Unidade Embrapii

2º Ciclo do Programa Capacitação 4.0 na Unidade EMBRAPII do IFTM foi concluído

Programa tem como objetivo aprimorar a formação de estudantes e pesquisadores para o mundo profissional já está com mais uma turma em andamento
Publicado em 21/09/2023 14:55 Atualizado em 10/10/2023 12:29
Fotografia colorida de uma das atividades do encerramento do 2º Ciclo do Programa Capacitação 4.0
Crédito: Unidade Embrapii

No dia 18 de setembro foi finalizado o 2º Ciclo do Programa Capacitação 4.0 na Unidade EMBRAPII do IFTM. Este programa tem como objetivo aprimorar a formação de estudantes e pesquisadores para o mundo profissional, concentrando-se no desenvolvimento de habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills.

Essas habilidades capacitam os participantes a lidar de forma eficaz com desafios e oportunidades, permitindo que adotem atitudes, comportamentos e estratégias mentais adequadas a diversos contextos. Entre essas habilidades, destacam-se liderança, trabalho em equipe, criatividade, empreendedorismo e resolução de problemas complexos.

O programa, que tem duração de 12 meses, utiliza a abordagem Problem Based Learning ou Project Based Learning, por meio da qual os estudantes enfrentam problemas práticos semelhantes aos que encontrarão em suas futuras carreiras. O 2º Ciclo do Programa Capacitação 4.0 contou com a participação de estudantes de diversos cursos do IFTM, bem como de outras instituições, abrangendo os níveis técnico, graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado).

Durante o programa, os participantes foram submetidos a um diagnóstico inicial para identificar as habilidades a serem aprimoradas individualmente. Em seguida, elaboraram planos de desenvolvimento pessoal para focar nas habilidades mais necessárias, que foram desenvolvidas no contexto de projetos. Além disso, reuniões mensais permitiram a troca de experiências, compartilhamento e dinâmicas em grupo para discutir e fortalecer as soft skills, enquanto as tutoras ofereciam acompanhamento contínuo e feedback aos estudantes. No encerramento do 2º Ciclo do Programa Capacitação 4.0, os estudantes participaram de uma atividade de apresentação e resolução de problemas relacionados aos projetos.

A Tutora e Professora Christiane Sousa Neves enfatizou a importância do aprimoramento das soft skills para o sucesso em qualquer carreira. Ela ressaltou que o Programa de Capacitação 4.0 oferece uma excelente oportunidade para os bolsistas desenvolverem competências socioemocionais de forma prática e dinâmica. Neves ainda destacou que “ao se envolverem na resolução de problemas reais nos projetos, os estudantes ganham experiência valiosa que vai além do ambiente acadêmico”. Alguns bolsistas conseguiram ingressar diretamente no mercado de trabalho após o programa, enquanto outros optaram por retornar à nossa Unidade como pesquisadores, aplicando seu conhecimento em novos projetos. “Esse ciclo de aprendizado contínuo demonstra o impacto positivo do nosso Programa não apenas nas carreiras dos bolsistas, mas também na nossa comunidade acadêmica”, enfatizou Christiane.

A bolsista Amanda Anze compartilhou o quanto foi gratificante trabalhar com a EMBRAPII, pois teve a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na área de Engenharia Agroalimentar, tanto no laboratório quanto na aplicação de soft skills na prática. “Desenvolvi habilidades de liderança e pensamento crítico, que certamente serão valiosas na minha vida profissional e pessoal”, destacou Amanda.

A Diretora da Unidade EMBRAPII Soluções Agroalimentares, Fernanda Barbosa Borges Jardim, ressaltou que o Programa Capacitação 4.0, com recursos de R$720 mil (Setecentos e vinte mil reais) provenientes da parceria entre a EMBRAPII e o MEC, iniciou suas atividades em março de 2022 e já concluiu duas turmas, estando com uma terceira em andamento. O programa conta com 4 tutores e mais de 60 bolsistas capacitados. Ela destacou a relevância do programa na formação de pesquisadores e profissionais para o mercado de trabalho, enfatizando o aprimoramento de habilidades de liderança, comunicação, trabalho em equipe e resolução de conflitos, bem como o estímulo à cultura da resolução de problemas.