IFTM lança a campanha “Canais de Acesso ao Cidadão”

Objetivo é informar os canais do IFTM disponíveis para comunidade interna e externa e conscientizar sobre seus usos
Publicado em 01/10/2020 09:00 Atualizado em 27/07/2022 11:14
Canais de Acesso ao Cidadão

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) lança a campanha Canais de Acesso ao Cidadão com objetivo de informar sobre canais/setores da instituição como Ouvidoria, Fale Conosco, Serviço de Informação ao Cidadão, Comissão de Ética e Procuradoria Federal e conscientizar sobre seus usos.

Os Canais de Acesso ao Cidadão são destinados ao atendimento da comunidade interna e externa no que tange à disponibilização de informações públicas; recepção e tratamento de reclamações, solicitações, sugestões e denúncias; esclarecimento de dúvidas; entre outros, cada um em sua especificidade.

Além disso, esses canais são tipos de ferramentas de participação da sociedade e da comunidade acadêmica na gestão das instituições, auxiliando na democratização, transparência, ética, efetividade e eficiência dos serviços públicos e no cumprimento de legislação.

A Campanha do IFTM aborda, de forma individualizada, os 5 Canais de Acesso ao Cidadão citados acima, trazendo informações como: o que é o canal/setor, para que serve, como utilizá-lo e quem pode acessá-lo. A partir de 28 de setembro, postagens serão feitas nas mídias sociais da instituição e também serão enviados e-mails informativos para os servidores.

A reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas, destaca a importância da realização desse tipo de Campanha no IFTM, que vem, a cada dia, sendo mais procurado pela comunidade, não só para acesso aos seus serviços, mas também para dar um feedback da prestação de tais serviços. “Hoje, a sociedade é mais participativa e demanda, portanto, que as instituições estejam abertas para receber reclamações, solicitações, sugestões de melhorias. E isso ocorre não apenas com nossos públicos externos, mas também, e muito, com nossos públicos internos, como servidores e alunos, que também têm diversas demandas e precisam de tais canais de acesso para darem andamento a elas”.

A reitora complementa ainda que o IFTM dispõe de diversos canais, mas que as pessoas, de forma geral, desconhecem tal existência ou as formas mais eficientes de utilizá-los. “Por isso também a relevância dessa campanha”, finaliza Deborah.

Quer saber mais sobre os Canais de Acesso ao Cidadão do IFTM?

Acompanhe as mídias sociais do IFTM e informe-se!