Aplicativo desenvolvido por aluno e professor do IFTM Campus Ituiutaba é registrado no INPI

“Raio-X COVID” auxilia no diagnóstico de COVID-19 ou pneumonia
Publicado em 21/10/2021 18:00 Atualizado em 27/07/2022 11:14

O Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia  do Triângulo Mineiro (NIT/IFTM) obteve, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o certificado de registro do Aplicativo “Raio-X COVID”, programa desenvolvido por meio do trabalho de pesquisa do docente André Luiz França e seu orientando Bruno Gomes Pereira, aluno do 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do campus Ituiutaba.

O objetivo do app é auxiliar a medicina diagnóstica na identificação de imagens de raio-X pulmonar com suspeita de COVID-19 ou pneumonia.

“Enquanto pesquisadores, nossa contribuição está relacionada ao desenvolvimento de ferramentas auxiliares para o diagnóstico da COVID-19 por meio de imagens”, disse o professor André; ele ainda pontuou a importância de pesquisadores, cientistas, médicos e demais profissionais da linha de frente, tanto brasileiros quanto de outros países, para com o avanço da ciência no enfrentamento ao Coronavírus e à pandemia da COVID-19.

Como funciona o app?

O usuário insere uma foto do raio-X do pulmão, e ao clicar no botão, o aplicativo analisa a imagem, por meio de algoritmos de inteligência artificial, retornando com uma resposta: COVID, Pneumonia ou Não detectado.

Os testes clínicos estão programados para uma segunda fase do projeto, a ser executada em 2022, mas ainda assim, em testes realizados em ambiente controlado, os resultados mostraram uma taxa de precisão superior a 90%.

É importante lembrar que o aplicativo em questão não pode ser utilizado como única forma de diagnóstico, não substitui o diagnóstico médico e não pode ser utilizado por paciente sem acompanhamento médico.

Clique aqui para baixar o app Raio-X COVID.

Sobre o NIT

Atualmente o grupo conta com sete alunos envolvidos em projetos que estudam inteligência artificial e suas aplicações nas áreas da saúde, agricultura, meteorologia e esportes.

Contudo, devido ao contexto da pandemia da COVID-19, pesquisadores do mundo todo deram suas contribuições para o avanço da ciência, na tentativa de conter a disseminação do Coronavírus, seja no tratamento, prevenção ou diagnóstico da doença.

Sobre o INPI

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, conforme Decreto nº 9.660, de 1º de janeiro de 2019. Sua missão é estimular a inovação e a competitividade a serviço do desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil, por meio da proteção eficiente da propriedade industrial.

Entre os serviços do INPI, estão os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia. Na economia do conhecimento, estes direitos se transformam em diferenciais competitivos, estimulando o surgimento constante de novas identidades e soluções técnicas.