IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico realiza sua primeira cerimônia remota de outorga de grau

A solenidade aconteceu via Google Meet e foi transmitida ao vivo pelo canal do campus no YouTube.
Publicado em 18/09/2020 17:10 Atualizado em 27/07/2022 11:14
Cerimônia Remota de Outorga de Grau

Formandos dos cursos de Bacharelado em Engenharia de Computação, Licenciatura em Letras – Português e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, participaram, na noite do dia 17 de setembro, da primeira outorga de grau remota do campus e a segunda, nessa modalidade, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

O evento contou com a presença da reitoria do Instituto, Prof.ª Deborah Santesso Bonnas, do diretor do campus, Prof. Marcelo Ponciano da Silva, além do Paraninfo, Prof. Marcelo da Silva Barreiro, do Patrono, Prof. Henrique de Oliveira Moreira e do coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Prof. Jefferson Beethoven Martins, que representou os demais coordenadores de curso.

Embora tenha sido a distância, o momento foi marcado por muita alegria e emoção por parte dos formandos, professores e convidados. Assim como destacou a oradora da cerimônia, Silmara Monteiro, do curso de Licenciatura em Letras – Português “Quero agradecer a presença de todos que estão nos assistindo, todos aqueles que se disponibilizaram para participar desta ocasião tão especial. Que, mesmo acontecendo a distância, pelo momento difícil que vivemos, não deixa de ser emocionante para nós”.

O paraninfo, Prof. Marcelo Barreiro, destacou que os formandos são todos vencedores. Não só pelas oportunidades que se apresentam no horizonte, mas, principalmente, porque buscaram e se esforçaram para concluir o curso. E diante da colação de grau, ressaltou que “agora se inicia uma nova fase na vida de cada um. Hoje vocês se tornam profissionais reconhecidos. E em decorrência de tal fato esperamos que suas ações sejam pautadas pelo empenho, justiça e cidadania. Somente dessa forma construiremos um país melhor para todos. Confiamos em vocês! ”

O Prof. Marcelo Ponciano, Diretor do campus, disse que a colação é um momento único para cada um dos formandos e também para as suas famílias. “É único em vários sentidos e o principal é porque representa uma grande conquista e o cume de uma caminhada. Uma grande etapa na vida de cada um de vocês. ” Ele também falou sobre a solenidade ser virtual afirmando que os formandos, quando ingressaram no curso, nunca imaginaram que um momento tão importante e especial como a colação de grau, aconteceria assim, de forma virtual.  E também destacou que, participando da colação de grau remota, os formandos mostraram um grande amor e um grande valor pela vida de todos aqueles que estavam envolvidos na realização dessa solenidade.

Antes de encerrar a cerimônia, a Profa. Deborah Santesso, Reitora do IFTM, lembrou que a formatura é um momento de muita expectativa e de muita alegria. E, apesar de estarmos nessa condição remota, sentiu que não houve perda do significado desse momento, especialmente para os formandos. Também fez questão de destacar algo positivo que a pandemia nos ensinou “temos que estar sempre aprendendo e reaprendendo como fazemos as coisas. Isso mostra para vocês, novos profissionais, o que terão que fazer durante a vida toda. Vocês terão que se reciclar, reaprender e estar sempre se adaptando as novas condições. Essa pandemia deixou isso claro para todos nós”, afirmou durante sua fala.

A cerimônia, que tentou manter o mesmo protocolo das cerimônias presenciais, contou com o juramento dos cursos, outorga de grau de cada formando, oratória e discurso das autoridades.

A gravação da cerimônia está disponível no canal do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico no YouTube.

.