Homenagem

IFTM Campus Uberaba: 72 anos de legado educacional reconhecido pela Câmara Municipal

Reconhecimento público reforça o compromisso da instituição com a formação cidadã e o progresso da região
Publicado em 23/05/2025 10:38 Atualizado em 23/05/2025 11:24
Compartilhe:
Compartilhe:
 Em uma sala de sessão da Câmara Municipal de Uberaba, dois homens aparecem em destaque, sorrindo lado a lado e posando para a foto. Ambos vestem ternos escuros com camisa clara e gravata. O homem à esquerda está com terno azul, camisa azul clara e gravata azul escura. O homem à direita usa terno cinza escuro, camisa branca e gravata verde-clara. Atrás deles, é possível ver outras pessoas sentadas nas poltronas do plenário, paredes brancas, janelas amplas e um monitor de televisão exibindo imagens da sessão.
Em uma sala de sessão da Câmara Municipal de Uberaba, dois homens aparecem em destaque, sorrindo lado a lado e posando para a foto. Ambos vestem ternos escuros com camisa clara e gravata. O homem à esquerda está com terno azul, camisa azul clara e gravata azul escura. O homem à direita usa terno cinza escuro, camisa branca e gravata verde-clara. Atrás deles, é possível ver outras pessoas sentadas nas poltronas do plenário, paredes brancas, janelas amplas e um monitor de televisão exibindo imagens da sessão.
Crédito: Juno Alexandre

Em sessão ordinária realizada no dia 20 de maio de 2025, a Câmara Municipal de Uberaba prestou uma homenagem ao Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberaba pelos 72 anos, completados no dia 15 de maio, de contribuição à educação pública e ao desenvolvimento da região. A homenagem foi formalizada por meio do Requerimento nº 01082/2025, de autoria do vereador Ripposati Filho, e aprovado por unanimidade em plenário.

Durante a solenidade, o diretor-geral Bruno Pereira Garcês destacou o simbolismo do reconhecimento da Câmara. Segundo ele, "essa homenagem ao nosso campus é muito importante para a instituição. É um reconhecimento pelo grande serviço prestado à sociedade, com milhares de egressos no mundo do trabalho, desde o Centro de Economia Doméstica Rural até os dias de hoje, ofertando cursos de Formação Inicial e Continuada, Técnicos, Superiores e Pós-graduações”.

Juno Alexandre Vieira Carneiro, técnico em arquivos do Campus Uberaba, também participou da cerimônia e relembrou a trajetória institucional e o histórico de apoio da Câmara ao longo dos anos. Para ele, “as escolas profissionalizantes são instituições perenes, nas quais gerações de alunos adquirem sólida formação geral e tecnológica, sem abdicar das dimensões humana e ética”.

Ele ressaltou ainda que “os 72 anos de bons serviços prestados são prova dos esforços empreendidos por aqueles que dedicaram suas vidas à educação, desde o surgimento na década de 1950 da Escola de Economia Rural Doméstica Licurgo Leite (ESERD)”.

Juno também destacou o papel da Câmara Municipal de Uberaba ao longo da história da instituição: “A Câmara esteve presente em diversos momentos da nossa trajetória. Protagonizou, por exemplo, as tratativas da mudança de institucionalidade para Escola Agrotécnica Federal de Uberaba (EAFU) no ano de 1979.”

O diretor de Administração e Planejamento, Marcos Antônio Marcacine Pereira, também comentou que a homenagem reconhece o papel estratégico da instituição para o desenvolvimento local. "A homenagem dos 72 anos do Campus Uberaba na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Ripossati Filho, reconhece o papel social e econômico para o município de Uberaba e região, estreita a relação do ente municipal com uma instituição federal”.

“Enfim, a homenagem foi positiva e abre portas para parcerias e desperta o interesse de egressos advindos da rede de outras instituições de ensino. Uma vez mais nos sentimos acolhidos pela iniciativa do vereador Ripossati Filho, a quem agradecemos e desejamos estreitar os vínculos de apoio ao ensino profissionalizante na cidade e regiões atendidas pelo IFTM”.

Durante a homenagem, foi destacada a importância estratégica da instituição na transformação de vidas e na construção de um futuro mais próspero e igualitário para a região. Por sua história, estrutura, excelência acadêmica e compromisso social, o IFTM Campus Uberaba recebeu o reconhecimento público da Câmara Municipal, reforçando seu papel fundamental na educação profissional e cidadã.

Fundado em 1953, o IFTM Campus Uberaba tem se consolidado como referência na educação profissional do Triângulo Mineiro. Com uma história marcada por expansões e transformações, a instituição ganhou novo impulso em 2008, ao integrar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio da Lei nº 11.892, assumindo oficialmente o nome de Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberaba. Desde então, vem ampliando sua atuação em ensino, pesquisa e extensão.

A solenidade também contou com a presença do reitor do IFTM, professor Marcelo Ponciano Silva. Representando a equipe gestora do Campus Uberaba, estiveram presentes o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Elton Antônio Alves Pereira; a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão Helena Maria de Almeida Mattos Martins dos Santos Ali; o coordenador-geral de Administração e Planejamento, Abadio dos Reis Silva Leite; o coordenador-geral de Pesquisa, Pós-Graduação e Produção, Daniel Rufino Amaral; e o coordenador de Serviços de Apoio, engenheiro Antônio Carlos Borges Bizão.

Compartilhe:

Notícias relacionadas