Campus Uberaba. Como gestora, já teve experiência como pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFTM, entre 2010 e 2012, e diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFTM Campus Uberlândia de 2012 a 2016.

 

Consulta eleitoral

A reitora foi eleita com 31,4% dos votos válidos, em Consulta Eleitoral realizada no dia 28 de agosto de 2019, com técnicos-administrativos, docentes e estudantes do IFTM. Ela sucede o professor Dr. Roberto Gil Rodrigues Almeida, que ocupou a posição no período de 2012 a 2019.

No pleito, também foram escolhidos os diretores gerais dos campi do IFTM. Santesso dará posse aos eleitos em cerimônia a ser realizada na Reitoria do IFTM, em 23 de dezembro, a partir das 14h.

Tags: POSSE
Compartilhe:

Notícias relacionadas