IFTM promove o II Fórum dos Comitês Locais de Crise

Evento acontece no dia 9 de setembro com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no Youtube
Publicado em 30/08/2021 15:00 Atualizado em 27/07/2022 11:14

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio do Comitê de Assessoramento e Monitoramento da Crise (CAMC), promove, no dia 9 de setembro, às 13h30, o II Fórum dos Comitês Locais de Crise do IFTM, de forma on-line e com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube. O evento será aberto para participação de servidores e estudantes do IFTM, com apresentação por parte dos comitês locais dos nove campi da instituição, sobre como estão sendo preparados o retorno semipresencial às aulas e demais atividades administrativas. Além disto, objetiva também, relatar como o IFTM está trabalhando e executando suas atividades durante a pandemia para melhor se comunicar com seus públicos.

O Ministério da Educação (MEC), no dia 5 de agosto, instituiu Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação de medidas no retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem e para a regularização do calendário escolar.

O IFTM já havia divulgado anteriormente, documentos e Instruções Normativas (IN) seguindo as determinações das Portarias MEC nº 1.038 e nº 1.096, publicadas em dezembro de 2020, orientando sobre retorno de aulas presenciais a partir do dia 1º de março em instituições de educação superior integrante do sistema federal de ensino e em escolas federais que ofertam educação profissional técnica de nível médio, respectivamente. Com essas referências, a IN nº 20/2020, do IFTM, estabelece orientações e prazos para tal retorno, já debatidas inclusive na primeira edição do Fórum dos Comitês Locais de Crise do IFTM.

Nesse contexto, o CAMC, juntamente com a Pró-reitoria de Ensino, elaborou o documento “Orientações sobre o planejamento e transição de ensino remoto para estratégias de ensino flexível híbridas nos cursos técnico de nível médio e de graduação do IFTM”, uma orientação técnica com legislação, conceitos e recomendações para o ensino flexível híbrido. É importante que toda a comunidade acadêmica do IFTM acesse e leia as orientação técnicas contidas no documento.

O planejamento local e estratégias para o retorno presencial seguro serão estabelecidas por cada campus do IFTM, em conformidade com os seus protocolos de biossegurança e legislações municipal, estadual e federal. É de extrema relevância fazer cumprir as orientações e determinações presentes nesses protocolos de retorno.

O IFTM está trabalhando na atualização das instruções normativas que tratam das atividades durante o período de pandemia. Os protocolos de biossegurança, bem como os demais documentos, estão sendo revisados e, em breve, serão divulgados para toda a comunidade.

Participe do evento, é um momento de grandes decisões e, é muito importante a participação e opinião da comunidade acadêmica do IFTM.

Acesse também a página do Comitê de Assessoramento e Monitoramento da Crise (CAMC) e acompanhe as atualizações e documentos.