Inovação

Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares completa seu segundo ano de atuação com mais de R$3,9 milhões em projetos contratados

A Unidade atua na identificação e atendimento de demandas de empresas industriais por Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e na formação profissional nesta área
Publicado em 30/11/2022 18:53 Atualizado em 18/05/2023 22:57
Novos projetos para 2023 estão sendo desenvolvidos
Crédito: Arquivo IFTM Campus Uberaba

Nesse mês de novembro, a Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares comemora o segundo ano de atuação. Neste período, contratou mais de R$3,9 milhões em projetos de inovação para desenvolvimento de produtos e processos para produção vegetal e tecnologias para o processamento agroindustrial, sendo 44% dos recursos provenientes da EMBRAPII, 30% da Unidade EMBRAPII IFTM e 26% das empresas.

A Unidade EMBRAPII IFTM atua na identificação e atendimento de demandas de empresas industriais por pesquisa, desenvolvimento e inovação – PD&I e, na formação profissional para as atividades de P.D&I na indústria, visando fortalecer a base de conhecimento existente na instituição e sua capacidade de geração de soluções tecnológicas, potencializadas pelo mecanismo de compartilhamento de custos e riscos oferecidos pela EMBRAPII para gerar inovação industrial no país. Atualmente, possui mais de 60 estudantes bolsistas e 37 pesquisadores atuantes nos projetos de P.D&I.

A participação dos estudantes nos projetos visa, além do desenvolvimento de habilidades profissionais, o desenvolvimento de competências socioemocionais (soft skills). As soft skills permitem que frente a situações problema ou oportunidades, o profissional seja capaz de mobilizar adequadamente atitudes, comportamentos e esquemas mentais ajustados aos diferentes contextos. Alguns exemplos são habilidades como liderança, trabalho em equipe, criatividade, empreendedorismo, dentre outras.

Para a diretora-geral, Fernanda Barbosa Borges Jardim, o excelente desempenho da Unidade EMBRAPII é fruto de um trabalho contínuo de aperfeiçoamento e excelência por parte da equipe de gestão, pesquisadores e bolsistas da Unidade e dos setores colaborativos dos diversos Campi do IFTM, Reitoria e Instituições Parceiras, como a EPAMIG.

“Novas contratações de projetos em 2023 já estão sendo vislumbradas, além de conclusão de alguns projetos que se iniciaram em 2021/2022. Os projetos de inovação têm o potencial de gerar inúmeros benefícios ao IFTM, tais como contratos de cessão de tecnologias e incremento de seu portfólio como titular de patentes e softwares”, contou Fernanda Jardim.

Mais informações sobre o Polo de Inovação IFTM e a Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares estão disponíveis no site da Unidade.