CENID

Última semana de inscrições para cursos de idiomas gratuitos em nível iniciante no IFTM

Estão disponíveis 560 vagas em 12 unidades do Instituto. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 9 de dezembro
Publicado em 25/11/2022 09:00 Atualizado em 06/12/2022 16:57
Imagem retangular com dois estudantes sorrindo, de braços cruzados à frente de um fundo branco com desenhos de dois balões de diálogo. À esquerda, um estudante com camisa azul marinho à frente de um balão de diálogo na cor cinza escuro. À direita, uma estudante com jaqueta de couro marrom à frente de um balão de diálogo na cor amarela.

Estão abertas desde 8 de novembro as inscrições para os cursos do Centro de Idiomas (Cenid) do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Estão disponíveis 560 vagas, todas em nível iniciante, para cursos de Espanhol, Inglês e Francês, divididas em 12 unidades (campus ou polo) do IFTM em diferentes cidades. As inscrições são gratuitas, podem ser feitas até o dia 9 de dezembro, e os aprovados serão definidos por sorteio público.

Podem fazer inscrições para o nível iniciante os candidatos com idade igual ou superior a 13 anos, independente da escolaridade e de serem ou não alunos do IFTM. O edital prevê que 40% das vagas são para a comunidade do IFTM (servidores e estudantes) e as demais distribuídas, 35% para candidatos da comunidade externa, 20% aos candidatos negros, quilombolas e indígenas e 5% para pessoas com deficiência. As inscrições devem ser feitas pela internet, por meio do endereço www.iftm.edu.br/ingresso. Nesse endereço, o candidato deve acessar “CENTRO DE IDIOMAS – NÍVEL INICIANTE - 2023/1” e, em seguida, clicar em “Inscrição”.

Os candidatos serão selecionados, conforme o número de vagas, por sorteio público. Somente serão aceitas inscrições para o preenchimento de vagas em uma única língua/grupo de concorrência. É importante ressaltar que os cursos oferecidos e o número de vagas variam de acordo com a unidade do IFTM na qual o candidato deseja estudar, por isso é importante ler o edital e escolher o campus ou polo, além do curso, com atenção. Os cursos são presenciais e o endereço assim como os horários de aula também constam no edital.

Para se inscrever, o candidato deve apresentar um Documento de Identificação e CPF. Caso algum interessado não possua CPF, deverá solicitá-lo nos postos credenciados localizados em qualquer agência do Banco do Brasil S.A., da Caixa Econômica Federal e dos correios ou na Receita Federal, em tempo hábil, isto é, de forma que consiga obter o respectivo número antes do término do período de inscrição.

Cursos de nível inicial

O candidato que ingressar por este Edital estará no nível iniciante, que tem duração de um ano. Ao concluir esse nível, no final de 2023, poderá inscrever-se para o nível subsequente o qual terá oferta prevista para o primeiro semestre de 2024. Para tanto, precisará ter concluído os componentes curriculares do nível iniciante.

Seleção por sorteio público

A seleção dos candidatos acontece por meio de sorteio público, que será realizado pela Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese), no dia 20 de dezembro de 2022.

O candidato poderá assistir ao sorteio, que será transmitido on-line em link a ser publicado no site do processo seletivo. O sorteio é público e será realizado por servidores(as) designados(as) pelo IFTM.

Classificação

Os candidatos classificados em número excedente às vagas ofertadas serão ordenados em uma lista de espera e poderão ser convocados para ocupar as vagas de possíveis desistentes.

Resultado e matrícula

O resultado definitivo, convocando os candidatos selecionados a apresentarem documentos para matrícula será divulgado, também na página www.iftm.edu.br/ingresso, a partir das 17h do dia 23 de dezembro de 2022.

Segundo o edital, a 1ª chamada da matrícula está prevista para começar no dia 26 de dezembro e terminar no dia 2 de janeiro. Já a 2ª chamada começa no dia 3 de janeiro. Pedidos por outras informações ou dúvidas podem ser enviadas para o e-mail ingresso@iftm.edu.br.