Processo Seletivo

Últimos dias de inscrição para processo seletivo com 480 vagas para cursos de graduação no Triângulo Mineiro

Vagas estão distribuídas em oito unidades do Instituto; inscrições acontecem até 24 de novembro pela Internet
Publicado em 18/11/2022 08:50 Atualizado em 18/11/2022 09:16
Compartilhe:
Compartilhe:
Imagem retangular com fundo laranja recoberto por padrão de linhas na diagonal em tom de laranja um pouco mais escuro. Na parte de cima, sobreposta ao fundo, área em formato triangular na cor verde escuro. À frente, dois estudantes do IFTM sorrindo e olhando para a direita, sendo um homem com braços esticados junto ao corpo, usando óculos com camiseta polo com faixas nas cores preta e cinza; e uma mulher com braços cruzados usando uma jaqueta jeans.
Imagem retangular com fundo laranja recoberto por padrão de linhas na diagonal em tom de laranja um pouco mais escuro. Na parte de cima, sobreposta ao fundo, área em formato triangular na cor verde escuro. À frente, dois estudantes do IFTM sorrindo e olhando para a direita, sendo um homem com braços esticados junto ao corpo, usando óculos com camiseta polo com faixas nas cores preta e cinza; e uma mulher com braços cruzados usando uma jaqueta jeans.
Crédito: Divulgação

Já está publicado o edital de processo seletivo para cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). O documento estabelece as regras para entrada no IFTM em 2023 em cursos de graduação tecnológica, bacharelado e licenciatura, e disponibiliza 480 vagas distribuídas em oito campi de seis cidades do Triângulo Mineiro. As inscrições têm o valor de R$50, começam no dia 24 de outubro, seguem até o dia 24 de novembro e devem ser feitas pela internet por meio do site www.iftm.edu.br/ingresso.

Para se inscrever, o candidato deve, em primeiro lugar, fazer uma leitura atenta do edital, escolher o curso que deseja fazer e a unidade de seu interesse. A inscrição é realizada exclusivamente pela internet, por meio do site www.iftm.edu.br/ingresso. Ao acessar o endereço, o candidato deve entrar na aba “CURSOS DE GRADUAÇÃO – 2023/1”, onde vai encontrar o edital e outros documentos referentes ao processo seletivo, assim como o ambiente de inscrição a partir do dia 24 de outubro. Para se inscrever, o interessado vai precisar de um documento oficial de identificação com foto (os documentos aceitos estão listados no item 4.3.1 do edital) e CPF, além de outros documentos exigidos em edital.

Para participar deste processo seletivo, o candidato concluinte do ensino médio deverá apresentar notas do Enem de 2010 a 2021, desde que não tenha obtido nota zero na redação, ou a partir das notas obtidas pelo candidato em uma graduação já concluída.

Caso o candidato não tenha acesso a internet ou tenha dificuldades em fazer sua inscrição, ele pode ir em algum dos campi ou polo do IFTM para solicitar acessar um computador e solicitar auxílio no processo. O item 5 do edital traz todos os locais e horários de atendimento ao candidato.

 

Isenção da taxa de inscrição e opções para pagamento da taxa

Aqueles candidatos que não tiverem condições de arcar com a taxa de inscrição no valor de R$50 podem solicitar, no período entre 24 de outubro e 8 de novembro, a isenção no pagamento da taxa. Esse benefício é voltado para o candidato que que cursou integralmente o ensino médio em escola da rede pública ou bolsista integral em escola particular e que possua renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Para solicitar a isenção, o interessado deve preencher e assinar o requerimento disponível no Anexo XII do edital e seguir os procedimentos listados no item 4 do documento. Os pedidos serão analisados pela Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese) e o resultado definitivo será divulgado no dia 11 de novembro.

Para os candidatos que deverão pagar a taxa de inscrição, além da tradicional Guia de Recolhimento da União (GRU), será disponibilizada também a opção via cartão de crédito ou PIX, com código para pagamento gerado no próprio sistema de inscrição no site do IFTM.

 

Cursos e vagas

As 480 vagas estabelecidas no processo seletivo estão distribuídas nas seguintes unidades do IFTM: Campus Ituiutaba, Campus Paracatu, Campus Patos de Minas, Campus Patrocínio, Campus Uberaba, Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, Campus Uberlândia e Campus Uberlândia Centro. Cada unidade tem um cardápio diferente de cursos, por isso é importante conferir o quadro de vagas, no item 2 do edital, que apresenta quais cursos e quantas vagas estão disponíveis em cada unidade.

Entre as opções de cursos de graduação tecnológica do IFTM estão, por exemplo, cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Agronômica e Zootecnica. Já entre os cursos de graduação tecnológica há Logística, Marketing, entre outros. E na modalidade Licenciatura é possível encontrar Computação e Ciências Biológicas. O item 2 do edital lista todos os cursos, aponta os campi nos quais estão localizados e ainda traz a quantidade de vagas disponíveis, o turno de realização das aulas, a duração do curso e o grau que o estudante terá na conclusão do curso.

 

Reserva de vagas

Do total geral, o IFTM disponibiliza 60% para vagas reservadas, 35% para a ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência. As vagas reservadas são divididas em grupos de concorrência, que estão listados no item 7 do edital. Somente podem concorrer para vagas reservadas os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

As vagas reservadas levam em consideração a renda familiar bruta mensal per capita, a autodeclaração étnica e também se o candidato possui alguma deficiência. No ato da inscrição, o candidato deve optar se deseja concorrer em um dos grupos de concorrência, pela ampla concorrência ou ainda, pelas vagas para pessoas com deficiência independente de renda e de ter cursado o ensino fundamental em escola pública. São oito grupos de concorrência neste processo seletivo, por isso é muito importante que os candidatos façam a leitura atenta do edital para não errarem no momento da inscrição.

O IFTM ainda oferece o Programa de Inclusão Social, que oferece 20% de bônus na prova para candidatos oriundos de escolas rurais. Para tanto, o candidato deve marcar essa opção no ato da inscrição e seguir todas as instruções do item 9 do edital.

 

Formas de seleção

Este ano, o processo seletivo do IFTM para graduação reservou 50% das vagas para processo seletivo próprio, voltado para candidatos que realizaram o Enem de 2010 a 2021 ou que já possuem um diploma de graduação.

Para candidatos concluintes do Enem, o cálculo da média será realizado a partir da média das notas do Boletim Individual de Desempenho do Exame. Já para candidatos portadores de diploma de graduação, o cálculo da média será obtida pela soma das disciplinas que tenham nota, dividindo-se pela quantidade destas disciplinas.

As demais vagas estão reservadas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para concorrer a elas, o candidato deverá participar da edição do Enem 2022 e fazer inscrição na página eletrônica do sistema, quando o calendário for liberado. A inscrição no Sisu é de inteira responsabilidade do candidato e as informações e os procedimentos referentes à inscrição, seleção e divulgação do resultado para o preenchimento das vagas ao Sisu são de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).

 

Resultados

O Anexo I do edital traz o cronograma completo do processo seletivo, com a indicação de todas as datas importantes no certame. De acordo com o cronograma, o resultado preliminar está previsto para o dia 10 de janeiro e o resultado final para o dia 13 de janeiro. Já as matrículas estão previstas para acontecerem a partir do dia 16 de janeiro.

Mais informações sobre o edital podem ser solicitadas junto à Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese) por meio do telefone (34) 3326-1135, pelo e-mail ingresso@iftm.edu.br ou ainda nos locais de atendimento, listados no item 5 do edital.

Compartilhe:

Notícias relacionadas