Últimos dias de inscrição para processo seletivo com 480 vagas para cursos de graduação no Triângulo Mineiro
Já está publicado o edital de processo seletivo para cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). O documento estabelece as regras para entrada no IFTM em 2023 em cursos de graduação tecnológica, bacharelado e licenciatura, e disponibiliza 480 vagas distribuídas em oito campi de seis cidades do Triângulo Mineiro. As inscrições têm o valor de R$50, começam no dia 24 de outubro, seguem até o dia 24 de novembro e devem ser feitas pela internet por meio do site www.iftm.edu.br/ingresso.
Para se inscrever, o candidato deve, em primeiro lugar, fazer uma leitura atenta do edital, escolher o curso que deseja fazer e a unidade de seu interesse. A inscrição é realizada exclusivamente pela internet, por meio do site www.iftm.edu.br/ingresso. Ao acessar o endereço, o candidato deve entrar na aba “CURSOS DE GRADUAÇÃO – 2023/1”, onde vai encontrar o edital e outros documentos referentes ao processo seletivo, assim como o ambiente de inscrição a partir do dia 24 de outubro. Para se inscrever, o interessado vai precisar de um documento oficial de identificação com foto (os documentos aceitos estão listados no item 4.3.1 do edital) e CPF, além de outros documentos exigidos em edital.
Para participar deste processo seletivo, o candidato concluinte do ensino médio deverá apresentar notas do Enem de 2010 a 2021, desde que não tenha obtido nota zero na redação, ou a partir das notas obtidas pelo candidato em uma graduação já concluída.
Caso o candidato não tenha acesso a internet ou tenha dificuldades em fazer sua inscrição, ele pode ir em algum dos campi ou polo do IFTM para solicitar acessar um computador e solicitar auxílio no processo. O item 5 do edital traz todos os locais e horários de atendimento ao candidato.
Isenção da taxa de inscrição e opções para pagamento da taxa
Aqueles candidatos que não tiverem condições de arcar com a taxa de inscrição no valor de R$50 podem solicitar, no período entre 24 de outubro e 8 de novembro, a isenção no pagamento da taxa. Esse benefício é voltado para o candidato que que cursou integralmente o ensino médio em escola da rede pública ou bolsista integral em escola particular e que possua renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Para solicitar a isenção, o interessado deve preencher e assinar o requerimento disponível no Anexo XII do edital e seguir os procedimentos listados no item 4 do documento. Os pedidos serão analisados pela Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese) e o resultado definitivo será divulgado no dia 11 de novembro.
Para os candidatos que deverão pagar a taxa de inscrição, além da tradicional Guia de Recolhimento da União (GRU), será disponibilizada também a opção via cartão de crédito ou PIX, com código para pagamento gerado no próprio sistema de inscrição no site do IFTM.
Cursos e vagas
As 480 vagas estabelecidas no processo seletivo estão distribuídas nas seguintes unidades do IFTM: Campus Ituiutaba, Campus Paracatu, Campus Patos de Minas, Campus Patrocínio, Campus Uberaba, Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, Campus Uberlândia e Campus Uberlândia Centro. Cada unidade tem um cardápio diferente de cursos, por isso é importante conferir o quadro de vagas, no item 2 do edital, que apresenta quais cursos e quantas vagas estão disponíveis em cada unidade.
Entre as opções de cursos de graduação tecnológica do IFTM estão, por exemplo, cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Agronômica e Zootecnica. Já entre os cursos de graduação tecnológica há Logística, Marketing, entre outros. E na modalidade Licenciatura é possível encontrar Computação e Ciências Biológicas. O item 2 do edital lista todos os cursos, aponta os campi nos quais estão localizados e ainda traz a quantidade de vagas disponíveis, o turno de realização das aulas, a duração do curso e o grau que o estudante terá na conclusão do curso.
Reserva de vagas
Do total geral, o IFTM disponibiliza 60% para vagas reservadas, 35% para a ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência. As vagas reservadas são divididas em grupos de concorrência, que estão listados no item 7 do edital. Somente podem concorrer para vagas reservadas os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
As vagas reservadas levam em consideração a renda familiar bruta mensal per capita, a autodeclaração étnica e também se o candidato possui alguma deficiência. No ato da inscrição, o candidato deve optar se deseja concorrer em um dos grupos de concorrência, pela ampla concorrência ou ainda, pelas vagas para pessoas com deficiência independente de renda e de ter cursado o ensino fundamental em escola pública. São oito grupos de concorrência neste processo seletivo, por isso é muito importante que os candidatos façam a leitura atenta do edital para não errarem no momento da inscrição.
O IFTM ainda oferece o Programa de Inclusão Social, que oferece 20% de bônus na prova para candidatos oriundos de escolas rurais. Para tanto, o candidato deve marcar essa opção no ato da inscrição e seguir todas as instruções do item 9 do edital.
Formas de seleção
Este ano, o processo seletivo do IFTM para graduação reservou 50% das vagas para processo seletivo próprio, voltado para candidatos que realizaram o Enem de 2010 a 2021 ou que já possuem um diploma de graduação.
Para candidatos concluintes do Enem, o cálculo da média será realizado a partir da média das notas do Boletim Individual de Desempenho do Exame. Já para candidatos portadores de diploma de graduação, o cálculo da média será obtida pela soma das disciplinas que tenham nota, dividindo-se pela quantidade destas disciplinas.
As demais vagas estão reservadas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para concorrer a elas, o candidato deverá participar da edição do Enem 2022 e fazer inscrição na página eletrônica do sistema, quando o calendário for liberado. A inscrição no Sisu é de inteira responsabilidade do candidato e as informações e os procedimentos referentes à inscrição, seleção e divulgação do resultado para o preenchimento das vagas ao Sisu são de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).
Resultados
O Anexo I do edital traz o cronograma completo do processo seletivo, com a indicação de todas as datas importantes no certame. De acordo com o cronograma, o resultado preliminar está previsto para o dia 10 de janeiro e o resultado final para o dia 13 de janeiro. Já as matrículas estão previstas para acontecerem a partir do dia 16 de janeiro.
Mais informações sobre o edital podem ser solicitadas junto à Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese) por meio do telefone (34) 3326-1135, pelo e-mail ingresso@iftm.edu.br ou ainda nos locais de atendimento, listados no item 5 do edital.
Notícias relacionadas
- IFTM lança edital para cursos de idiomas gratuitos
- IFTM Campus Uberaba realiza Solenidade de Outorga de Grau para formandos de seis cursos de graduação
- Curso de Tecnologia em Processos Químicos do IFTM Campus Ituiutaba recebe nota 4 em avaliação do MEC
- IFTM Campus Uberaba oferta 128 vagas para os cursos de graduação com ingresso no primeiro semestre de 2025
- IFTM Campus Uberaba abre 420 vagas para cursos técnicos com ingresso para o 1º semestre de 2025
- Publicado edital do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos gratuitos do IFTM para o 1º semestre de 2025