EVENTOS INSTITUCIONAIS

IFTM realizou roda de conversa com participação de estudantes intercambistas da instituição

1º British Canadian Day foi realizado no dia 30 de novembro e contou com intercambistas que estiveram este ano na Inglaterra e no Canadá
Publicado em 06/12/2022 12:00 Atualizado em 12/12/2022 09:43
Foto colorida de tela de computador com a imagem de todos os participantes do 1º British Canadian Day do IFTM

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realizou, no dia 30 de novembro, o 1º British Canadian Day, roda de conversa com participação de estudantes intercambistas da instituição com o objetivo de compartilharem vivências, experiências e visões acerca de outros países, culturas e línguas. O evento ocorreu de forma virtual com transmissão pelo canal do IFTM no YouTube.

Realizado pela primeira vez este ano, o bate papo, que ocorrerá anualmente, contou com seis estudantes da instituição, sendo que três deles estiveram em 2022 na Inglaterra e os outros três, no Canadá. Todos foram aprovados em edital de seleção de mobilidade internacional realizado pelo Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM (CENID).

O British Canadian Day objetiva também fortalecer ações de Internacionalização do IFTM, reforçar a importância do compartilhamento de conhecimento entre intercambistas e futuros intercambistas da instituição, além de estimular a comunidade acadêmica a participar de novos editais do CENID, explica o coordenador-geral do setor, Edilson Pimenta.

“O IFTM tem insistentemente enfatizado os ganhos diretos e indiretos de internacionalizarmos a instituição. Queremos que todos os agentes do IFTM percebam que o British Canadian Day não somente contribui para o fortalecimento da área de ensino-aprendizagem de idiomas, mas também inspira e incentiva a comunidade do IFTM a participar dos próximos editais”, relata Edilson.

A edição 2022 do evento incluiu 3 turnos de fala em duplas, de modo que um estudante compartilhava experiências vivenciadas no Canadá e outro confrontava tal vivência com a que experimentou na Inglaterra.  Os estudantes que estiveram em Toronto destacaram que puderam vivenciar também experiências em outras cidades canadenses, como Ottawa, Quebec e Montreal. Os discentes que estiveram em Cambridge, na Inglaterra, fizeram também incursões na cidade de Londres.

Além dos alunos, participaram da roda de conversa a professora do IFTM Campus Patrocínio Silvia Casagrande, líder da delegação no Canadá, e Marina Vallim e Vânia Abadia de Souza, intérpretes de LIBRAS do IFTM, responsáveis por tornar o evento acessível a pessoas surdas.

Para a reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas, momentos como esse do British Canadian Day são de extrema importância para ampliar a noção global dos estudantes e permitir que valores como respeito, solidariedade, resiliência e empatia sejam consolidados. “Atualmente, em meio ao mercado competitivo em que estão inseridos os adolescentes e jovens, ser apenas tecnicamente capacitado já não é mais suficiente. É preciso termos cidadãos e profissionais com visão estratégica e humanista no trato com povos de outras regiões e países. Nesse sentido, o British Canadian Day é um tipo de evento que agrega muito para nossa comunidade estudantil”, destaca Deborah.

Centro de Idiomas do IFTM

O Cenid do IFTM tem a missão de promover à comunidade interna e externa a oportunidade de adquirir conhecimentos em línguas e participar de atividades culturais inerentes à internacionalização, buscando tornar as pessoas aptas à fluência na língua alvo desejada para cada situação.

O setor completa 10 anos em 2023 e, com isso, tem se consolidado como um importante centro de ensino de línguas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, contando com aproximadamente 1800 estudantes matriculados em cursos totalmente gratuitos de espanhol, francês, inglês e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

As inscrições para as turmas de 2023 encontram-se abertas a toda a comunidade até o dia 9 de dezembro. Mais informações sobre como participar na página do Centro de Idiomas do IFTM.