Aluno de Engenharia de Computação é um dos vencedores do 1º Prêmio CAPES Talento Universitário

Nathan Silva Rodrigues concorreu com mais de vinte e um mil inscritos
Publicado em 28/04/2020 00:00 Atualizado em 27/07/2022 11:13
Nathan Silva Rodrigues
Crédito: Nathan Silva Rodrigues

O 1º Prêmio CAPES Talento Universitário, criado para reconhecer o desempenho dos alunos com elevado grau de desenvolvimento de competências cognitivas, teve como um de seus vencedores um aluno do curso de Engenharia de Computação do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. Nathan Silva Rodrigues está no terceiro período e ingressou no curso em 2019, umas das exigências para se inscrever no concurso. Além disso, os estudantes deviam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2017 ou 2018.

Foram premiados 1.000 estudantes da graduação matriculados em instituições de ensino superior públicas, privadas ou militares e cada um dos vencedores receberá uma bolsa no valor de R$ 5 mil, totalizando R$ 5 milhões em prêmios.

Mais de 21 mil inscritos participaram da aplicação de uma prova de 80 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais em dezembro de 2019. As provas foram aplicadas em 60 municípios das 27 unidades da Federação. O resultado foi divulgado no final do mês de março.

Segundo Nathan, a prova foi bem similar ao ENEM e as questões abordaram toda a matriz curricular do Ensino Médio, inclusive língua estrangeira que deveria ser escolhida entre inglês ou espanhol, porém não houve prova de redação. Ele, que fez a prova em Uberaba, soube da premiação através do professor Leandro Martins, durante uma aula de Cálculo I. Fez sua inscrição e realizou a prova sem grandes expectativas, porém focado em se esforçar ao máximo. E, no final de março, recebeu um e-mail da CAPES, parabenizando-o pelo resultado.

O concurso foi destinado a alunos de todas as áreas do conhecimento que puderam participar nas modalidades presencial e a distância. Além de reconhecer o desempenho dos estudantes, a premiação também pretende subsidiar estudos e pesquisas da CAPES para a formulação de políticas públicas para a educação superior.

Questionado sobre o que pretende fazer daqui para frente acerca de seus estudos, Nathan responde que “em relação aos estudos, um prêmio desses é um incentivo enorme para se esforçar mais, porque para mim, foi um exemplo muito claro de que se você se esforça, se você tenta, você é reconhecido. Então vou fazer justamente isso, continuar me esforçando, tentando fazer e aprender coisas novas, porque se antes eu ouvia - de professores, família e amigos - que esse esforço será recompensado no futuro, hoje eu tenho certeza”. Nathan ainda aproveita para fazer um agradecimento: “quero agradecer todos os professores e professoras que tive até hoje, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio/Técnico, no Cursinho e hoje no Ensino Superior, eu não teria tido esse resultado sem o trabalho fenomenal de todos eles nessa longa estrada de aprendizado”.

Tags: PRÊMIO